quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

São Silvestre da Amadora - Apresentação e homenagens

A São Silvestre da Amadora, prova incontornável no nosso calendário e que vai para a estrada no último dia do ano pela 37ª vez, tem marcada a sua apresentação oficial no dia 19, altura em que o organizador, Desportivo Operário Rangel, aproveita para homenagear um antigo vencedor e um técnico de renome.

O antigo vencedor é Fernando Miguel, o primeiro a cortar a meta em 1982, representando o Benfica, e o técnico é João Campos, treinador de muitas estrelas e cuja coroa de glória maior foram os títulos mundiais e olímpicos da sua pupila Fernanda Ribeiro.

Relativamente a esta edição, e para já, está anunciada Marisa Barros, grande maratonista que regressou duma recente lesão, vencendo a Volta a Paranhos.

Ao contrário do que constava no ano passado, a prova continua a ser apoiada pelo Continente e SportZone, a que se junta os SMAS além de algumas Juntas de Freguesia do concelho e outra empresas.

A nível de historial, o record de participação é de 814 atletas classificados em 1984. São 28 os atletas masculinos que constam do rol de vencedores, onde pontificam Carlos Lopes e Domingos Castro com 3 vitórias cada.
No sector feminino, em 31 edições (não participaram nos 5 primeiros anos), venceram 15 atletas, sendo que apenas 3 somam mais de metade dos triunfos: Fernanda Ribeiro por 7 vezes (!), Jelena Prokopcuka 5 e Aurora Cunha 4.

Dia 31 a história continua, num momento único para nós, atletas de pelotão, pois é das raras oportunidades de sermos aplaudidos numa prova portuguesa, pois aquele maravilhoso público dispensa a mesma atenção do primeiro ao último!

2 comentários:

  1. Confesso que estou cada vez mais ansioso de correr nesta prova e sentir o apoio desse tão falado publico!! Dificil está a ser treinar para ela...mas vou nem que acabe a prova à 23.59 :)

    ResponderExcluir
  2. Quero desejar-lhe um maravihoso Natal, e que seus sonhos se multipliquem em realizações. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

    Saudações desportivas!

    ResponderExcluir