terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Portugueses com 50 ou mais Maratonas e Ultras

Se se realizar um inquérito junto dos atletas de pelotão de qual o seu sonho maior, a maioria dirá concluir uma Maratona.
E Portugal está a tornar-se um país de maratonistas como o comprovam os números. O velho sonho dos anos 80 do professor Mário Machado, um dia realizar-se uma Maratona em Portugal com 1.000 atletas, algo que parecia utópico, chegou em 2008 em Lisboa, tendo este ano o Porto tido mais de 1.000 atletas portugueses.

Mas se muitos vão experimentando esta mítica distância, há quem despache maratonas como de séries se tratasse, passe um certo exagero.

António Belo e Pedro Amorim quiseram saber quantos portugueses já teriam chegado a um mínimo de 50 maratonas ou ultras. As razões, propósitos e condições, podem ser lidas aqui

Chegaram assim ao número de 15 portugueses com esse mínimo, 13 masculinos e 2 femininas. Destes 15, 4 já ultrapassaram mesmo a centena e um perfaz a bonita soma de 244!

Uma relação impressionante e que tenho o prazer de publicar aqui, convidando todos a apreciarem estes fantásticos números, deixando um reconhecimento ao António Belo e Pedro Amorim pelo seu exaustivo trabalho, e a admiração a estes 15 super-atletas, alguns que conheço pessoalmente, sendo tão grandes em capacidades atléticas como em humildade e simpatia.

7 comentários:

  1. Grandes atletas mas como tu dizes grandes homens em humildade e simpatia
    Também tenho o privilegio de conhecer alguns pessoalmente, esperando um dia vir a conhecer todos.
    Deixo aqui dois abraços: um para o Belo de quem sou amigo há décadas e para ti que tanto tens feito pelo nosso desporto aqui neste teu espaço.
    OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  2. Uma verdadeira lista de "dinossauros".
    Estou a encetar esforços para ver se acrescento, pelo menos mais um nome. Não sei ainda se reúne os requisitos. Darei notícias.

    Um pormenor... Sempre pensei que a Alzira Lário estivesse neste lote. Mas não tenho estatísticas.

    ResponderExcluir
  3. Que belo trabalho meu amigo.. que belo trabalho... deixo apenas uma nota, uma opinião... provas de 43 kms na minha opinião não são Ultras.. Como alguém uma fez falou " Ultras é acima dos 75 Kms"...

    ResponderExcluir
  4. Impressionante!!
    Obrigado Lima, pela divulgação.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei em 2011 a correr e fiz a minha estreia numa ultra de 43km para mim foi mesmo ultra porque foi a ultra maratona atlantica, para primeira e na areia foi mais que ultra, e fiz a maratona de lisboa, para começar nao foi mau, este ano espero fazer mais algumas, quem sabe se nao meto o meu nome na lista um dia !!
    Abraço bons treinos e provas , e no fim quem ganha é a saude .
    Saudações desportivas

    ResponderExcluir
  6. Comecei a correr em 1991,fiz 2h 54 no ano seguinte em Lisboa na Maratona....fiz 3 ultramaratonas e 53 maratonas .Tenho algumas maratonas abaixo das 3h . Luis Dionisio Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Luís Dionísio, envie por favor os seus dados para o António Belo (antoniobelo@netcabo.pt) que é quem faz o controlo dos atletas e das suas Maratonas para ele o incluir na relação.

      Um abraço e parabéns pelos seus números impressionantes

      Excluir