quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Os números (record) da Maratona de Lisboa


E mais uma vez se bateu o record de participação numa Maratona portuguesa!

Na primeira classificação provisória da Maratona de Lisboa, faltavam muitos atletas que apareciam nos intermédios mas sem registo na chegada, como foi o meu caso e de outros atletas que conheço.
Visualizado o video da chegada, foi possível comprovar que esses atletas a tinham finalizado. Apurados os números, temos 1.681 classificados, mais 10 que o anterior record estabelecido seis semanas antes na Maratona do Porto.

Desde que em 2008, em Lisboa, a barreira do milhar de atletas foi quebrada, que os números não param de aumentar. E, na despedida deste formato e organização, a Xistarca não poderia receber melhor prenda por tudo o que fizeram nesta bonita história de 27 anos.
E a propósito, recomendo vivamente a leitura do artigo escrito no Último Km, com o título Obrigado Xistarca, uma mais que merecida e sentida homenagem.

Note-se a evolução deste record de participação desde a tal barreira do milhar:


2008-12-07
Lisboa
1.005
2009-12-06
Lisboa
1.153
2010-11-07
Porto
1.180
2011-11-06
Porto
1.515
2012-10-28
Porto
1.671
2012-12-09
Lisboa
1.681

Nesta altura é legítimo perguntar quão breve será chegar aos 2 mil.

Nesta Maratona estavam inscritos 1.925 atletas, dos quais partiram 1.720 e chegaram 1.681, registando-se assim 39 desistências (2,3%). 
Dos 1.681 chegados, classificaram-se 204 atletas femininas (12,1%)

A nível de países, temos o impressionante número de 41 representados. Seus totais:

Portugal
837
França
169
Espanha
113
Itália
112
Inglaterra
84
Alemanha
70
Bélgica
41
Holanda
31
Suécia
27
Polónia
23
Dinamarca
18
Marrocos
16
E.U.América
15
Finlândia
14
Suiça
11
República Checa
10
Brasil
9
Noruega
9
Croácia
8
Irlanda
8
Hungria
7
Eslováquia
5
Grécia
5
País de Gales
5
Rússia
5
Austria
4
Roménia
4
África do Sul
3
Escócia
3
Estónia
2
Israel
2
México
2
Argentina
1
China
1
Islândia
1
Japão
1
Letónia
1
Lituânia
1
Quénia
1
Togo
1
Uruguai
1

Das equipas nacionais, a mais representada na meta foram os Run 4 Fun com 32 maratonistas, seguidos pela Açoreana Banif (19) e Mundo da Corrida (18)

De realçar que o aumento de participação em relação a 2011 foi de mais 337 atletas.

Mas não foi o único record nacional de participação, pois o mesmo se passou com as Estafetas. O máximo vinha da clássica Cascais-Lisboa, também organizada pela Xistarca, que em Abril deste ano registou 155 equipas. Nesta Maratona por Estafetas, o novo máximo subiu para 178 (mais 23 que o anterior record e uma subida de 38 sobre 2011).
Estavam inscritas 185 equipas e partiram 181 (3 desistências).

Em relação à Meia-Maratona, foi a maior participação de sempre neste evento, com 1.674, mais 135 que em 2011. Estavam inscritos 2.001 atletas, partiram 1.711 (37 desistências) e dos 1.674 que cruzaram a meta, temos 1.292 portugueses e 382 estrangeiros. Classificaram-se 337 atletas femininas, o que proporciona a óptima relação de 20,1%

Por outras palavras, 1.681 na Maratona, 1.674 na Meia-Maratona e mais 712 na Estafeta (177x4), temos assim que estiveram em competição 4.067 atletas, chegando aos 5 mil com a Prova Aberta.

É com uma sensação de vazio que se vê esta prova acabar. A que a substituirá, e a confirmar-se o percurso,  faz com que Lisboa deixe de ter uma Maratona pelo seu centro.

Maratona:

Meia-Maratona:

Maratona por Estafetas:

14 comentários:

  1. Caro João
    E saber que estivemos lá e que contribuimos para o resultado final como MARATONISTAS..é pôr a cereja on the top.

    grande abraço
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Novamente uma brilhante analise, a primeira do Maratonista João Lima!
    Não deixa de ser um paradoxo uma prova que bate o recorde de atletas presentes ir mudar de mãos sendo que para o ano tudo é novo menos o nome!
    Tenho muita esperança na equipe que vai "pegar" na Maratona de Lisboa pois são muito competentes, experientes e com muitas provas dadas. Mas vai ser um pouco como começar a criar uma prova do zero.
    E concordo que Lisboa vai deixar de ter uma Maratona a passar pelo centro da cidade pese embora o novo percurso seja muito bonito.
    Obrigado pela divulgação do artigo que escrevi lá no UK.
    Um abraço de maratonista para maratonista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Jorge, eu corrigia para um abraço de ultra-maratonista para maratonista... :)

      A divulgação foi mais que merecida para o brilhante e justo texto.

      Um grande abraço

      Excluir
  3. Não há dúvida que a grande maratona foi mesmo a "nossa" maratona. ;)
    Brincadeira à parte, como diz o Jorge, é um orgulho ter(mos) feito parte destes números.
    Excelente trabalho João.

    ResponderExcluir
  4. João
    antes de mais renovo os meus parabéns pela tua conquista, qunato a esta maratona de Lisboa não fosse aquele problema com as classificações e teria sido brilhante, do mal o menos que as coisas foram corrigidas.
    Ao contrário de muitos sempre gostei muito deste evento "maratona de Lisboa", participei em 2006 na prova aberta, em 2007 e 2011 na meia-maratona e em 2008, 2009, 2010 e 2012 na prova rainha, o ambiente vivido foi sempre dos melhores, a assim sempre ajudou muito a grande quantidade de estrangeiros que participam e os acompanhantes que fazem a festa ao longo do percurso.
    Temo que apesar da maior experiência dos novpos organizadores se perca uma maratona que em dezembro tinha tudo para ser a grande maratona da europa, agora em outubro, numa altuar do ano em que há tantas por essa europa, vamos ver mas como disse duvido muito, espero estar enganado.
    Boa recuperação e é a próxima onde é?
    Abraço.
    António Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exactamente o que receio. O Dezembro era o ideal.

      Desde que corro que também participei sempre. Prova Aberta em 2006, Meia-Maratona 2007, 2008, 2009 e 2010, Estafeta 2011 e Maratona 2012

      Um abraço e obrigado

      Excluir
  5. "Coimbra tem mais encanto na hora de despedida"

    É o que parece ter acontecido com a nossa Maratona de Lisboa.

    A organização tem sido constantemente criticada pelo percurso escolhido e pela forma como tem promovido a prova mas, agora, pelo menos na "hora da despedida" há que felicitá-la por ter conseguido por em pé, durante tantos anos, um evento de tanta complexidade. Num país do "bota-abaixo" é bom à vezes louvar quem, apesar de todas as contrariedade, decide contruir uma coisa com pés e cabeça.

    Dito isto, apraz-me a ideia de um novo fôlego na organização da prova em Lisboa. Apesar dos records batidos, os números são muito fracos quando comparados com qualquer prova no resto da Europa (ainda mais sendo Lisboa uma das capitais com mais visitantes em todo o mundo) e o facto de ter tido apensa mais 10 finalizadores do que a prova do Porto também diz muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário

      Na minha opinião, não vejo como "apenas mais 10 finalizadores" mas mais 10 que o anterior record nacional!

      Um abraço

      Excluir
  6. Excelente resumo .De facto é impressionante como em tão pouco tempo os portugueses acordaram para esta mítica distancia que é a maratona.Quando fiz a primeira no porto em 2009 também foi batido o recorde e que foi de 859 atletas chegados á meta e mais de metade eram estrangeiros , eu até dizia por brincadeira (mas era mesmo verdade)que estava entre os melhores 200 portugueses (corri nesse ano em 3:22:04).Quanto á nova versão da maratona de Lisboa acho que é claro para toda a gente que vai passar a ser uma prova comercial que como se sabe interessa a muita gente, já agora estejam atentos e vão ver o preço das inscrições (o Carlos Moía não dá ponta sem nó como se diz aqui no norte)um abraço João e mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sido uma subida impressionante.

      E, sim, espero que o preço não acompanhe a mesma subida...

      Um abraço

      Excluir
  7. Viva João Lima,
    antes de mais os meus Parabéns pelo desafio superado porque uma maratona mais que uma corrida é um desafio.
    Depois venho invadir-lhe o espaço com mais uma opinião sobre a maratona de Lisboa, dado também ter sido um dos que se juntou ao pelotão dos recordistas este fim-de-semana. Aqui vai:
    1- Penso que em Lisboa não existe um percurso perfeito considerando altimetria, publico(rede metro) e paisagem histórica que seja do agrado de todos e embora se possam ensaiar percursos diferentes com certeza não seriam muito melhores.
    2- A organização da prova foi globalmente positiva, lamentando no entanto a confusão dos registos dos chips e um site muito pouco informativo e envolvente.
    3- A maratona de Lisboa devia-se realizar entre a última semana de Novembro e 1ªsemana de Dezembro. A nova data serve para criar mais divisões num país tão pequeno.

    Saudações desportivas e até um corrida destas,
    Miguel C Loureiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Miguel pelos parabéns e pelo comentário

      É exactamente esse o ponto que mais me torce o nariz, a data de Outubro, quando esta data actual era perfeita.

      Um abraço e boas corridas

      Excluir