quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Os culpados em bicos de pés


Ontem foi dia de duas medalhas. Ganhou-se a de prata, brilhante conquista de Emanuel Silva e Fernando Pimenta, gramou-se a medalha de lata do descaramento e falta de vergonha dos que se colocam em bicos de pés nestas alturas, semelhando-se ao burro do Shrek aos saltos "escolhe-me a mim! escolhe-me a mim!"

Mensagens presidenciais e ministeriais mas de quem arca consigo uma hereditariedade que nunca contemplou uma política desportiva, a criação de infra-estruturas e o desenvolvimento na escola pelo gosto da prática desportiva (cada vez mais ameaçada com as últimas medidas).

Todos os nossos atletas olímpicos recebem um mínimo, sendo-lhes exigido o máximo em compita com outros que possuem condições incomparavelmente maiores, e se alcançam os brilhantes resultados que conquistam, é exclusivamente por seu muito mérito e dedicação, não merecendo que os culpados por não terem as condições que seriam as ideais, venham imiscuir-se no seu momento de glória.

Os próprios "entendidos" da opinião pública, os tais que ontem não se fizeram rogados em acrescentar a palavra "finalmente!" à notícia da medalha na canoagem, julgam que quaisquer mil euros mensais, ou mesmo menos, que um atleta recebe de subsídio, lhes dá o direito de exigir as medalhas, como se ganhar uma medalha olímpica fosse trivial.
Mas para esses a bitola dispara para os milhões quando se fala de jogadores doutra modalidade dita rainha, muitos de qualidade duvidosa mas como têm nome esquisito de pronunciar já são melhores que os nascidos neste cantinho.

Portanto, os principais culpados pela falta de orientação desportiva no nosso país que se calem, vão para um qualquer cantinho com orelhas de burro e deixem os atletas dar o seu melhor e viver o seu momento de glória. 


6 comentários:

  1. Concordo plenamente!!!
    Não se faz nada para apoiar os nossos atletas mas quanto a receber os louros, aí a conversa já muda de figura.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente mais um texto para aplaudir de pé!
    Vou repetir-me mas não faz mal:
    Em Portugal os governantes não fazem nada pelo desporto mas aplicam-se, e muito bem, a criar gerações de obesos desde tenra idade!
    E estão a obter excelentes resultados nesta matéria como vários estudos já o comprovam!
    Só lhes falta erradicarem definitivamente o desporto dos programas escolares para o sucesso ser completo! Mas já estão perto dessa meta!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente e vou partilhar para que mais gente possa ver, posso??
    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Tem toda a razão João.
    Hoje de manhã ia eu no autocarro e fiquei muito triste ao ver um senhor que ia a ler um conhecido jornal desportivo. E porquê? O que estava nessa capa?
    Qualquer coisa de futebol.
    Os nossos atletas medalhados foram relegados para o canto superior direito da capa.
    Enfim... eu também gosto de futebol, mas é pena darem tão pouca importância a todas as outras modalidades.
    Ainda para mais quando são as outras modalidades que ainda nos vão dando alegrias.

    ResponderExcluir
  5. É mesmo a triste realidade, João...

    ResponderExcluir