domingo, 28 de outubro de 2012

Almeirim no seu melhor!


Com uma rica e diria mítica história junto do atleta de pelotão, alicerçada por 25 anteriores edições de sucesso, decorreu hoje a 26ª 20 Kms de Almeirim, prova que até 2002 disputava-se em Janeiro e funcionava como uma espécie de arranque de ano, situando-se a participação acima do milhar, 5 vezes acima dos 2 mil e uma quase nos 3 milhares.
Em 2003 foi em Maio para a partir daí fixar-se em Outubro. 

Na nova fase em Outubro, o seu record era de 704 classificados, valor que foi batido no ano passado com 889 mas numa edição especial de Meia-Maratona para albergar os Campeões Europeus de Estrada.
Pois para quem pensava que este ano os números regressavam ao que tem sido habitual, enganou-se! Na versão 20 kms foi a maior participação (referindo apenas desde que se disputa em Outubro), com 870 atletas na meta de forma legal (cortaram mais 8 mas devidamente desclassificados por não terem passado pelo controlo do retorno), a que se juntaram 4 atletas na competição de cadeiras de rodas.

Dos 870 na meta, tivemos 81 do sector feminino (9,3%)

A estes acrescem os muitos que participaram na Mini de 5 kms (sem carácter competitivo).


A primeira partida foi dada às 10 para os concorrentes na vertente Cadeira de Rodas onde Alberto Batista triunfou com larga vantagem, marcando 55.42, seguido por Hélder Fernandes (1.12.17), Fernando Mendonça (1.13.04), todos atletas individuais, e na 4ª posição Alberto Coutinho da CM Cascais (1.53.20)

Dois minutos depois foi dada a partida a todos os atletas desejosos de percorrerem os 20 kms. E já agora, de aquecerem pois a essa hora estava frio.
Competitivamente, Hermano Ferreira da Conforlimpa dominou a seu bel-prazer, bisando a vitória do ano passado marcando 1.02.19 e um avanço de 2.25 sobre Gonçalo Borges da Senhora do Desterro. Completou o pódio Gil Ferreira da Adercus (1.07.41), batendo o consagrado Eusébio Rosa (Amigos do Parque da Paz)

No sector feminino, Vera Fernandes da AABVL Lagoa Algarve foi a vencedora em estreia com 1.20.07, distanciando Mónica Vieira do Arrudense em 1.07 e a individual Rute Martins a 1.48

Colectivamente a luta foi renhida, triunfando o Donas com 101 pontos, na segunda posição os Amigos do Atletismo de Mafra 111, tantos quanto os terceiros, Arrudense, valendo como desempate o Mafra ter fechado primeiro a equipa. E o Vale do Silêncio, quartos, também ficaram perto com 123 pontos.

Com balneários à disposição e água quentinha, seguiu-se o tradicional almoço de sopa da pedra oferecido a todos, num animado convívio no recinto da escola.
Tudo esteve no seu melhor, como é apanágio desta organização, sendo de salientar o facto de desclassificar e enumerar os concorrentes que não fizeram o percurso na sua totalidade, na tentativa de moralizar a verdade das classificações.


Quanto a mim, uma prova que me deu muita satisfação e prazer. Já cá tinha estado no ano passado, onde tive a mais estranha reacção durante uma corrida e que ainda agora não consigo explicar (ler aqui), mas hoje "vinguei-me" com uma corrida muito certa, não preocupado com o tempo mas sim manter o plano para a Maratona (faltam 6 semanas!), de tal maneira certo que entre o melhor quilómetro e o pior diferiram apenas 10 segundos. Todos os 20 quilómetros encaixaram nessa janela de 10 segundos, tenha sido no início, meio ou fim, plano, subida ou descida. Digamos que me comportei como um verdadeiro relógio suiço!

Nos primeiros 5 quilómetros tive a companhia de José Figueiredo, um senhor das corridas e que dá gosto vê-lo correr tão bem como corre, para mais sabendo que vai fazer 77 anos (!), para após ele ter concluído a sua Mini, ter feito o resto do percurso apenas comigo próprio.

Registei 2.03.34, o que comparando com as recentes Meias, caso hoje fosse Meia e tivesse portanto mais 1.097 metros faria 2.09, seria a melhor desta sequência onde fui sempre melhorando. Terminei feliz da vida pois após cortar a meta e quando ia ter com o Carlos Mendes, com quem tive o prazer de fazer esta viagem, mais feliz fiquei ao constatar que estava fresco, nem parecia que tinha efectuado 20 kms, o que dá confiança para os tais 42.195 metros! 
Para mais, estava entupido e com dores na garganta, algo que acabou por não me afectar. 
Costumo ficar assim uma vez por ano e desta vez fiquei aliviado quando me apareceu pois, se já tive agora, não aparecerá em Dezembro, e só isso me preocupa agora, o 9 de Dezembro.
Para já, está a correr bem, tudo dentro do plano, domingo logo se verá pois irei ter um importante e longo teste.

A má notícia de hoje é que não pude ter a companhia da Mafalda que engripou. Daí, também não existir o tradicional álbum de fotografias.




16 comentários:

  1. Muito bem "Sr. Swatch" ;)
    Mais uma boa prestação. Ainda bem que correu tudo bem.
    E as melhoras da Mafalda.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Antes de mais a melhoras da Mafalda!
    Claro que ao vires para os domínios da Raposa Manca só podias fazer uma excelente prova!
    Mas que foi um excelente indicador para a maratona lá isso foi.
    Mas eu "só" corri 11 km e picos e gostava de te ver ali.
    Nas descidas só me lembrava de ti (deixa lá também me passaram montes de corredores nas descidas).
    Ainda ter quero ver um dia no Monge não sei é se vais querer continuar a ser meu amigo depois disso!
    Mas parece-me que as afilhadas não se zangaram muito comigo. E aqui para nós até estava com medo da reacção delas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu , sem dúvida, que a quero experimentar. A ver se será 2013

      Um abraço

      Excluir
  3. Parabéns João! Uma boa prova e depois ainda comer uma sopinha da pedra, foi um domingo bem passado! Melhor, só se tivesse tido a companhia da sua esposa (as melhoras!).

    Pois, isto da corrida não tem idade. Lá para os lados do Monge, também houve um senhor (Jorge Branco), que fez ver aqui às jovens como é que se corre! :)

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Gostei de te ver na boa a caminho da barragem, o caminho está no trilho certo...
    Pois de facto esta edição 26 foi um autêntico sucesso como bem disses, e não esquecer que hoje mesmo houve outras provas como o Monge, a corrida da ciência e a maratona do Porto, acredito que Almeirim começa de novo a ter fieis seguidores, a organização bem merece tal reconhecimento.
    Abraço.
    António Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, António, está no trilho certo. Só espero é não descarrilar até ´lá!

      Um abraço

      Excluir
  5. Sim senhor! Assim é que é falar, João.
    A maratona vai ser um "belo passeio", a contar pelo acerto "dos ponteiros". Já somos dois relógios a funcionar às mil maravilhas (é que com pouco mais de dois meses de treininhos já consegui correr 4750 m abaixo de 4 ao km). Continuação de uma caminhada triunfante até à meta da maratona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA! Não sabia que tinhas regressado aos treinos!

      Muita força!!!

      Excluir
  6. Olá, queria dizer primeiro que gosto muito do seu blogue, tem cá muita informação pertinente além dos relatos sobre as corridas que são sempre interessantes.
    Queria também desejar-lhe boa sorte nesses treinos e no dia 9 de Dezembro, onde também vou fazer a minha estreia na maratona.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um estreante em Lisboa. Pelo que já me apercebi, vamos ser uns quantos!

      Força e tudo a correr pelo melhor!

      Excluir
  7. Olá João!
    Que bom saber que terminaste fresco :)
    Vai ser bom para a maratona!
    Uma coisa boa para essa garganta, tosses, narizes entupidos é chá de alecrim com mel. Tem um efeito rápido! É o que eu dou às crianças lá em casa :)
    As Tuas Melhoras e da Mafalda.
    Um beijinho, boa semana e bons treinos

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito feliz ao ler que a prova te correu tão bem. Terminar "fresco" é um bom índicio. Só prova que estás no bom caminho para a maratona :)
    As melhoras para ti e para a Mafalda.
    Uma boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa!

      Esta semana apetece-me fazer mais treinos longos mas tenho que ter muito juízo e poupar-me para o grande teste de domingo.
      Teste que, ou vai levantar a confiança, ou entro em pânico se não conseguir o que espero...

      Beijinhos

      Excluir