terça-feira, 12 de julho de 2011

Dia 1 do ano 49.59

Se há expressão que não gosto é a do "Rei morto, rei posto", pelo pragmatismo insensível que revela.
Mas vou adaptar para escrever que "A época acabou, começou a nova época".

Na realidade, no sábado a Lagoa de Santo André marcou o final desta época que se iniciou em Setembro.
Apesar de até o próximo Setembro ainda ir correr a Pombal (30/7) e Batalha (15/8), a época a sério com as provas semanais, regressa após Agosto. No entanto, para mim iniciou-se hoje.

Considero que este é o melhor momento para fortalecer a forma sem estar condicionado ao calendário. Foi o que fiz no ano passado e os resultados falam por si. Todos os meus records datavam de 2007 e não mais me aproximei até esta época, onde o de 10.000 foi batido por 29 segundos (50.37 para 50.08), o de 15.000 ficou a 2 segundos e a Meia-Maratona a 18.

Quem me conhece ou lê, sabe perfeitamente que persigo um objectivo desde o início de 2007, baixar dos 50 minutos aos 10 kms (49.59 chega). Por muitas e variadas razões que não vou repetir, esse objectivo pareceu muitas vezes possível mas nunca chegou.
Este ano estive perto como nunca. Mas ainda não foi desta e iniciei hoje a minha preparação para a nova época com esse objectivo bem definido.
Tenho um plano de treinos, e não só, elaborado. Começou hoje e segui à risca.
Treinos dia sim dia não, 2 vezes com o mínimo de hora e meia e no 3º séries. Os de hora e meia para já apenas para meter quilómetros, sem me preocupar com ritmos. O de séries para velocidade.
É um ciclo de 3 semanas onde depois começa um novo.

Irei seguir tudo à risca pois já é altura de concretizar esse meu sonho há tanto perseguido.
Só não quero chegar à próxima corrida da Lagoa sem o ter alcançado.
Portanto, hoje foi o primeiro dia do ano 49.59
Depois de alcançado, seguir-se-á, não sei quando, o ano 42.195

Que tenha a sorte de não ser visitado por lesões, que saiba gerir o problema do joelho e costas, o não dormir descansado e o stress laboral. O resto, vontade, tenho!

7 comentários:

  1. Tudo de bom para a nova época!
    Já sabes 3 semanas sempre a aumentar o treino para na quarta ser de recuperação. Depois começa novo ciclo em que a primeira semana é ligeiramente superior a primeira semana do ciclo anterior e assim sucessivamente.
    Não esquecer a regra de alternar entre um dia de treino mais forte com um dia mais fraco.
    Mas o grande segredo está em saber escutar o nosso corpo e adaptar o treino em função dos sinais que eles nos transmite.
    Desculpas estes concelhos meio paternalistas. Já levo uns anos disto e estou a ficar velho!
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Amigo João
    na minha modesta opinião penso que é um objectivo bem realista dado que já tens bastante "rodagem" e por várias vezes o record esteve à pele, penso que caso queiras seguir um plano como parece ser o caso será até bam fácil de alcancares esse teu objectivo.
    Decerto que alguém que saiba da "coisa" te poderá facultar um plano de treinos ou em alternativa seguir um dos planos de treinos para provas de 10 km disponiveis na internet.
    Por fim parabéns pela época, sem record aos 10km mas ainda assim uma boa época, que na próxima pelos vistos já a correr tudo corra pelo melhor.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado aos dois!

    Jorge - Desculpar quando me dás ensinamentos tão úteis?!?

    António - Uma pequena correcção, a época que terminou teve record aos 10. Os 50.37 duravam desde Grândola 2007 e foram batidos pelos 50.08 de Constância 2011. Não foi o tal de 49.59, mas bati algo que durava há 1.539 dias...!

    Um abraço aos dois

    ResponderExcluir
  4. O trabalho planeado só pode dar resultados!
    Por isso, penso ser uma questão de tempo.
    Votos de uma época "em cheio"!
    Abraço, João!

    ResponderExcluir
  5. Oh João

    Isso é canja!Eu, que sou adepto do "treino vadio", em que apenas a vontade e o corpo ditam o plano a seguir, afirmo "solenemente e pela minha honra" que és homem para te aproximares dos 45. O gostar de correr, com bom senso, é mais importante do que qualquer plano. Vais ver que este ano, vai ser o ano 45,00.
    Grande abraço.
    Fernando Andrade

    ResponderExcluir
  6. Oh amigo Fernando!

    Isto é que é começar o dia com humor.
    45,00?!?
    Bom... até se calhar é possível, desde que sejam as mesmas condições que uma vez em Alcobaça em que fiz 47.30 numa prova anunciada de 10.000 (e afinal tinha 9 e qualquer coisa...)

    Tiveste o condão de me pores a rir logo de manhã! :)

    Um abraço

    ResponderExcluir