sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Maratona de Lisboa em 2013 passa a Rock'n'Roll e no mesmo dia da Meia Vasco da Gama


A Maratona de Lisboa, propriedade da Xistarca e que se realiza ininterruptamente desde 1986, foi adquirida a partir de 2013 pela Competitor, organizadora da Rock'n'Roll Series.

A Competitor e Carlos Móia pretendem realizar a nova Maratona sempre junto ao Rio Tejo, com partida em Cascais e chegada no Parque das Nações. 
Pretendem igualmente fazê-la coincidir com a Meia-Maratona de Portugal (Ponte Vasco da Gama), e realizá-la a 6 de Outubro em 2013.

Estas são as novidades mas que levantam umas quantas dúvidas:

Com o poderio que esta organização tem, a prova terá um impacto mediático maior. Mas fazê-la coincidir com a Meia da Vasco da Gama, além dum tremendo esforço logístico, com cada uma a partir de pólos opostos, irá diminuir a importância da Meia, prova de grau ouro, recorde-se.

Além disso, o centro de Lisboa deixa de ter qualquer Maratona, já que esta apenas irá passar ao de leve na cidade.

Corre-se o risco de estar demasiado calor para uma prova com esta distância. Basta recordar o calor que esteve no fim-de-semana passado, exactamente o mesmo fim-de-semana que está calendarizado para 2013.

E, por último, o maior problema. A data! Apesar de níveis de participação semelhantes entre as Maratonas de Lisboa e do Porto, há uma grande diferença entre ambas. Na do Porto, a grande maioria são atletas portugueses, na de Lisboa são estrangeiros.
E há uma razão evidente para tal. A do Porto disputa-se ainda em pleno período de Maratonas outonais com uma série delas a serem disputadas por essa Europa fora e não só. Seguem-se cerca de 4 meses onde na Europa praticamente apenas se disputa a de Lisboa. Daí tão grande afluência estrangeira.
Ora a mudança para início de Outubro poderá trazer um decréscimo significativo de concorrentes oriundos dos mais variados países.

Espero estar enganado em relação a estes receios que apresentei e que seja um enorme sucesso. 
Em todo o caso, irei participar na última Maratona com a actual versão. Mais uma razão para ser este ano ou ser este ano! 

10 comentários:

  1. Já sabia que este ano ia ser a ultima nestes moldes e que a competitor tinha comprado os direitos mas acho que o circuito devia ser pelo centro da cidade e não 42km de mar e tejo. A data também me parece um erro. A unica vantagem é não ter de fazer a meia da ponte vasco da gama nunca mais :)
    Claro que eles preferem aviar a capital num só evento e ficam despachados mas cada uma a partir de seu sítio... Enfim... eles lá sabem.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo uma noticiá bombástica e as questões são muito pertinentes.
    Mas uma coisa é certa se a organização tiver à frente os organizadores da Meia-Maratona de Portugal é gente com uma tremenda competência e experiência!
    Mas eu se tivesse algum com grande capacidade de investimento acho que se conseguia montar uma maratona em Lisboa que levasse a prova para o interior da cidade e que investisse numa fortíssima componente turística, que mostra-se o que Lisboa tem de mais bonito, as suas sete colinas, os seus bairros típicos e os seus miradoiros.
    Seria algo onde se tinha de investir muito dinheiro e alguns anos de trabalho mas conseguia-se criar uma maratona de referencia a nível internacional não pelas marcas obtidas nela mas pelo seu percurso pitoresco e diferente.
    Acredito que um dia alguém pegue na ideia pois já vi ideias que tive há mais de 20 anos verem a luz do dia recentemente!

    ResponderExcluir
  3. Ironicamente a nossa primeira vais ser a última, isto se tudo assim se mantiver.
    Partilho dos teus receios, como sempre muito bem observados e, tal como tu, espero que estejas (estejamos) enganados.
    Pode ser que ainda seja revisto...

    ResponderExcluir
  4. Espero que revejam bem a data e o percurso. É que correr ao longo do Tejo, a meio de Setembro, e a levar com aquele vento todo na marginal mais o calor que se costuma fazer sentir naquela altura do ano, e ainda por cima sem qualquer tipo de sombra, durante 42km vai ser giro de se ver...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não será a meio de Setembro mas 6 de Outubro, o que se compararmos com este ano, nenhuma diferença fez pois o calor continuou!

      Excluir
  5. Eu pessoalmente não acho muita piada à ideia.
    Apesar de nunca ter corrido nenhuma maratona, gostava que um dia a minha estreia fosse na maratona de Lisboa, no percurso actual e na data actual (Dezembro).
    Acho o percurso actual mais aliciante. Pode até ser mais duro, mas passa por vários sítios de Lisboa, não sendo exclusivamente junto ao rio.
    E quanto à data...Basta ver como está o tempo a meio de Outubro...

    Esta é apenas a opinião de uma recente corredora que nunca fez nenhuma maratona, mas que um dia gostava de fazer.

    Lado positivo:João é este ano ou...este ano!Aproveita bem esta experiência.
    Força! Bons treinos!

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que a cidade merecia as duas provas e os dois percursos... Em relação à organização não posso opinar, mas a logística será certamente um desafio. Mantém-se também, a par da Meia e da Maratona, a prova que atrai milhares, a Mini?

    Pelo menos este ano ainda vai poder estrear-se no percurso tradicional da Maratona de Lisboa! Depois para o ano faz o percurso novo. ;)

    Bom fim-de-semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em absoluto que a cidade merece as duas.

      Quanto para o ano fazer o percurso novo... duvido imenso e não é só pela data... Tomara fazer a deste ano!!!

      Excluir
  7. Numa primeira análise também não fico muito agradado com esta alteração do percurso, pois gosto do percurso actual.

    A única coisa que acho chata no percurso actual são os muitos quilómetros da recta Terreiro do Paço -> Algés -> Terreiro do Paço. De resto acho é um percurso desafiante e acho que isso tem valor.

    Claro que subir a Almirante Reis quando já se tem
    mais de 35 km nas pernas não torna o percurso muito "popular", mas não se pode agradar a toda a gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Almirante Reis tudo bem, aquela longa recta até Algés e regresso é que é monótona. Mas gosto bastante do resto e acho que faz muita falta uma prova assim por Lisboa

      Excluir