quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Apresentada a Meia de Lisboa

A 21ª edição da Meia-Maratona de Lisboa (Ponte 25 de Abril), a ser disputada a 20 de Março, foi apresentada na pretérita semana.

Apesar de lhe pertencer o record mundial, alcançado no ano passado por Zerzenay Tadese quando realizou 58.23, Carlos Móia continua a sonhar com novo máximo mundial, tarefa que não é fácil pois um record mundial é, como o próprio nome indica, algo que ainda nunca tinha sido realizado e é necessária a conjugação de diversas condicionantes para aquele tempo aparecer naquele dia.
Felizmente tal aconteceu na edição transacta.
Se alguém o lograr, terá à sua espera um cheque de 50.000 euros.

Para chegar a tal desiderato, Móia anunciou a presença de 8 atletas cujo record pessoal é abaixo da hora, entre os quais o campeão olímpico da Maratona, Samuel Wanjiru e o actual campeão mundial de Meia-Maratona Wilson Kiprop.

Quanto ao sector feminino, anunciou a presença duma dezena de atletas cujo tempo se situa entre 1.07 e 1.10, o que a confirmar-se a presença de tanto atleta de, digamos, super-elite, dará um cunho muito especial a este evento, apesar da concomitância de datas com o Campeonato Mundial de Corta-Mato em Punta Umbria.
E é exactamente esse acontecimento que não permite que se conheça os atletas nacionais presentes pois está dependente de quem for seleccionado.

Mantendo-se todo o programa adicional, são esperadas cerca de 40.000 pessoas, o que levará a organização a distribuir para plantação 40.000 pinheiros bravos.
Através das inscrições, serão doados 120.000 euros para causas sociais.

Armando Aldegalega, autêntica referência do Atletismo, irá ser homenageado com o prémio Rosa Mota.

De referir igualmente que para os atletas da Meia as t-shirts são técnicas, havendo distinção de formato entre masculino e feminino.
As inscrições encontram-se abertas e são de valor mais baixo até ao dia 20.

Recorde-se que esta é umas 12 provas a quem a IAAF atribui o estatuto Gold Label.

E para terminar, uma pequena curiosidade. Qual o dia do ano onde se vendem mais Pastéis de Belém? Pois para quem respondeu 'dia da Meia', acertou em cheio!

2 comentários:

  1. se correr bem, estou por lá..... resposta ao comentario

    Olá João

    Não fui... A minha canelite, não quer deixar-me. Pensei que estava recuperado, afinal vou ter que parar uns dias... boa Semana

    ResponderExcluir
  2. Isso é que é mau, Carlos

    Uma rápida recuperação!

    ResponderExcluir