Silvestre I foi Papa entre 31 de Janeiro de 314 e 31 de Dezembro de 335, durante o reinado do imperador romano Constantino I e que determinou o fim da perseguição aos cristãos, iniciando-se a paz na Igreja. Silvestre I foi um dos primeiros santos canonizados sem ter sofrido o martírio.
Tendo nascido em 285, foi eleito o 33º Papa com apenas 29 anos, falecendo com 50 anos, no último dia do ano, tendo este ficado como o dia de São Silvestre.
16 séculos depois, a 31 de Dezembro de 1925, disputou-se a primeira edição duma nova corrida pedestre que ficaria famosa em todo o mundo, a São Silvestre de S.Paulo, e que se realizou ininterruptamente até aos nossos dias.
Um pouco por todo o lado, foram aparecendo corridas no último dia do ano e que adoptaram o mesmo nome de São Silvestre. Num país pequeno como o nosso, muitas provas no mesmo dia faziam os atletas dispersar-se e foram sendo espaçadas nos dias anteriores, sendo que o nome deixou de ter o significado do próprio 31 de Dezembro mas festejando as últimas provas do ano.
É assim que, salvo alguma omissão, contabilizam-se este ano 16 provas em Portugal com a designação de São Silvestre entre 14 e 31 de Dezembro.
Algumas já se realizaram como as de Braga a 14 (com 493 atletas e vitórias de José Rocha e Chaultu Waka), Ponta Delgada a 15 (174 atletas e vitórias de Roman Prodius e Sandra Teixeira), Porto a 16 (4.872 atletas, vitórias de Rui Pedro Silva e Catarina Ribeiro), Vila Real a 21 (194 atletas, vitórias de Bruno Jesus e Chaultu Waka) e Crato a 22 (189 atletas, vitórias de Roman Prodius e Solange Jesus).
As restantes onze estão agendadas para os últimos 4 dias do ano. A saber: 28 - Coimbra; 29 - Angra do Heroísmo, Avis, Covilhã, Lisboa, Santa Luzia e Santo Tirso; 30 - Olivais, Santarém e Serra da Estrela; 31 - Amadora
Apesar de não ter o nome de São Silvestre, a Volta ao Funchal, que vai já para a sua 54ª edição, é frequente englobar-se nesta relação de São Silvestres pois o espírito é o mesmo. Disputa-se a 28.
E por ter falado em espírito, é exactamente o que estas corridas têm de diferente entre o pelotão pois funcionam como uma espécie de réveillon atlético. Nalguns casos, de vários réveillon pois muitos atletas disputam mais do que uma, ou duas... ou três... ou...
Olá João,
ResponderExcluirSantarém também terá pela primeira vez uma São Silvestre, no dia 30 de Dezembro deste ano.
Feliz Natal! :-)
Obrigado Nuno, já actualizei a lista! :)
ExcluirFeliz Natal
Um Santo Natal e um ano próspero.
ResponderExcluirJoão Lopes
Igualmente, caro João Lopes
ExcluirO que aqui se apreende!
ResponderExcluirE tivemos a São Silvestre Pirata de Monsanto (Lisboa) que não é uma prova mas é um caso serio de popularidade e participação!
E temos um terra com o nome de São Silvestre, no concelho de Coimbra (não sei se há mais alguma em Portugal). Lá seria o sitio ideal para organizar a "verdadeira" São Silvestre!
Feliz Carnaval para ti e toda a família incluindo os gatos! (Ooops era Natal!...).
E o que se aprende aqui. Não fazia ideia que havia uma terra São Silvestre em Coimbra!
ExcluirBoa Páscoa! (ihih)