Muito hesitei em redigir qualquer linha sobre este assunto tão delicado e penalizante do qual muito se está a falar, mas acho que a coragem que a Albertina Dias teve em denunciar a sua situação, merece o alerta e o desejo que se abanem algumas mentalidades, saindo do seu cinzento imobilismo e conforto.
Albertina Dias foi uma das atletas mais representativas do nosso país, conquistando um total de 10 medalhas, 3 individuais e 7 colectivas. As suas 3 individuais foram alcançadas no Campeonato Mundial de Corta-Mato, sendo uma de cada. Prata em 1990, bronze 1992 e o tão ambicionado ouro em 1993, sagrando-se assim Campeã Mundial.
Atente-se bem nas palavras que acabei de escrever, Campeã Mundial.
Tal como o meu amigo Fernando Andrade escreveu no seu excelente blog e que transcrevo: "O Mérito foi todo teu, o Orgulho foi teu e nosso, mas a Vergonha é nossa, pois não fomos dignos do que fizeste pelo Atletismo Português".
Recordo-me que na Meia-Maratona da SportZone no Porto, que disputei em 2008, quem me entregou o saco com a camisola e dorsal foi a Albertina. E eu saí do stand todo inchado de o ter recebido duma Campeã Mundial, além de ser uma campeã também em simpatia.
Infelizmente, o povo português e os seus responsáveis (?) são duma ingratidão e memória curta a toda a prova.
Só me resta desejar o melhor à Albertina e mais tenho dificuldade em expressar.
O que se está a passar é verdadeiramente escandaloso!
ResponderExcluirQuem nos governa (ou desgoverna) é que tem toda a obrigação de resolver uma situação como esta.
Não se admite uma situação assim!
Julgo que se deveria lançar um grande movimento de solidariedade a favor da Albertina Dias e simultaneamente denunciar o total abandono de que esta grande atleta está a ser vítima por parte de quem dirige os destinos deste país!
Totalmente de acordo, Jorge!
ResponderExcluirAmigo João
ResponderExcluirMuito obrigado pela referência e estou inteiramente de acordo com a sugestão do Jorge.
Que se crie um movimento para que não se cometa tamanha injustiça.
Não deixemos cair o assunto.
Abraço.
Também concordo Fernando. Qual o passo que devemos dar?
ResponderExcluir