quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Um lindo anúncio


Fui surpreendido por um anúncio da SportZone que está a passar nas nossas televisões. Anúncio esse que me caiu fundo por fazer a apologia do atleta de pelotão, o que é raro assistirmos.

Se as grandes marcas publicitam, regra geral, os grandes campeões e grandes marcas, este anúncio realça a grande vitória que pode existir por se terminar uma prova, seja em que lugar seja, neste caso o último.

E o último pode ser um vencedor. Apesar da carga negativa que a palavra último possa encerrar para muitos que só vêm os lugares cimeiros como objectivo, alguém tem que terminar na última posição e esse alguém pode sentir uma alegria até superior a quem alcançou um lugar de topo.

É disso que este belo anúncio retrata e que vos convido a ver, clicando aqui
Aproveito para endereçar os parabéns a quem o criou.

E se os grandes campeões podem incentivar os jovens, são exemplos como este que poderão despertar os sedentários. E isso vai de encontro ao que tenho já por diversas vezes referido sobre as transmissões que a RTP costuma efectuar sobre as Meias das Pontes.
Aí, focam os primeiros, os inacessíveis campeões, e focam quem vai mascarado a caminhar cá para trás. Nada dos atletas de pelotão que vão a fazer a sua Meia e que a serem focados permitiria a quem está em casa concluir que esses atletas que se atrevem nessas distâncias consideráveis são pessoas normais iguais ao comum de qualquer mortal, criando a tentação de pensar "se aquele consegue, eu não hei-de conseguir?" Assim, quem está por fora deste fenómeno, julgará que é uma prova ou para campeões ou para mera brincadeira, perdendo-se consecutivamente uma grande oportunidade para agarrar mais hipotéticos atletas, melhorando a saúde física e mental duma franja maior da população.

9 comentários:

  1. Uma ideia genial e uma análise exímia. Parabéns, João!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos mas quem está de parabéns é a Sofia e quem realizou este magnifico anúncio! :)

      Excluir
  2. Muito bonito sim, até fiquei arrepiada! :)
    Ainda hoje comentava com alguém como as câmaras se focam apenas na elite, o que até compreendo, embora a maior parte das pessoas que assiste aos eventos acredito que gostasse também de ver o atleta "comum", que pode ser um familiar, colega, conhecido... Cria aquela identificação como disse "se aquele consegue, eu não hei-de conseguir?". Os atletas de pelotão têm o valor de quem sabe que não vai ganhar nada senão o orgulho de cruzar a meta. E o último é o mais forte de todos porque é preciso a determinação de um vencedor para não desistir quando se vê todos à frente. A Sofia é uma mulher de fibra! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo!
      E vai haver mais atletas de fibra no domingo! :)

      Excluir
  3. Vieram as as lágrimas aos olhos confesso!
    Tem que se andar lá dentro do grande pelotão para chorar ao ler isto.
    Sei o que é ficar em último mas ter atingido a superação pessoal, sei o que é ficar no primeiro terço de um grande pelotão, sei o que é ficar em 5º- e lugar uma vez na vida numa prova / e não eram só 5 :). Sei o que é fazer quase mais uma hora que nosso melhor tempo numa meia maratona e festejar como se tivesse-mos ganho um medalha olímpica. Por saber tudo isto, e muito mais, é que este anuncio me toucou tão fundo.
    Um abraço profundo e sentido aos últimos, aqueles que não desistem, que não optam por ficar em casa, que vão a luta e dão a cara, que estão lá a participar porque gostam mesmo muito de correr e são sempre os primeiros em força de vontade e determinação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo comentário, Jorge!
      Como eu compreendo o que sentiste e escreveste! :)

      Excluir
  4. Cada vez gosto mais da Sportzone.
    Parabéns Sophia!

    ResponderExcluir
  5. muito bom o texto, também me emocionei como em outros anteriores...
    Também vi o anuncio há dias e comentamos isso, pode ser que a partir de agora comecem a dar mais destaque a quem realmente paga o evento.
    beijinho

    ResponderExcluir
  6. As saudades de voltar a correr fizeram-me emocionar ao ver um vídeo tão simples e tão profundo

    ResponderExcluir