sábado, 16 de agosto de 2014

Jéssica Augusto - Bronze na Maratona em fantástica prova de talento e muita inteligência! (Portugal 2º colectivamente)


Disputou-se hoje de manhã a Maratona feminina do Campeonato Europeu em Zurique. O ritmo inicial foi alto e aos 5 kms Jéssica Augusto mantinha-se no grupo da frente. 
Fazendo prova de muita inteligência, preferiu adoptar o seu ritmo, não se preocupando em deixar esse grupo da frente seguir, sabendo que a Maratona é longa e essa sua táctica seria um bom investimento.

Jéssica corta a meta com uma enorme bandeira portuguesa

Aos 10 e 15 kms passou em 8º mas aos 20 já era 5ª, beneficiando das naturais quebras que as atletas da frente iam sofrendo. Aos 25 subiu a 4ª e aos 30 ultrapassou a Elvan Abeylegesse para se colocar em posição de pódio. No entanto, a turca, nascida na Etiópia, resistiu e recuperou o 3º lugar. Jéssica manteve a sua calma, seguindo fielmente a sua táctica e naturalmente recuperou o 3º lugar, mantendo as duas primeiras à vista. Estas aguentaram sempre o ritmo e, quando se apostaria mais na italiana Valeria Straneo, foi a francesa Christelle Daunay que deu a "sapatada" que lhe permitiu isolar e vencer com record dos campeonatos, em 2.25.14, 13 segundos à frente da italiana. 
27 segundos depois da vencedora e a 14 da segunda, o grande momento de alegria e emoção com o cortar da meta de Jéssica Augusto em 2.25.41, com uma enorme bandeira portuguesa às costas, carregando todo o nosso apoio. 
A 4ª, a croata Lisa Christina Nemec chegou 2.55 após a nossa atleta.

Os intermédios da Jéssica em cada 5 kms foram: 17.21 - 17.19 - 17.12 - 17.17 - 17.03 - 17.21 - 17.09 e 17.33, uma regularidade impressionante digna dum relógio suiço, ou não estivessemos na Suiça.

A muito merecida e justa alegria
Para mais rejubilar com a grande marca, de notar que o percurso não era de todo muito acessível. Um circuito de 4 voltas com uma subida algo puxada em cada volta, com algumas artérias com carris de eléctrico e uma curva de retorno muito apertada.

Filomena Costa corta a meta após uma óptima prestação
Mas nem só de Jéssica viveu esta Maratona para as nossas cores. Filomena Costa esteve muito bem, classificando-se em 15ª com 2.32.50 e uma prova também muito certa e inteligente, que contribuiu para o resultado colectivo tal como o esforço de Marisa Barros, em claras dificuldades no final mas que cerrou os dentes para dar a Portugal o 2º lugar colectivo, apenas atrás da Itália.

Marisa Barros corta a meta em esforço 
A Taça da Europa é calculada pela soma dos tempos das 3 primeiras de cada país, tendo ganho a Itália com 7.27.59, Portugal 2º com 7.33.06 e a Rússia em 3º totalizando 7.42.03

Uma palavra muito especial de apoio a Doroteia Peixoto que desistiu entre os 25 e os 30 kms


Um comentário: