quinta-feira, 1 de agosto de 2013

UMA - Estatística e os 7 totalistas


A UMA (Ultra Maratona Atlântica Melides-Tróia) é uma corrida de grande dificuldade e muito dependente do estado do areal / maré. 

Daí que, ao contrário da maioria das provas, tenha de ano para ano grande variação no tempo de todos os atletas. 

Se em 2012 as condições foram, na opinião dos presentes, as melhores de todas as edições, este ano deu-se o inverso. Quem a conhece desde a sua edição inaugural, 2005, afirma que foi o pior ano.

E os números não mentem. Até 2012 apenas por uma única vez um atleta tinha baixado das 3 horas, nessa edição foram logo 3 duma assentada. E 64 baixaram das 4 horas.
Ora este domingo, apesar de maior participação, o número de atletas que baixou das 4 horas reduziu de 64 para 18, tendo o vencedor, o mesmo em ambas edições, gasto mais 18.19

O desafio desta prova cativa cada vez mais atletas, sendo que nas suas 9 edições, apenas numa única, e marginalmente, a participação não aumentou.

Tendo começado com 80 classificados em 2005, os 5 anos seguintes foram sempre na casa da centena (respectivamente 127, 140, 144, 138 e 166). Nos 3 últimos anos o boom: 248 em 2011, 365 em 2012 e agora 397, sendo 36 femininas (9%)

A nível de vencedores, Eusébio Rosa continua o seu reinado, alcançando a sua 6ª vitória em outras tantas participações. Pedro Pessoa com 2 triunfos e Custódio António com um, formam o tri masculino que já cortou a meta no primeiro lugar.

Em termos femininos, Patrícia Serafim tornou-se na 5ª vencedora diferente, entrando num quadro de honra onde Chantal Xhervelle lidera com 4 triunfos, Gema Martin Borgas por 2 vezes e com uma vitória Amélia Costa e Verónica Correia.

E em termos de totalistas nestas 9 edições, quantos temos? Nada menos que 7 
Se concluir esta dura prova tem todo o mérito, imagine-se os 7 seguintes nomes que o fizeram por 9 vezes em 9 possíveis:
Analice Silva
Chantal Xhervelle
Fernando Andrade
Jaime Lamego
Rui Freitas
Sérgio Tomás
Vítor Pereira

Por curiosidade, há mais 8 atletas que estiveram presentes no domingo passado e também participaram na edição número 1. São eles:
Amélia Costa
André Noronha
Célia Azenha
Joaquim Antunes
José Maçarria
Luís Pereira
Paulo Bailão
Pedro Pinha

Este evento deu continuidade a um outro que se disputou em moldes semelhantes, mas sentido inverso, entre 1987 e 1991, intitulado Raid Tróia-Melides.
Como não tenho as classificações completas dessa prova, não posso estender esta estatística a essa outra prova.



Agradeço a colaboração do Fernando Andrade, curiosamente um dos 7 totalistas, que me facultou a classificação de 2005, a única que me faltava, o que possibilitou empreender esta estatística de totalistas. 

3 comentários:

  1. viva João excelente trabalho que nos ajuda a compreender melhor esta prova.

    qualitativamente esta prova vai perder para o futuro, pois sinto que a organização quer é somar participações uma vez que não tem logística associada durante a prova.

    os atletas que são totalistas deveriam ter direito a um dorsal gratuito pois são eles os maiores dinamizadores do evento .

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Se já é impressionante que alguém termine uma UMA, ainda mais impressionante é quem ano após ano continua a ir a tão dura prova. Os meus parabéns a todos!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Eu quero é saber quando entras nas estatísticas da prova!?
    Já sei a resposta mas sou teimoso!

    ResponderExcluir