segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos

Com a bonita Lagoa de Óbidos ao redor, disputou-se neste sábado a 2ª edição do Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos, uma prova com algumas diferenças em relação ao ano anterior, nomeadamente a distância que passou de cerca de 38.700 para aproximadamente 42.200, equiparando-a a distância de Maratona, mantendo-se a prova denominada Curta com cerca de 21.100 (estilo Meia-Maratona). Outra alteração bastante significativa foi a hora de partida que passou das 23 horas de 2009 para as 19.30, o que evitou que os últimos classificados chegassem perto das 5.30 da manhã mas sim a umas mais próprias 2 da manhã.

Registou-se um aumento de 13 atletas classificados, de 133 para 146, e a presença de alguns que 6 dias antes estiveram na desgastante prova na areia Melides-Tróia com 43 quilómetros de extensão. Um exemplo foi a vencedora feminina, Chantal Xhervelle a quem lhe bastaram 4.20.46 para concluir o percurso. Maria Gabriel Ribeiro a cerca de 10 minutos foi a 2ª, Verónica Correia a 3ª, Margarida Pinto a 4ª e em 5º Susana Almeida, simpática atleta que conheci nas provas do Troféu das Localidades de Oeiras e que juntou mais um feito ao seu palmarés. Nota também de realce para a sempre inevitável Analice Silva (que também esteve em Melides), tal como a Célia Azenha e Cecília Nicolau, grandes atletas que bem demonstram o verdadeiro espírito do atleta de pelotão.
No sector masculino, Carlos Sá com 3.09.38 bateu por quase 7 minutos o vencedor do ano passado, Jorge Aires. Luís Mota foi o 3º a quase meia-hora do vencedor.

Na corrida Curta, se é que se pode dar esta designação a uma prova com a extensão de uma Meia-Maratona mas por percursos com o grau de dificuldade como este, Carlos Dias venceu com 1.48.02 e um avanço de mais de 23 minutos sobre o 2º Tiago Santos. Fernando Simão completou o pódio. Em femininos, Sara Brito foi a vencedora com 2.14.42, Helena Dias ficou a apenas 27 segundos e Lúcia Oliveira em 3º numa competição que viu 106 atletas cortarem a meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário