domingo, 25 de março de 2018

O meu décimo Sino

A equipa 4 ao Km presente (eu, Vitor, Isa, Eberhard e Aurélio). O parecer que estamos com frio, não é simples aparência...
Aqui já equipados e prontos para cada um dar o seu melhor

Mal conheci a Corrida dos Sinos, foi paixão à primeira vista! Esta é daquelas que está na lista de provas a não perder.
E na realidade, desde que corri em Mafra pela primeira vez, apenas faltei em 2009 por estar com o pé esquerdo partido e em 2015 por ter coincidido na mesma data da Maratona de Paris. 
E só razões como pé partido ou Maratona de Paris me poderiam afastar da deslocação anual à bonita vila de Mafra.

Qual a razão para a Corrida dos Sinos ser especial?
Bom... esta resposta serve apenas para quem nunca lá foi pois quem já a conhece, sabe bem a resposta!
É uma corrida feita por atletas e para atletas, com tudo de bom das corridas de antigamente e tudo de bom das corridas da actualidade.
Com o ponto nevrálgico situado num belo parque, tem alguns pormenores que fazem a agradável diferença, como a partida ser dada com um sino, a chegada dentro dum estádio com uma bancada repleta de espectadores, percurso com animação, em especial na zona do Zé Franco, percurso bonito, aliciante, desafiante e com a sensação que se vai a algum lado, ambiente típico e efervescente, além do sempre tão bonito sino oferecido no final. 
A propósito, aqui está a minha colecção de que tenho tanto orgulho:

Linda! Não é?
Este ano São Pedro brindou-nos com frio, que durante a corrida acalmou após o sol despontar, e vento, muito vento!
Havia o receio de na subida de perto de 3 km o vento estar contra mas felizmente tal não aconteceu. Houve partes aí que esteve de lado mas nunca de frente, ao contrário do último quilómetro onde formava uma espécie de parede para furarmos.

Como sabem, a minha prestação na Corrida da Árvore no passado domingo não me satisfez, não pela marca mas sim pelas sensações. E fiquei com as subidas atravessadas. Eu que gosto de pensar que subo bem, fui ali uma nódoa.
Na 4ª feira fui fazer um treino com subidas mais duras do que na Árvore e, surpreendentemente, fiz um bom treino, o que levantou a moral.

Hoje o objectivo era fazer uma corrida onde desse o melhor para o momento actual e onde sentisse boas sensações, "portando-me bem" na tal subida.

No aquecimento senti que estava solto. Parti muito atrás o que dificultou o trânsito no primeiro quilómetro, com algumas variações de ritmo consoante o que o espaço à minha frente permitia, e pude estabilizar ao dar a volta ao Mosteiro, focando-me então no que poderia e deveria fazer.

Com o mosteiro ao fundo, após completar 2 quilómetros (foto Running Medals)
Um pouco mais à frente, ao lado do Manuel Sequeira (foto Luís Duarte Clara)
Até ao final da descida onde está o retorno (8,6 km), ia bem e confortável mas sempre com a dúvida de como me iria comportar na dita subida.

Iniciei-a e pude constatar que estava bem, conseguindo manter o ritmo que trazia. Tal deu-me confiança para continuar a impor esse ritmo e sem sentir dificuldades de maior, apenas a chegar ao seu final comecei a sentir o cansaço a aparecer. Mas como entretanto o piso endireitou, estabilizei novamente a respiração e pude manter a mesma cadência.

No 14º quilómetro a estrada torna a inclinar, embora de forma ligeira, mas como já é perto do final já se sente mais. Mas também a ultrapassei bem e vi que estava com média para 1.27 baixo.

No ano passado bati aqui o meu record com 1.18.03 em dia de aniversário, tempo entretanto já batido no 1º de Maio com 1.16.41 e Peniche 1.16.40, mas isso são contas de outro rosário pois agora (ainda) não posso pensar nisso nem lá perto. A forma é para ser reconstruída degrau a degrau sem querer que seja de patamar em patamar pois isso não dá bom resultado.
Para este ano, tinha dito que ficaria feliz se fizesse mais 10 minutos (1.28 portanto) mas faltando os últimos mil metros estava seguro no minuto 27 e com um bom final ainda iria ao 26.

O problema foi que nesse quilómetro final, e como já referido, tínhamos uma parede de vento para furar e lá me aguentei como pude, sabendo que ao entrar no parque, para dar acesso ao estádio, seria mais fácil. Aí dei o tudo por tudo e cortei a meta em 1.26.45 o que me deixou bem recompensado.

A entrar no parque, a cerca de 300 metros da chegada (foto Running Medals)
Altura para receber o sempre ansiado sino

E eis-me com o sino (desta vez laranjinha)
Esta semana há que continuar a treinar bem e esperar que não seja uma semana de altos e baixos como tem sucedido (mas esta já foi bem melhor), para chegar a Constância bem.

Pois é, sábado é dia de Grande Prémio de Constância, e se no início falei em provas que não posso perder, esta é mais uma que está nessa relação. Posso mesmo dizer que é a minha prova favorita de 10 quilómetros.

Uma boa semana a todos! 


30 comentários:

  1. Mais uma vez foste feliz nos Sinos! Parabéns :)
    Aquilo na Árvore, foi um soluço! Venha Constância (trocadilho)! ;)

    Bjinhos e boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente trocadilho! É disso mesmo que necessito :)

      Beijinhos, obrigado e bons treinos!

      Excluir
  2. Para quem ia para 1h28... Muito bom! Parabéns :) A pouco e pouco, a forma vai voltando a aparecer.

    Ainda não me estreei nessa e este fim-de-semana não dava. Mas para o ano não me escapa :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Agridoce.
      Não a percas para o ano :)

      Beijinhos e força!!!

      Excluir
  3. Olá João. Pela primeira vez numa prova tinha o privilégio e prazer imenso de correr ao seu lado durante uns metros e direito a uma pequena conversa. Que prazer! Obrigada por ser a fonte de inspiração que é :) Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras, Tânia!
      O prazer foi meu :)

      Espero que a corrida tenha corrido bem

      Beijinhos e boas corridas!

      Excluir
  4. Muito bom, João. Mais uns mesinhos e estás de volta. A de Constância por acaso é das que me despertam mais curiosidade. Gosto sempre das vossas descrições. Um abraço e uma boa semana de treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Filipe!
      Então vais a Constância?

      Um abraço e força nesse treinos

      Excluir
  5. Boa prova João. Mais uma e mais um sino para a colecção. Grande abraço

    P.S. E muito obrigado pela msg este fim de semana. Nestas situações já estou a contar com elas e nunca falha :)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns João.
    Continuas o caminho de volta á boa forma! Em breve lá estarás.
    E parabéns pela bonita coleção de sinos!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tiago!

      Um abraço e tudo a correr pelo melhor

      Excluir
  7. Adoro a tua colecção de Sinos. Ainda vos vi a aquecer e passei por ti e gritei um "força João".

    Realmente esta prova tem um fascínio, não consigo explicar.
    Parabéns pelo excelente tempo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh que pena de não nos termos conhecido!
      Não me recordo de ter ouvido no aquecimento, ou ouvi e não percebi, ou não entendi de quem vinha. Oportunidade perdida. Fica para a próxima.

      Tem um fascínio sim senhor :)

      Beijinhos e obrigado!

      Excluir
    2. João, ficaste um passo mais próximo de conhecer a ET porque quando nos encontrámos na zona dos dorsais quem estava comigo era o seu "Gajo". :D

      Excluir
    3. Obrigado pelo esclarecimento Não sabia...

      Excluir
    4. Quando estavam a aquecer eu estava dentro do carro, cheia de frio...

      Excluir
  8. Mafra é Mafra e sobre isso está tudo dito. Aquela ventania estava quase imparável, mas os atletas ainda tiveram mais força.
    Há algo que tenho que destacar: a tua constante lucidez em relação ao teu momento de forma. Consegues prever quase com exactidão o tempo que vais fazer e gerir o teu esforço de forma rigorosa. Quem te conhece e vai acompanhando sabe que isso é parte da tua essência enquanto corredor e reflecte os muitos anos de experiência que tens. Também nisto és um exemplo para todos. Qualquer outra pessoa poderia nesta fase ter tantas ganas de regressar ao asfalto que poderia "ir com muita sede ao pote" e estragar esta etapa fundamental. Parece cliché, mas o teu regresso é uma maratona e não um sprint.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Nuno! Gostei dessa frase "O regresso é uma maratona e não um sprint".
      Sabes, eu não quero ter um pico de forma e pronto. Quero uma forma sustentada como a que tive antes da operação e que permitiu andar 2 anos na mó de cima.

      Grande abraço

      Excluir
  9. Mais uma prova superada e,com Bento (como nós dizemos aqui :)
    Parabéns e a boa forma é passo a passo.
    Abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mike!
      É isso mesmo, passo a passo. Como explico no comentário anterior, não quero ter um pico de forma e desaparecer mas sim manter n tempo como em 2016 e 2017
      Um abraço e força para a Meia!

      Excluir
  10. João, primeiro de tudo. Muito parabéns pela tua prova. Excelente!
    Agora em jeito de desabafo e perdoa-me fazê-lo aqui, mas pela primeira vez fui à Corrida dos Sinos, e não posso dizer que tenha adorado a prova, por vários motivos:
    - Partida muito confusa onde me fartei de ultrapassar crianças ou pessoas a andar (não era suposto a corrida dos sininhos ter começado atrás?);
    - Uma vez que tínhamos chip estranhei não haver sensores na partida, e como é óbvio, não houve registo do tempo de chip;
    - Gostei de ter terminado no estádio, mas aquele acesso ao estádio… perigosíssimo;
    - A pouca animação em volta percebo tendo em conta as condições climatéricas, mas havia um espirito de corrida no ar bastante positivo;
    - Quanto ao sino… BRUTAL! Adorei (não pensava que fosse tão grande 😊).
    Se voltar, será garantidamente para ir buscar mais um sino 😉
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Edgar!

      Não há nada que seja 100% perfeito e focaste as duas únicas coisas que estão menos bem: A falta de tempo de chip e a partida.
      Se em relação ao tempo de chip penso ser de fácil resolução, a partida já parte muito da educação das pessoas.
      Por mais que dividam a partida entre Sinos e Sininhos, há sempre quem vá caminhar e arranje maneira de se infiltrar nos Sinos e lá para a frente, o que é um perigo para si e outros, e ainda mais quando sujeitam crianças a esse perigo. O mal não é desta prova é da generalidade.
      A única solução seria colocar cancelas de maneira a ninguém se poder infiltrar mas isso julgo ser impraticável pois assim o trânsito teria que ser cortado bem mais cedo. E mesmo assim não resolve pois há caminhantes que se colocam depois do pórtico e quando ouvem a partida entram! Repito que o mal é de todas as provas e não desta.
      Ou melhor, o mal não é, logicamente, das provas, mas sim da educação. Ainda há uns tempos li o relato de quem foi realizar uma Maratona na Austrália e lá não havia pulseiras por cores a serem dadas no levantamento do kit. No dia da prova, havia portas de entrada por tempos e cada um entrava naquela onde julgava valer ou para onde ia. Ninguém se colocou numa porta que não era a sua. Conclusão: A partida foi muito corrível pois o pelotão estava ordenado por ritmos e ninguém se atrapalhou. Tal seria possível cá? Infelizmente não...

      À parte disso, correu-te bem?

      Um abraço e boas corridas! :)

      Excluir
    2. Também li algo do género mas penso que foi numa meia na Islândia, e era precisamente o mesmo. Sem pulseiras e partida ordeira sem confusões. Infelizmente cá não é possível, mas neste caso concreto penso que podiam desfasar as partidas nem que fosse 10minutos. Eu não parti assim tão atrás e fartei-me de ver e desviar de crianças a caminhar. Achei um perigo!!
      Mas como disse gostei do “espirito” da prova, e talvez volte para ir fazendo uma bela coleção de sinos 😊
      A prova até correu bem. Tinha planeado fazer a um ritmo de 4:40m/km, mas pensava ser mais plana, ou seja, custou mais do que estava à espera, mas terminei com os 4:40m/km pretendidos 😉
      Um abraço e boa prova em Constância!

      Excluir
  11. Olá João.

    Muito bem, os meu parabéns. Estás uma máquina ;)

    Boa prova no próximo fim-de-semana.

    Beijinhos

    Lígia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado mas ainda tenho muito trabalho pela frente :)

      Como correu Aveiro?

      Beijinhos :)

      Excluir
    2. Dadas as circunstância correu muito bem.
      No Sábado acordei com uma valente dor de cabeça, ao final desse dia estava com 38 de febre. No domingo tinha 37ºC, mas eu queria muito ir à prova, tomei um brufen, e meia hora antes de a prova começar um be-nu-ron.
      Fiz em 48:19, fiquei em quarto lugar do meu escalão (a terceira classificada fez também em 48:19, mas como partiu 3segundos mais cedo, chegou primeiro), e em 10º no geral feminino. Fiquei a 4 segundos do meu RP. Por isso com febre e conseguir fazer esse tempo, foi bem bom.

      Agora ando a antibióticos, este dois últimos 2 meses ando neste altos e baixoa quanto a saúde :(

      Obrigada por perguntares.

      Beijinhos

      Excluir
    3. Espectacular!!! Com febre e ficas a 4 segundos do record e quase no pódio do escalão, incrível!!!

      Desejo a mais rápida recuperação desse problema.

      Beijinhos e muitos parabéns pela fantástica prestação!

      ps - Como curiosidade, o tempo que fizeste (48.19) é o meu record :)

      Excluir
  12. Entro aqui novamente só para dar a conhecer a minha (nossa) experiência em provas quanto á partida.
    É evidente que o problema destas partidas confusas se deve especialmente á falta, como dizer, de cultura desportiva das pessoas.
    No entanto, como sabemos que isso cá existe, então cabe aos organizadores tomarem todas as providências para que a partida seja organizada.
    Que me lembre, só numa prova das muitas que já participei houve "bagunça" pois, todas as outras têm grades de proteção e não misturam quem corre e quem caminha.
    Mas, para verem como é mesmo uma questão de educação desportiva, o ano passado fizemos as meias de Varsóvia e Munich.
    Com a inscrição indicamos o nosso tempo.
    Levantamos os dorsais que eram distinguidos através da cor.
    Chegados á partida, não havia grade alguma!
    Como assim?
    É verdade.
    Apenas bandeiras com a cor das boxes a indicar o começo da mesma.
    Da primeira vez, em Varsóvia, no início nem percebi bem.
    Estarei enganado?
    Ok.
    Como ainda era cedo, fomos andando pelas outras boxes para ver se encontravamos alguém com a cor certa no local errado.
    E, sabem quantos encontramos?
    Zero.
    Só nós é que naquele momento estavamos errados.
    Lá fomos para a nossa caixa e a partida deu-se sem qualquer problema.
    Todo o mundo respeitou a sua cor.
    Incrível!
    E, em Varsóvia terminaram 12180 e Munich 8252 (não éramos poucos).
    Agora para Berlim (no próximo mês), na inscrição quem não enviasse diploma de uma prova com tempo (até um ano atrás), vai para a ùltima boxe de partida (a partir de 02:17:00)
    Pronto.
    É isto.
    Abraço a todos
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela partilha, Mike!

      É isso mesmo, educação versus o nacional chico-espertismo :)

      Muitas vezes atletas reclamam contra organizações mas teriam que reclamar em primeiro lugar contra os outros atletas.

      Um abraço e boas corridas

      Excluir