Informo todos os interessados que já é conhecido o regulamento da Rock'n'Roll Maratona de Lisboa, que terá a sua estreia a 6 de Outubro, com partida em Cascais e chegada ao Parque das Nações.
O percurso já era conhecido (ler aqui), foi agora disponibilizado o regulamento, que poderá ser consultado aqui.
Alguns pontos chamam a atenção. Pela positiva, e como se esperava, o limite de 6 horas o que possibilita a quem se vá estrear na mítica distância um mais à vontade ao não se sentir pressionado com um tempo limite, como nalgumas Maratonas que condicionam a 5 horas.
Também muito positivo a abundância de reabastecimentos, de 2,5 em 2,5 kms a partir do 5º km, o que atendendo à data e podendo coincidir com um dia de calor, não será por não estar hidratado que algum atleta ficará em risco.
Mas se essa data de início de Outubro já tinha originado um certo receio pelo que foi descrito, a surpresa vem com a hora de partida, 10.05, uma hora, na minha modesta opinião, tarde para uma prova desta distância e para a data.
A Meia da Vasco da Gama, que se disputa em simultâneo, viu a sua hora baixar de 10.30 para 10.15, o que fará que não haja atletas a coincidirem nos últimos 7 quilómetros do percurso, quando ambas as provas se juntam. Ou melhor, apenas os primeiros da Maratona irão apanhar os últimos da Meia. Caso a partida da Maratona fosse dada uma hora antes, às mais aconselhadas 9, o facto de estarem atletas da Meia ao lado dos maratonistas nos críticos últimos 7 quilómetros, seria uma ajuda suplementar.
As provas irão ser transmitidas em directo na RTP2, o que me leva a pensar que, eventualmente, possa existir alguma pressão televisiva para o horário, mas isto sou eu a especular.
Seja como for, este evento tem tudo para ser um enorme sucesso e estou convicto que todos os seus participantes terão uma prova memorável à sua frente.
De facto não me parece a melhor hora, e com calor então... :-S
ResponderExcluirMas como não temos mais (em Lisboa), salvo algum contratempo dos grandes, lá estarei. ;)
Abraço!!!
Grande Pedro, assim é que é! FORÇA!!!!
ExcluirUm abraço, Maratonista Pedro
Esta está no prato da balança... Porto ou Lisboa? Uma delas vai mesmo ter que ser!
ResponderExcluirForça Carlos para uma boa Maratona, seja ela qual for!
ExcluirUm abraço
Também desejo o maior sucesso para a prova!
ResponderExcluirAté me agrada o percurso e até me senti seduzido pelo mesmo mas com a partida a essa hora já não me sinto nada triste por não ter qualquer possibilidade de treinar para a primeira edição da nova versão da Maratona de Lisboa.
Se voltar a recuperar a forma (coisa muito distante e incerta) o melhor mesmo é virar-me para uma montanha qualquer!
Um abraço.
Tu ainda vais recuperar e fazer um brilharete. Ninguém me tira isso da cabeça!
ExcluirUm abraço
Viva João,
ResponderExcluirRealmente também fico muito surpreendido com a hora tardia da partida. Ou seja o atleta de pelotão da Maratona (3h30-4h30) vai realizar a maioria da sua prova no pico da temperatura. Nesse dia vou fazer apenas a MM.
E se o plano ASICS voltar a correr bem estarei no dia 3 de Novembro no Porto para uma Maratona a temperaturas mais adequadas.
Abraço,
MCL
Um abraço e boa Maratona do Porto
ExcluirConcordo plenamente, João. Nesta altura do ano e numa prova destas um início às 9h seria o ideial. Mas enfim... Não é isso que nos vais desincentivar a participar, certo? ;)
ResponderExcluirEsta não me escapa! A meia, claro...
Este ano vais à Meia, quem sabe se num próximo... :)
ExcluirBeijinhos e força!
10h é muito má hora para a minha estreia na distância. Eu que estou a apontar para as 4h:30, terminaria às 14:30... Não é nada bom.
ResponderExcluirForça para uma óptima estreia!
ExcluirVou dar uns "passinhos" até à Meia. Ainda é cedo para me estrear na Maratona. Lá para 2014 pode ser que seja o ano...
ResponderExcluirA Maratona é mais mental e tem que ser quando o atleta se sente 100% convicto
ExcluirSe for 2014, força Sílvio!
Olá João
ResponderExcluirnão podemos alterar a hora mas podemos sempre dar a nosa opinião. Gostaria que fosse mais cedo por todas e mais algumas razões, mas não sendo possivel e tratando-se de uma prova de estreia (que me diz muito) estarei lá seja a que hora for assima saúde o permita
Abraço
Ah atleta de coragem! 5 meses atrás estavas ansioso com a tua primeira e já vais para a terceira!!!!!!
ExcluirFFFFOOORRRÇÇÇAAA!!!
Acho que a maioria dos maratonistas irá terminar a corrida na hora de almoço, será que o almoço está incluido? :-)
ResponderExcluirAntes da uma só chega quem fizer menos de 2.55...
ExcluirNão estou incluido nesse lote. :-)
ExcluirClaro que somos todos diferentes e cada um reage às situações à sua maneira mas, para mim, o principal problema é mesmo a temperatura, caso seja elevada.
ResponderExcluirA questão da hora do almoço parece-me ser uma questão de planeamento, gerir as refeições (nomeadamente o pequeno-almoço) e o reforço pré-prova para que tudo esteja dentro das nossas pretensões e necessidades. Ou então basta atrasar o relógio uma hora e já fica tudo normal. ;)
Forte abraço.
Boa, Pedro! Como não se pode atrasar o tempo, atrasa-se o relógio :)
ExcluirUm abraço
Estranho não haver nenhum comentário negativo aos preços de inscrição da Maratona…
ResponderExcluirDepois dos cortes e aumentos brutais que todos fomos vítimas, serei eu o único sensível àqueles preços?...
Orlando Duarte
Atenção caro amigo que ainda não se conhecem os preços da Maratona para as inscrições feitas aos balcões do Banif. Os preços que estão no site são para inscrições on-line (maioritariamente para estrangeiros), sendo que a partir de Junho abrem no Banif a preço mais reduzido.
ExcluirRecordo que na Meia da Ponte a inscrição on-line era de 43 euros e depois no Banif 16 euros.
Vamos então aguardar pela verdadeira tabela para poder aferir o valor.
Um abraço
Antes assim. Vamos aguardar...
ResponderExcluirOrlando Duarte
Excelente informação, quero estar presente na prova Rainha do atletismo os míticos 42,195 km da Maratona de Lisboa, será a minha 8ª. Pelo que soube pelo Banif os preços iram ser mais baratos, vamos esperar!
ResponderExcluirGrd abc Lima
Força para a 8ª, amigo Vítor!
ExcluirUm abraço