domingo, 29 de janeiro de 2017

Começar a reduzir faltando 3 semanas


Após os 30 da semana passada, e estando a 3 semanas do grande dia, altura de começar a reduzir distância. 

Assim, ontem foi dia de 24 quilómetros e na próxima semana serão 20.

Começo é a preocupar-me com uma situação. Se se recordarem, no treino de 30 os últimos 27 foram fantásticos mas os 3 primeiros sofridos por os gémeos parecerem troncos, tal como tinha sucedido dois dias antes e que na altura associei ao muito frio e o estarem contraídos.
O que é certo é que todos os treinos desta semana tiveram esse início. Gémeos a parecerem troncos, gerando dor e um grande desconforto e depois soltam-se e acabo por correr a boa velocidade se for necessário.

Neste de 24, começaram por volta dos 1.600 e duraram até perto dos 5 km, período o qual fiz cada km em cerca de (imaginem!) 8 minutos (!!!), devido a algumas paragens para massajar e tentar esticar.  

A partir do momento que passou, o ritmo regressou ao normal e fiz 19 quilómetros muito bons. Ou melhor, 17,5 pois o último quilómetro e meio foi a abrandar gradualmente ao estilo de retorno à calma.

É certo que aquela dor passa e depois corro muito bem, mas enquanto dura é penosa e não me permite correr minimamente em condições. Pior do que isso é o receio que venha gerar algo pior. Das 7 Maratonas que concluí, em duas entrei sem saber até onde chegaria pois não estava em condições. Essas duas foram exactamente as duas corridas em Espanha (Sevilha com infecção nos pulmões e Barcelona com contractura no gémeo direito mas ocasionada por um antibiótico filho do demo) e gostava de regressar ao país vizinho em perfeitas condições. Vamos ver a evolução disto.

O percurso foi semelhante ao dos 30 da semana passada mas com o retorno na Cruz Quebrada e não em Algés. Quando passei no novo Passeio Marítimo, tinha ele acabado de ser inaugurado oficialmente pelo Presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas, com a presença de várias individualidades e o som a cargo da Rádio Comercial com a presença de Nuno Markl (do qual sou ouvinte de grandes rubricas como "O homem que mordeu o cão", "Caderneta de cromos" e "Traquitanas").

Uma boa semana a todos.


18 comentários:

  1. Pelos vistos, a dor é no período de "aquecimento". Tenta massajar bem com algum creme adequado, alonga com calma e "perde" algum tempo antes de saíres para Correr. Beijinhos e tudo a correr bem. Não sou má a dar conselhos pois não? Especialmente se considerarmos que vêm de quem não mexe uma palha no que a Comida diz respeito, por agora :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana mas fiz isso tudo ontem...

      Beijinhos :)

      Excluir
  2. Fazes massagem desportiva João? É muito importante para esses casos, isso acontece me quando estou muito tempo sem ir à marquesa sofrer um bocado... ☺️

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Vítor, faço todos os meses e a última foi a meio de Janeiro.

      Um abraço e obrigado

      Excluir
  3. Amigo, parece-se muito com as dores que já tive umas quantas vezes, é bastante aflitivo, tens de reduzir a velocidade ou mesmo parar mas depois acaba por passar, esta é a boa notícia, acaba por passar =)
    Vais ver que não é nada de especial e vais fazer uma grande maratona.

    Força!
    Animo, animo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa. Assim o espero. Vamos ver...

      Beijinhos

      Excluir
  4. Calma João, não deve ser nada de grave.
    Continua a aquecer e a alongar bem, são os conselhos que te posso dar.
    Força para Sevilha!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor, assim o espero...

      Um abraço

      Excluir
  5. O Urbano resolve-te isso e vai correr tudo bem!
    Pois tu a reduzir e eu ainda tenho 2 meses "desgraçados" pela frente!... E ando todo "desmembrado"! Não sei mesmo se lá chego mas agora a "coisa" é do estilo ou dá ou parte!
    Forte abraço.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai dar! Eu acredito! Força!!!

      Um abraço

      Excluir
  6. Calma João. Vai correr bem, talvez seja das muitas semanas de treino acumuladas. Agora com a redução vai tudo normalizar e da 19 estás como o aço.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim o espero.

      Um abraço e boa recuperação

      Excluir
  7. Bom, com esses conselhos todos apenas posso mandar como bitaite: alimentação/suplementação e esforço.

    OLHÒ descanso ;)

    Abraço e "bora lá" mas em castelhano.

    ResponderExcluir
  8. e tu não paras!!! Muito bem João fico feliz por continuares em 2017 com os teus objectivos sem "falhas" ao contraio eu que tanto gastava de ir mais um ano a correr por fora , a minha vida nesta fase não me permite.Quanto ás dores nos gemeos deve ser resultado da malha que lhe tens dado , no fim dos treinos longos experimenta meter os gémeos em agua gelada ou massagem de gelo para prevenir qualquer tipo de lesão , eu seu que está frio mas resulta , é muito eficaz.Um grande abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joaquim!

      Sim, costumo passar água fria após o duche.

      Um abraço

      Excluir
  9. Também costumava ter (às vezes ainda tenho) essas dores e, sim, é horrível, porque fica muito difícil correr. No meu caso, até andar, nas subidas em trilhos. Ao fim de uns quilómetros passa, portanto sempre pensei que se devesse a falta de aquecimento mas, mesmo quando aquecia primeiro, por vezes ainda as tinha... Cheguei a comprar um gel de aquecimento na Decathlon, acho que ajudou um pouco.
    Força para Sevilha, está quase! :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabes então o que custa!

      Obrigado e beijinhos

      Excluir