domingo, 16 de outubro de 2016

4º e último de 30 pró Porto

Foi com satisfação e orgulho que ouvi o GPS apitar aos 30 quilómetros pois marcou o momento final da fase dura de preparação para o Porto. Agora, a 3 semanas, é ir diminuindo a carga e tentar não estragar nada.

E o motivo dessa satisfação e orgulho prende-se com o sentimento de dever (mais que) cumprido. Estabeleci um plano muito ambicioso (parecia mesmo demasiado ambicioso) e puxado, que me iria levar a um volume de quilómetros muito superior ao que já alguma vez tinha efectuado Natural, portanto, a dúvida sobre se iria conseguir. Ora hoje constato que não só o cumpri na integra como algumas vezes ainda o superei!

No plano constavam 3 ou 4 treinos de 30. 3 eram obrigatórios (meio de Agosto, meio de Setembro e meio de Outubro) e um opcional (final de Agosto) mas que também o realizei.

Ao contrário dos anteriores 3, que começaram às 6 da manhã por serem em altura de muito calor, o de hoje fiz questão de iniciar às 8.30, replicando a hora da partida no Porto. 
Comecei em Oeiras, ida até à Parede, retorno, ida a Algés, retorno e acabar em Oeiras. Aos 17,5 tive o grato prazer de me cruzar com o amigo Isaac que tinha acabado um excelente treino de 29 rumo a Valência onde irá ter mais um dia de glória. Força Isaac!

Segui sempre a um ritmo certinho, fazendo uma espécie de ensaio geral de ritmo para o Porto, onde a intenção é chegar o melhor possível aos 30 para ter um final de Maratona menos sofrido, para acabar o melhor possível. Essa é a intenção e já tenho o plano delineado. E quem me conhece sabe que sou muito disciplinado nos planos. 

Claro que preocupações há sempre. Ainda a tal dor no joelho pela estúpida pancada na mesa há 15 dias atrás. Está a melhorar mas ainda incomodou momentaneamente aos 7 e aos 22. Até lá julgo que vai passar mas se se mantiver assim é controlável.
Mais preocupante é o problema que ganhei aquando aquela infecção pulmonar antes da Maratona de Sevilha, bronquiectasias, que de vez em quando ficam activas como agora tornaram a estar um pouco. Ora, como sabemos, os pulmões são parte fundamental na resistência. Mas se se mantiverem no nível que estão agora, se não piorarem, também são controláveis e não será por aí. Tenho é que estar o máximo atento.

E pronto, entrando agora na fase descendente de carga, seguem-se treinos normais durante a semana. No próximo fim-de-semana já só será um treino de 20 e no seguinte (faltando uma semana) um de 12. Na última semana, treinos ligeiros.

Venha o Porto, carago!

Uma boa semana a todos!

18 comentários:

  1. A trÊs semanas da prova o trabalho de casa está, praticamente, feito. Próximas semanas controlar a máquina.
    Continuação de bons treinos.
    Beijinhos

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  2. Agora é desfrutar da forma obtida e chegar ao dia de prova para mais um recorde :)

    Um abraço!

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    1. Vitor, apenas quero fazer uma Maratona o melhor possível. Se der record, tanto melhor, mas não é o meu objectivo principal, ao contrário de algumas corridas noutras distâncias.
      Em Maratona, acabar já é um grande feito para um atleta como eu :)

      Um abraço e obrigado

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    2. E eu não falei nisso! Ando muito bem comportado! Já viste ?! :))))))))))))

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    3. Hum... que medicação andas a fazer?!? (ih ih ih)

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  3. Parabéns campeão o treino "tá" feito!
    Agora é ter todos os cuidados e mais alguns e deixar a mobília sossegada!
    Aqui entre nós que ninguém nos ouve também eu espero ter esse sentimento de trabalho de casa feito lá para Março! :) Mas até lá vai ser uma trabalheira e uma preocupação permanente porque gerir um esqueleto todo empenado é complicado! Mas eu tenho o grande aliciante de se me safar desta ter a reforma à espera :))) Aquele abraço.

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    1. Eu sei que vais ter esse sentimento em Março! :)

      Quanto à mobília, será melhor colocar aquelas protecções que se colocam quando há bebés?

      Um abraço e força!

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  4. Espectacular a preparação .. agora é com dizes, apenas não estragar :) ... eu como estou a tentar recuperar tempo perdido ainda vou fazer uma semana dura e depois devo entrar em "estágio" ... tirando os 35km da pampilhosa em modo "turismo" no domingo antes ... como vês, por aqui reina a anarquia, ou seja, tudo normal :)
    Que venha o Porto ...
    Abraço

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    1. Eu só funciono com plano disciplinado e tu com plano anarca :)

      Um abraço e força!!!

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  5. Muito bem João , grande disciplina .Eu só decidi á 10 dias ir á maratona ...por isso vai ser um risco , mas seja o que Deus quiser .Só tenho treinado duas vezes por semana e hoje fiz 21km..vamos ver o objectivo é terminar por isso nada de preocupante , quem sabe ainda fazemos alguns kms juntos.Abraço .

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    1. Vais conseguir Joaquim! Força!

      Um abraço

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  6. Certinho que nem um relógio suíço. Fizeste uma excelente preparação e estás em grande forma, vai ser uma maratona fantástica, não tenho dúvidas :)
    Força carago!!!
    Um beijinho

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    1. Obrigado Isa! O Ultra-Casal também está muito bem e vamos ser todos muito felizes no Porto :)

      Beijinhos e força!

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  7. Superaste-te João, o plano era ambicioso e mesmo assim superaste o planeado. O trabalho está feito, agora é manter até ao grande dia.

    Força para mais um grande dia, de pensar até fico com borboletas na barriga...nunca mais chega Março :-)

    Grande abraço

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    1. Obrigado Tiago e tudo a correr pelo melhor até Março :)

      Um abraço

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  8. João, fizeste muito bem o trabalho de casa, agora é esperar pelo grande dia e...correr até à meta:)

    Abraço

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    1. Obrigado Vítor! O trabalho está feito, é esperar que nada suceda no dia.

      Um abraço e força!

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