segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Apresentada a nova Maratona de Lisboa


Hoje pelas 12 horas, no salão nobre da Câmara de Lisboa, foi oficialmente apresentada a nova Maratona de Lisboa com a presença de Carlos Carreira, Isaltino Morais e António Costa  os presidentes das 3 câmaras que esta prova atravessa (Cascais, Oeiras e Lisboa).

Agendada para Outubro, a partida será junto à Câmara de Cascais e chegada no Parque das Nações.

Foi afirmado que, e passo a citar; ""As maiores maratonas do Mundo há muito que deixaram de ser apenas provas de 42 quilómetros. Representam um pretexto de viagem e descoberta. Um cartão-de-visita único de locais que merecem ser vividos muito para além da prova.
E quando uma maratona consegue juntar três cidades com história e tradição, com sol e praia, com mar e serra e tudo isto servido com a máxima hospitalidade, a proposta é irrecusável." 

Segundo Carlos Móia, o orçamento desta prova pode chegar ao milhão de euros, acrescentando: "Vamos querer trazer os melhores atletas, para atingirmos a categoria Gold da IAFF e para entrarmos no circuito turístico das maratonas, que envolvem um grande retorno económico e social para o país. Já corri as maratonas de Boston, Chicago, Nova Iorque e Londres e, sem sombra de dúvida, a de Lisboa vai ser a que tem um trajecto mais bonito”.

Amanhã publicarei um artigo sobre os 27 anos da Maratona de Lisboa no, agora, antigo formato. 
Esta nova Maratona tem tudo para ser um sucesso mas a verdade é que parte-se-me o coração pela da Xistarca terminar.

9 comentários:

  1. Gosto desse percurso!
    Não andasse eu todo empenado e seria engraçado voltar a correr uma Maratona 28 anos depois mas com o mesmo director técnico à frente da organização!
    Mas essa data pode ter um grande problema: o calor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que não esteja calor nesse dia, a preparação vai ser no verão...

      Excluir
  2. Só queria que fosse já em Fevereiro ou Março. Estou sedento de outra. ;)
    E já vi o Jorge mais longe do plano de treinos da maratona. :)

    Quanto ao percurso, vai haver sempre alguém que prefere o antigo e quem prefira o novo. Por mim só espero estar apto para alinhar à partida.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu gostava, Pedro, é que existissem os dois percursos...
      Mas o bom é inimigo do óptimo...

      Estás cheio de força! :)

      Um abraço

      Excluir
  3. Estou um pouco como tu João. Parte-se-me o coração por esta maratona, com este percurso dentro de Lisboa, terminar.
    A nova Maratona deve ter um percurso lindíssimo, isso é indiscutível, mas esta era mesmo toda na cidade de Lisboa, com um percurso mais sinuoso.
    Um dia gostava de correr uma Maratona, e gostava que a minha estreia fosse (agora parece impossível) no antigo percurso (por ti feito há 1 semana e poucos dias), mas com certeza que este novo percurso será um sucesso.
    Agora o ser em Outubro...com calor...

    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderExcluir
  4. Viva João,
    Tenho algum receio deste novo modelo, pois se nos lembrar-nos daquelas grandes rectas da 24 Julho e da Av. Índia dá para ter uma ideia do empeno psicológico que vai ser.
    Por outro lado agrada-me correr com saída em cascais e vir sempre pela marginal até Lisboa com o Tejo a acompanhar, pena realmente é não entrarmos na Av. liberdade e terminar na expo mas pelo interior da capital mas se vão escolher percursos para agradar a todos é melhor estarem quietos.
    Detesto aquele troço a partir de St Apolónia até ao fim a Av. Inft. D. Henrique, mas compreendo que a organização queria valorizar a prova e trazer atletas de topo á mesma. Se for plana mais rápida será e os recordes pessoais caem quase todos
    E os nossos também ;)

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre Cascais e Jamor, vai ser muito bonita, depois para quem sofre das pancadas das rectas (como eu...), é sofrer até final.

      Um abraço Jorge

      Excluir
  5. Este percurso também me parece interessante, tirando o facto de mal passar por Lisboa (centro). O que mais me "incomoda" é o eventual calor que possa fazer em Outubro e a preparação a ser feita no Verão.

    ResponderExcluir