A 21ª edição da Meia-Maratona de Lisboa (Ponte 25 de Abril), a ser disputada a 20 de Março, foi apresentada na pretérita semana.
Apesar de lhe pertencer o record mundial, alcançado no ano passado por Zerzenay Tadese quando realizou 58.23, Carlos Móia continua a sonhar com novo máximo mundial, tarefa que não é fácil pois um record mundial é, como o próprio nome indica, algo que ainda nunca tinha sido realizado e é necessária a conjugação de diversas condicionantes para aquele tempo aparecer naquele dia.
Felizmente tal aconteceu na edição transacta.
Se alguém o lograr, terá à sua espera um cheque de 50.000 euros.
Para chegar a tal desiderato, Móia anunciou a presença de 8 atletas cujo record pessoal é abaixo da hora, entre os quais o campeão olímpico da Maratona, Samuel Wanjiru e o actual campeão mundial de Meia-Maratona Wilson Kiprop.
Quanto ao sector feminino, anunciou a presença duma dezena de atletas cujo tempo se situa entre 1.07 e 1.10, o que a confirmar-se a presença de tanto atleta de, digamos, super-elite, dará um cunho muito especial a este evento, apesar da concomitância de datas com o Campeonato Mundial de Corta-Mato em Punta Umbria.
E é exactamente esse acontecimento que não permite que se conheça os atletas nacionais presentes pois está dependente de quem for seleccionado.
Mantendo-se todo o programa adicional, são esperadas cerca de 40.000 pessoas, o que levará a organização a distribuir para plantação 40.000 pinheiros bravos.
Através das inscrições, serão doados 120.000 euros para causas sociais.
Armando Aldegalega, autêntica referência do Atletismo, irá ser homenageado com o prémio Rosa Mota.
De referir igualmente que para os atletas da Meia as t-shirts são técnicas, havendo distinção de formato entre masculino e feminino.
As inscrições encontram-se abertas e são de valor mais baixo até ao dia 20.
Recorde-se que esta é umas 12 provas a quem a IAAF atribui o estatuto Gold Label.
E para terminar, uma pequena curiosidade. Qual o dia do ano onde se vendem mais Pastéis de Belém? Pois para quem respondeu 'dia da Meia', acertou em cheio!
se correr bem, estou por lá..... resposta ao comentario
ResponderExcluirOlá João
Não fui... A minha canelite, não quer deixar-me. Pensei que estava recuperado, afinal vou ter que parar uns dias... boa Semana
Isso é que é mau, Carlos
ResponderExcluirUma rápida recuperação!