sexta-feira, 3 de maio de 2013

Meia de Setúbal sem o percurso pretendido

Setúbal vai assistir no domingo 12 de Maio a mais uma edição da sua Meia-Maratona, na que será a 24ª da história.

O percurso não tem sido o mais apreciado pois, após uma volta inicial pela cidade, entra-se na longa recta da Mitrena, regressando pelo mesmo sítio. 

Sendo uma cidade com tanto potencial, sempre houve o desejo de se utilizar as suas ruas para esta corrida, o que finalmente foi aprovado este ano e divulgado à comunicação social (ler artigo que escrevi a 11 de Março, aqui). 

Apesar de, como disse, o percurso não ser apreciado, esta prova sempre teve os seus fieis atletas pois tudo o restante compensa. Fieis atletas que se regozijaram com a alteração que veio ao encontro do que sugeriam construtivamente.

Mas eis que o que estava aprovado, veio a ser posto em causa quando a PSP veio pedir cerca de 8 mil euros em vez dos habituais 4 mil, justificando uma maior necessidade de efectivos.

Ora uma machadada destas, e tão perto da realização do evento, veio inviabilizar o que já estava divulgado, deixando bastante desiludido o organizador, Domingos Vieira, que de ano para ano tem sentindo cada vez mais encargos e menos apoios, sofrendo agora esta decepção depois de ter idealizado um percurso bem atraente.

A solução foi regressar ao trajecto dos últimos anos mas não totalmente. Vai-se correr mais na cidade, não indo tão longe na recta da Mitrena.

Seja como for, esta é uma prova e uma organização que merecem bem o nosso apoio e presença, o que farei dia 12. De destacar o especial cuidado desta organização ao baixar a inscrição de 8 euros no ano passado para 7,50 este ano, reconhecendo a crise que todos atravessamos.

É curioso pensarmos nos conselhos de vida mais saudável que nos sugerem mas quem pretende organizar algo leva com encargos brutais pelo policiamento e por toda e qualquer taxa, seja de ruído, espaço, etc, tornando-se assim  para o Estado numa fonte de receita em vez dum investimento por uma população mais saudável e produtiva. 

18 comentários:

  1. Não há qualquer apoio ao desporto! E quando falo de desporto é no sentido da prática desportiva por parte do cidadão anónimo e não no fomento de “desportistas” de sofá!
    Esquecem-se que um desportista é alguém mais saudável, mais produtivo, menos absentista e que representa muito menos encargos com a saúde para o estado (bem agora querem cortar o acesso aos cuidados de saúde por parte dos cidadão...).

    Muitas vezes as provas não têm as condições e os percursos que querem, e sonham, mas o que lhes é possível fazer dentro desta triste conjuntura e das políticas, profundamente erradas, que nos governam e que atingem tudo incluindo, evidentemente, a organização das provas.
    Mas quem se limita apenas a correr e nunca esteve na organização de uma prova na maioria das vezes não sabe nada disto e faz críticas as escuras!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente observação, da qual comungo plenamente. Embora sendo um novato nisto da corrida amadora (desde 2007), sempre admirei a logísica que implica a organização de uma prova. Não obstante ser uma tarefa hercúlea, não encontra o mesmo nível de apoio que outras, como euros 2004 ou praias flluviais no interior do país. O contraste com outros paises nesse aspecto é gritante e em tempos de corte na despesa do Estado, os benefícios na Saúde, como bem salientou, mereciam outro tipo de atenção por parte não só das entidades estatais como privadas.

      Temos, como país, um longo caminho a percorrer neste aspecto, porque, mesmo em tempos e crise, a relação custo/benefício permanece muito favorável para o lado do benefício, a longo prazo, face a outros desvarios de "investimento público" que se praticam por este país fora.

      Mas falando do que interessa, independentemente do pecurso, o esforço de organização de uma prova destas, merece uma participação massiva na prova. Também marcarei presença na meia de Setúbal, pela primeira vez. :)

      Excluir
    2. Muito bem dito, caro amigo

      Até lá, um abraço

      Excluir
  2. Também lá estarei! :) Com todo o gosto, pois partilho da tua opinião de que é organização que merece bem o nosso apoio e presença!

    Lá estarei!

    ResponderExcluir
  3. Vou lá este ano pela primeira vez.
    Não tendo qualquer experiência e noção de organizações de provas não vou poder opinar. Mas o pouco que já ouvi sobre organizações deu para perceber a dificuldade que os organizadores enfrentam bem como os "jogos de cintura" a que são obrigados para nos dar algo que tanto gostamos. Mesmo assim há tanta gente a criticar "de borla" sem a mínima decência ou respeito pelas organizações.
    Quanto ao percurso, como é hábito, tento sempre ver o copo meio cheio. Encaro a tão publicitada monotonia do percurso como treino mental.
    Se, depois da prova, vou continuar a pensar assim, só no domingo saberei. ;)
    Até lá...

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabes que foi exactamente isso que fiz no ano passado? Treino mental para as rectas de Cais do Sodré-Algés que iria apanhar na Maratona.
      E correu-me tão mal! De tal maneira que dois grandes amigos, ao verem-me chegar assim aconselharam-me a desistir da ideia da Maratona.
      Mas não imaginavam o que essa experiência negativa me tinha ensinado e a força que me deram por me aconselharem a pôr o meu sonho de lado.

      Se não fosse por mais nada, bastava isso para este ano não poder faltar :)

      Um abraço e até lá

      Excluir
    2. Ao que parece vai estar quentinho, quentinho mesmo... :(
      Mais um treino mental, além das rectas vem também o calor.
      Grande treino que vamos fazer. ;)

      Excluir
    3. Se fosse fácil não era um desafio! :)

      Força! Até lá!

      Excluir
  4. boas João

    sou lá homem para os deixar ir sozinhos naquelas rectas infernais atrás do carrrrrapau ?

    vou claro que sim, é uma forma de dizer presente e de apoiar as organizações que lutam para manter de forma estoica as provas de todos nós ( amantes do desporto amador) e que valorizamos com a nossa presença qq evento desportivo. Lamento a Organização não poder manter o percurso escolhido e voltar a 1ª forma , mas como para mim é a estrear é como se fosse o novo ;)

    vamos apoiar Setúbal como o fizemos em Almada ( ainda que sejam realidades financeiras e de apoio diferentes)

    o que importa é que nós estamos lá ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim é que é, amigo Jorge. Dia 12 lá nos encontramos todos :)

      Excluir
  5. Mais um que se vai estrear. Gosto de Meias Maratonas e tenho um carinho especial por Setúbal. Vai ser a minha segunda Meia Maratona, em relação à monotonia, estou ali para correr maioritariamente, além do mais estou habituado paisagens monótonas. Boa prova para todos.

    ResponderExcluir
  6. Venha a monotonia! Acaba por ser mais treino mental, o que é muito necessário e também desafiante.

    E tens toda a razão no que dizes no último parágrafo.

    Beijinhos e vemo-nos em Setúbal :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida que é um bom treino mental, como o fiz no ano passado (que por acaso correu mal o que muito me ensinou).

      Beijinhos e vemo-nos em Setúbal :)

      Excluir
  7. Mais um estreante em Setubal, e apenas a segunda meia (a primeira foi Almada). Vamos até Setubal, não importa o lugar ou o tempo, mas sim participar. A vitória está em sair da cama e de casa numa manhã de domingo para ir correr ... sabendo que nada se ganha, except convívio, desporto são e algumas energias gastas.
    Abraços para todos.
    Paulo Almeida

    ResponderExcluir