segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Lá como não cá


O Campeonato Europeu de Atletismo é a mais importante competição deste continente na modalidade. 

Quando é o Europeu de futebol, todos sabemos a loucura e avalanche informativa com que somos brindados (que vai desde os resultados até à "preciosa" informação do que os nossos seleccionados comeram ao pequeno almoço).   

No entanto, o Europeu de Atletismo é falado ao mínimo e se teve honras de minúscula notícia na capa nos jornais desportivos foi só com medalha, única bitola pela qual os alegados entendidos regem-se. Pouco importa o resto. Houve 2 medalhas mas também houve 10 lugares de finalista e 3 records nacionais. Um conjunto de resultados de importância, em especial tendo em conta o momento da modalidade. Temos que ser realistas e não perder tempo com comparações desnecessárias e ineficazes com um passado que era forçosamente diferente..

Carregue-se na imagem em cima e note-se a capa da Bola e do Record de ontem e do minúsculo destaque que a medalha da Jéssica teve. No Record é quase preciso andar de lupa para encontrar, na Bola fala que se vinha da depressão (alegando que ainda não se tinha ganho nenhuma medalha...).

Peguemos no exemplo dum jornal francês generalista, Le Parisien, até nem é dedicado ao desporto, e veja-se a sua capa de hoje onde destacam os seus atletas. Semelhanças?!?

É fácil exigir, dar cobertura e apoio já é diferente....

10 comentários:

  1. O JOÃO pensas sempre muito rápido , eu estava a pensar escrever um post sobre isto mas tu como sempre estás atento.PARABÉNS pela rapidez .Pensei o mesmo ontem quando lia a imprensa desportiva e não só , mais escandaloso é o Jogo que nem se refere ao tema na primeira pagina , somos como dizem rápidos a exigir mas quando se trata de dar realce ....nada. Um jornal até diz que a medalaha de bronze foi para salvar a nossa representação como se ela tivesse sido assim tão má...enfim como lhe chamei á tempo "..jornalecos"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salvar a nossa representação... é preciso lata! É como dizes... jornalecos e jornaleiros. Jornalista é outra coisa!

      Um abraço!

      Excluir
  2. Uma vergonha!

    Já a Jéssica é um orgulho para este país! Assim como todos os atletas presentes e que muito bem se portaram!

    ResponderExcluir
  3. Mas por essas e outras tens as medalhas francesas e tens as 2 das fantásticas maratonistas portuguesas.
    Agora...para pior ainda mais ...o que é esta palhaçada dos banhos gelados! Só porque o cr apareceu de boxers?
    Enfim, temos o que merecemos, será?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, no caso dos banhos gelados a coisa é diferente e convém ser muito difundida avisando para que se trata. É uma campanha que se destina a angariar fundos para investigação sobre a doença esclerose lateral amiotrófica e para a qual as pessoas mais mediáticas dão o seu contributo pois assim a causa é difundida.

      Um abraço

      Excluir
    2. Tens razão, João.
      Merece e bem, e agora que já vi essa questão 633257884435 nos noticiários, incluindo o inglês que realmente menciona a razão do banho, compreendo e acho meritória.
      Mas mesmo assim consegui ver pelo menos 3 vezes em que apenas falavam dos boxers do cr, e pouco ou nada da efectiva razão.
      E sim, achei que o cínico do Charlie Sheen esteve muito bem.
      Abraço.

      Excluir
  4. Nada mais a dizer. Acho mau demais...no Recorde as medalhas que eles atribuem todos os dias eram...ouro para um guarda-redes reformado que vem para o Benfica, prata para o Belenenses que ganhou fora e bronze (vá lá) para a excelente prestação do Ricardo Ribas na Maratona em Zurique...enfim.
    Temos que ser nós, dentro das nossas possibilidades a dar o devido valor aos nossos atletas.
    Aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exacto Carlos. Vê só os critérios...

      Um abraço ao maratonista auto intitulado de perneta... (ih ih ih)

      Excluir
  5. Boas João,

    Na segunda feira também reparei na tv que as noticias que apresentaram sobre desporto incluía futebol de sexta feira e nada sobre os feitos dos nosso atletas em Zurique durante o fim de semana.
    Para completar as noticias desportivas mostraram mais dois desportos, do outro lado do mundo, que também são importantes, mas ficava-lhes melhor mostrar gentes cá da terra.
    Infelizmente é o que temos.
    Como corro mais do que vejo televisão ou leio jornais (desportivos) por vezes essas coisas passam um pouco ou lado.
    abraço e bons treinos

    Manuel Nunes

    ResponderExcluir