domingo, 3 de janeiro de 2016

O primeiro longo para Barcelona e os 5 objectivos para 2016

Devido ao tal problema que aquele maldito antibiótico me causou, a última vez que fiz um longo foi a Meia de Évora a 22 de Novembro. Se contarmos os dias dá 42, como não podia deixar de ser pois este número persegue-me no bom sentido! 

Apesar de as minhas pernas ainda manterem aquele estranho problema, hoje tinha que fazer o primeiro longo para Barcelona. Faltam só 10 semanas e preciso de tempo para recuperar a forma.

A dúvida colocava-se como iria aguentar as pernas. Como só tinha duas opções viáveis, ou fazia ou fazia, optei por fazer. 

Felizmente a cabeça tornou a ser mais forte e deu para aguentar, até porque a parte cardio está óptima. 
Quanto às pernas foram doendo mas não se aflijam pois não é como nas lesões onde não se pode forçar. Isto é diferente, não prejudico correndo e com o tempo vai passar.

Fiz assim 24 km em 2.37.14, num treino que comecei em pleno Passeio Marítimo de Oeiras, junto ao Inatel, indo até ao final da praia de Carcavelos, retornando, seguindo até Algés e regresso até ao local de partida para duas dúzias de quilómetros.

Ao chegar a Caxias, subi pelo Alto da Boa Viagem e desci para o Jamor, e vice-versa no regresso, pois aquele passeio junto à linha entre Caxias e Cruz Quebrada, o conhecido passeio das bandeiras na Maratona, está em obras para se transformar num verdadeiro passeio marítimo, indo da Baía dos Golfinhos (meio da recta de Caxias) até à praia de Cruz Quebrada, numa extensão de 2 quilómetros (exactamente 1.990 metros), com 7,5 metros de largura, os habituais 5 do Passeio Marítimo mais 2,5 para uma ciclovia.
Vai juntar-se ao já existente entre a praia da Cruz Quebrada e Algés. Assim, o tal sonho dum Passeio Marítimo ao longo de todo o concelho de Oeiras (Praia da Torre a Algés) fica-lhe só a faltar o pedaço Paço de Arcos-Caxias, o mais complicado em termos de engenharia e geografia.
Este Passeio é uma rica mais valia pois devolveu a orla marítima à população e colocou muitos a correr (eu próprio comecei ali) ou a andarem e passearem, combatendo o sedentarismo e promovendo a qualidade de vida.

Para a semana, mais um longo, espero que com o problema das pernas a pertencer ao passado e, de preferência, sem a chuva e vento de hoje.

Entretanto, aqui vão os meus 5 grandes objectivos para 2016 (sei que no artigo anterior falei em dois mas esses eram os novos, tem que se somar os dois que vieram de 2015, especialmente por não os ter podido atacar em Dezembro, e mais um que inventei em pleno treino)

1º Maratona, claro. A prioridade das prioridades é sempre a rainha da estrada e a 13 de Março quero aumentar o meu pecúlio para 6, em Barcelona. 
Contrariamente a 2014 e 2015, onde fiz duas por ano, esta será a única de 2016

2º Um objectivo que conhece este ano o seu 10º ano... Baixar dos 50 minutos aos 10 km. Por tudo e mais alguma coisa, ainda não foi possível. Quando o idealizei, tinha 46 anos, agora aproximo-me dos 56. Alguma vez vai deixar de ser possível ignorar o BI e a inevitável perda de capacidades irá aparecer. Por isso, tenho que me despachar! A dificuldade vai ser encaixar num calendário com vários e diversos objectivos e o calendário real e o meu nem sempre é conciliável.

3º É aquela surpresa que falei no artigo anterior e que me irão desculpar mas só divulgarei quando estiver confirmado e inscrito. E isso não sucederá antes da primavera.

4º Tornar a baixar das 2 horas na Meia e tentar bater o record de 1.56.35 realizados em 2007. 
Devido ao meu calendário e ao calendário das Meias, apenas será possível no último trimestre do ano. Até lá, apenas farei em Maio a de Setúbal e em Setembro as Lampas, duas Meias não propícias a records. No último trimestre, em Outubro Vasco da Gama e Moita, Novembro Nazaré e Évora e em Dezembro os Descobrimentos.   

5º Este é o inventado em pleno treino. Ao longo de 2015 somei 1.556 km, o ano onde mais corri (entre treinos e provas). Pois gostava de chegar aos 2.000 km em 2016. Sim, sim, sei que são mais 444 km duma assentada, mas se pensarmos em termos diários, dá cerca de 1.213 metros a mais por dia. 
É um objectivo mais ao estilo "fait divers" e que não irá prejudicar os outros mas que seria giro conseguir.

E é tudo... para já! 

12 comentários:

  1. Estou certo que irás superar todos os objectivos a que te propões!Já sabes que contarás aqui sempre com um apoiante! Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Paulo. Eu sei que posso contar. Quanto ao superar todos... vamos ver :)

      Um abraço

      Excluir
  2. Antes de mais, força para todos esses objectivos que estou certo que com muita luta vais conseguir. Cá estarei, em primeira linha a apoiar!!!
    Depois dizer-te que fico muito feliz com esse longo, sinal que está tudo a voltar ao normal e que um dos factores principais para uma Maratona, a mente, está forte e tu motivado (não esquecer o temporal que estava).
    Grande abraço e força nisso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos!
      Posso ser uma tartaruga a correr mas em motivação estou sempre em alta :)

      Um abraço

      Excluir
  3. Olá João,
    Antes de mais - FELIZ 2016!
    Agora, adorei os teus 5 Objectivos :)
    São 5 e é um numero muito bonito que eu e o NES adoramos!
    No 1º Objectivo, espero que tires o máximo de prazer,Barcelona é linda :)

    No 2ª Objectivo... temos um "pacto", portanto... vamos tentar tudo :)

    No 3º... Bem não falo, só depois de falares tu :) Mas acho que és uma "loucura saudável" :)

    No 4º e 5º, acho que irão ser fáceis, tendo em conta que a tua cabeça, comanda o teu MUNDO...

    FORÇA AMIGO..
    Adorei ler os teus objectivos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... então isso quer dizer que para ti todos são fáceis e estão praticamente feitos :)

      Beijinhos e obrigado

      ps - Eu não me esqueço do pacto :)

      Excluir
    2. Se fosse fácil, não te irias propôr a faze-los.
      Se fosse fácil, não corriamos, seria aborrecido.
      Se fosse fácil, todos o fariam...
      Se fosse fácil, não tinha o sabor a VITÓRIA que irás sentir de cada um dos teus objectivos alcançados!
      Mas eu... acredito! :)

      Excluir
  4. O Advogado do Diabo aprova tudo! Mas o que eu gosto mais é o 3ª objectivo e se puder estar presente para fazer uma perninha e ajudar...Quem sabe ...
    (Sim eu sei o 3 objectivo seus invejosos... O Uk tem alguns privilégios!...)
    Um grande abraço CAMPEÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh eh, privilégios! :)

      Um abraço

      Excluir
    2. E já agora o objectivo 3 é o mais fácil! Super fácil mesmo :)
      No objectivo 2 não te esqueças da ajuda que te ofereceram que é das melhores que um corredor de pelotão pode obter! Um autentico "luxo" e sucesso garantido!

      Excluir
  5. Estou em pulgas!! Também gosto de algum suspense, mas confesso que não me ocorre o que possa ser...
    Fico no aguardo e resta-me desejar-te um excelente 2016, mais do que desportivamente falando!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anabela!
      Não te ocorre mesmo! :)

      Beijinhos e tudo de bom em 2016 :)

      Excluir