domingo, 2 de dezembro de 2012

O tempo que falta (parado, voa) e o tempo que fará

É aqui que o sonho se vai transformar em realidade! 

Não me avisaram disto! Sempre ouvi que numa Maratona o pior é a preparação. Pois posso dizer que a preparação fica como uma recordação muito agradável e que me irá acompanhar sempre. Correu tudo bem, cheguei onde nunca tinha chegado, ri-me com algumas guerras internas pernas/cabeça e chegou-se rapidamente ao final da corrida de Mendiga, último acto, digamos, oficial, antes do grande dia e onde já não cabem, além de mais provas, mais treinos especiais, apenas de manutenção.

E por esta é que não estava à espera. De quê? Exactamente da espera! Já não penso que corrida vou fazer agora nem que treino longo vou empregar. É apenas esperar, treinar normalmente e, quando assim é, a cabeça começa a desnortear.

De tal maneira que comecei a ficar preocupado pois entre domingo e quinta-feira fui sempre piorando. Ora sentia (ou pensava que sentia) as pernas a doerem, ora sentia que não ia conseguir correr, e depois ia treinar e afinal treinava bem, ora saltavam-me todas as dúvidas e receios. 
Na quinta aconselhei-me entretanto com um grande amigo que me sossegou, afirmando que isso era normal e que também a ele o mesmo tinha sucedido em vésperas de grandes cometimentos. 
Outros testemunhos apareceram e, como o problema era só "cabeçal", ao sentir que afinal estava tudo dentro da normalidade, sosseguei.

Agora é esperar pelo dia que chega de hoje a uma semana. E curiosamente, estou a viver a contradição de o tempo parecer que não avança e, simultâneamente, que está a voar. Pancadas de caloiro...

E já que falo em tempo, passemos ao outro, o que nos cai em cima. Recordando o que escrevi aqui, e tomando bem nota do prematuro que é indicar uma previsão mais precisa, posso informar que a dita previsão já alterou.
Neste momento é: Céu muito nublado, com apenas 12% de hipótese de chuva, vento fraco este, máxima 12 graus, mínima 6.
A mim, parece-me excelente. Não mexe mais!




16 comentários:

  1. João, por mim também pode ficar assim, o tempo, o tal que nos cai em cima. Em relação ao outro tempo nem falo. Como te entendo. ;)

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que nem se fala mais nisso. Está 100% aprovado!!!

      Um abraço

      Excluir
  2. Olá João
    Eu tb sou um caloiro nas participações em maratonas, treino diariamente com um atleta que já fez 36 e está-me sempre a dar dicas sobre como correr a maratona, o que eu aceito de bom agrado.
    Na maratona de Lisboa em que participei faz agora 1 ano, utilizei uma "técnica" pessoal foi a de na ultima semana, desligar-me de toda a comunicação escrita e falada que me pudesse lembrar a Maratona( desliguei computador e deixei de falar/escrever com os amigos das corridas.....)com uns pode resultar com outros talvez não.
    Cá fico à espera para o cumprimentar no dia 9
    cumps
    J.Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo

      Comigo, essa táctica de me desligar iria ser pior.

      Até porque está a ser muito útil pelos conselhos que recebo e pelos incentivos que me dão uma força especial que poderá fazer a diferença.

      Obrigado

      Excluir
  3. As previsões de tempo são excelentes para correr a maratona, por vocês espero que se concretizem. Quanto ao resto, compreendo perfeitamente e volto a dizer que é normal, a mente prega-nos estas partidas e o corpo vai atrás. O importante é que a preparação correu bem, por isso, a maratona tb vai correr, com um mais ou menos dificuldades hoje a uma semana serás um MARATONISTA encartado. Aqueles abraço e força nessas canetas.

    ResponderExcluir
  4. boa tarde João, esse misto de sensações e de incerteza vivi-o tambem esta semana, apenas treinei a partir de 5ª doiam-me os musculos, não consegui aquecer,doia-me a cabeça e os pés, o joelho dtº e agora tb solidáriamente o esqº. dores de barriga.tudo!! no entanto fiz 55km até hoje em 4 treinos curtos e em ritmos. Mas qd entrava no ritmo estava forte! e facilmente fazia os treinos achando sempre curtos.
    joão ja fiz ultras em raid e em autonomia..mas nunca temi tanto uma prova como esta. a ver vamos companheiro.A boa noticia é o tempo ;)nabraço

    ResponderExcluir
  5. Nunca fiz maratonas na era da net! Antigamente era tudo mais "obscuro"! No meu caso pessoal acho que ainda ficaria mias nervoso com tanta exposição mediática!
    Por isso se algum dia voltar a fazer uma "loucura" fico mas é muito caladinho e só falo depois.
    Mas se tu insistes que só queres fazer duas maratonas eu insisto em que está cada mais afastada a possibilidade de eu correr distancias acima do 30 km!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa última frase é "malandreca"... :)

      No meu caso, a exposição mediática tem-me feito muito bem pois tenho recebido imenso apoio que me dá uma enorme força extra.
      E é curioso verificar que esta Maratona já não é só minha mas de muitos. "Conselheiro maratonial" incluído e bem incluído! :)

      Excluir
  6. Olá João!
    Dia 9 vai ser um dia com uma temperatura a rondar os 10-15º, um pouco enublado, que de vez em quando o Sol nos abençoa com a sua luz e calor.O vento quase inexistente.
    Este é o tempo que vejo e sinto nos meus sonhos.. eu que raramente sonho, com esta estreia na MM já sonhei 3x com ela. E é sempre agradável. Acordo com uma sensação de realização única. E o tempo é sempre esse.
    Dia 9... É o DIA! :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é assim, está comprado. Não se mexe mais!

      O melhor desses teus sonhos é no domingo passarem a realidade! :)

      Beijinhos

      Excluir
  7. Vês? Até o tempo parece estar a ajudar para que nesse dia tudo esteja perfeito ou, pelo menos, perto da perfeição :)
    Uma óptima semana a culminar num excelente domingo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Isa

      Beijinhos e uma óptima semana também para ti

      Excluir
  8. João Lima;

    As condições meterológicas, se ficarem conforme a previsão, são excelentes. Nublado e com essa temperatura. óptimo.
    Agora um conselho de um caloiro (só tenho 4 maratonas, e 2013 serão +4), é o importante nos próximos dias descontrair, dormir bem, treinar pouquissimo, só até 5a feira, depois velham de lá as massas, para 6a e sábado. e venha o grande dia! Durante o percurso aproveita tudo o que o envolver , o ambiente é excelente, não vai com este ou aquele que convidar, faz a tua corrida, e disfruta dela. E acima de tudo ( foi assim que me ensinaram!) na primeira maratona só existe um objectivo, é chegar ao final. Não interessa o tempo, isso é assunto que fica para as próximas maratonas.

    Disfruta e aproveita deste momento importante, que marca para o resto da vida.

    Sucesso!!!!!!!!!!

    Um abraço amigo do Xavier

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado caro amigo pelos oportunos conselhos!

    Um abraço

    ResponderExcluir