domingo, 11 de março de 2018

Na Meia da Ponte com uma organização proactiva a demonstrar a sua qualidade!

Antes da partida, em pleno Eixo Norte-Sul, com a Isa e Vítor, o trio 4 ao km presente

Este artigo tem, forçosamente, que começar por uma palavra de apreço à organização que, provavelmente, em 28 edições terá enfrentado a maior dificuldade, da qual se saiu da melhor maneira, demonstrando toda a sua qualidade, proactividade e foco no atleta.

A decisão terá sido muito difícil de tomar mas, simultaneamente, fácil pois era a segurança de 35 mil pessoas que estava em jogo e a necessidade de avisar com 24 horas de antecedência. Munida de todos os elementos meteorológicos e de forças de segurança, alterou o que tinha que ser mudado, o que terá sido uma tormenta organizativa de deslocar tudo para outro local, que nunca tinha sido testado, ao contrário da afinação de 27 edições na praça das portagens da Ponte, e se seria admissível alguma natural falha, nada disso sucedeu e ninguém, nem o mais picuinhas, conseguirá descortinar algo.

Sabemos que as previsões estão sempre sujeitas a erro por alguma inesperada mudança duma qualquer massa de ar, mas mesmo que o dia afinal estivesse sem qualquer problema, diria sempre o mesmo pois a ameaça 24 horas antes era bem vincada.

E ninguém teve a mínima dúvida de tal ao sentir as bruscas rajadas de vento que sopraram nesta manhã. No cimo da Ponte registaram-se rajadas de 100 quilómetros hora!

No meio de tanta gente, há sempre aqueles que quando foi distribuída a inteligência ao mundo chegaram tarde e ontem li no Facebook da prova alguns comentários de pessoas que vivem fora deste mundo da corrida e apenas uma vez ao ano se lembram que é giro fazer uma caminhada pois passa numa ponte com vista privilegiada sobre a cidade das 7 colinas. Além de não saberem utilizar os neurónios, julgam que o mundo centra-se em si e nos seus interesses e esquecem-se que os organizadores têm que velar por um colectivo de 35 mil pessoas. 
Felizmente foram poucos pois aqueles que vão sempre compreenderam e apoiaram o inevitável.

Posto este obrigatório e muito merecido elogio e reconhecido agradecimento à organização, que na meta transmiti directamente ao director técnico professor Mário Machado, passo à minha prova.

Pessoalmente, nem me importei que a partida fosse no eixo Norte-Sul e até achei graça pelo inédito de correr 3 km nessa via e também porque já passei um bom número de vezes na Ponte. 
Foi a minha 10ª participação neste evento que é uma verdadeira festa, sendo a nona vez que participei na Meia. A primeira participação deu-se em 2006 na Mini que foi, igualmente, a minha 1ª prova e recordo-me de admirar os atletas que via passar para a Meia, interrogando-me como conseguiam aguentar 21 km, coisa que seria o mais impensável para mim e que nunca tal faria. 
Mas como se sabe, estreei-me em Meia ali um ano depois e hoje já foi a minha 56ª Meia.

O objectivo era terminar e sentir que tinha dado o que podia para o momento actual. A marca não era prioridade mas sim, tinha um objectivo difícil de alcançar. Esse objectivo dava pelo nome de 2.06.33
Pode parecer um número estranho mas passo a explicar. Para 21.097 metros, média de 6.00 dá 2.06.34, portanto 2.06.33 é ainda nos 5.59. Está explicado. 

Claro que não dá para comparar com o meu record de 1.51.26 alcançado há 3 meses atrás, pois a forma está a ser reconstruída após a paragem de 7 semanas.

Felizmente que conseguimos começar secos, o que é importante pois partir molhados e frios é duro. O primeiro objectivo estava alcançado mas agora havia outro bem mais complicado. Conseguir terminar a corrida sem o chapéu voar!

Dada a partida achei giro ir ali pelo eixo Norte-Sul e por volta dos 10 minutos de prova caiu a primeira chuvada. Essa aguentou-se bem e quando dei por mim estava em Alcântara e a primeira légua feita. O ritmo era bom, dava média abaixo de 6 e sentia-me bem.

Dada a volta no Cais do Sodré, teria que encarar o vento de frente durante 9 quilómetros. E se até aos 13 a coisa aguentou-se bem mantendo praticamente a média, entre os 13 e 17 (Belém-Dafundo) a ventania foi muito mais forte, o desgaste começou a fazer-se notar e a média a piorar. 

Felizmente nessa altura vi o Mike e tive o grato prazer de percorrer ao seu lado os últimos 8 mil metros. E foi por volta dos 14 e qualquer coisa que se dá o tal momento. Que momento perguntam? Durante uns 2 ou 3 minutos uma carga de água torrencial e bem fria, chegando a cair granizo! Acreditem que não foi nada agradável...

Acabei por chegar ao retorno dos 17 desgastado e com receio dos últimos 4 mas deu-se o inverso. Vinha a fazer um esforço tão grande para cortar o vento que, quando dei a volta e não senti resistência alguma, renasci e recuperei o ritmo, dando bem nesses 4 finais, últimos 3 dos quais debaixo de chuva mas chuva normal.

Cortei assim a meta com o Mike e com o tempo de 2.05.09 o que me deixou muito feliz, até sendo mais dum minuto melhor que o tal objectivo. 


Com o MIke após a meta
Mas o objectivo mais difícil foi conquistado. Terminei os 21.097 metros sem o chapéu ter voado uma vez que fosse. Para tal, muitas e variadas ocasiões tive que baixar a cabeça para a pala ficar mais para baixo. Mas consegui superar esta dura provação :)

No final, junto ao carro, ao tirar os sapatos e as meias, senti uma coisa estranha no dedo mindinho do pé esquerdo e pensei ter alguma feridazinha devido ao atrito no sapato molhado. Ao chegar a casa, a minha enfermeira particular viu que era uma bolha e que até já tinha rebentado! Podem perguntar porquê tanta admiração mas passo a explicar. Vou na minha 13ª época de Atletismo e ainda há pouco tempo dizia a uma atleta que sofre de bolhas que nunca tinha tido uma nem imaginava o que se sentia. Há sempre tempo para uma primeira vez!

Antes de terminar, quero realçar que os meus elogios e agradecimentos iniciais à organização são extensíveis, como é evidente, a toda a equipa e voluntários. 
E por falar em voluntários, quero dedicar esta Meia a um amigo que foi durante 10 anos voluntário nesta prova, o Jorge Branco. Ele sabe bem porquê.

A todos, desejo uma excelente semana. E tentem ser felizes e fazer os outros felizes. 


Na Feira havia um stand da Maratona de Valência, a minha próxima (2 de Dezembro). Ofereceram-me esta pulseira que fiz questão de correr com ela para "inspiração"

26 comentários:

  1. Digo e repito temos os melhores organizadores de provas pedestres do mundo! A tua prestação foi excelente e digna do grande atleta que és.
    Mas mais que o grande atleta és um ser humano excepcional! Não há palavras para agradecer a tua dedicatoria mas há lágrimas, muitas lágrimas porque os homens também choram. Todo o poço tem um fim e vou sair deste! Não será provável que te dedique uma prova mas algo muito especial um dia irei conseguir voltar a ter forças para te dedicar meu mano mais velho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho dúvidas que vais fazer mais coisas daquelas especiais :)

      Força! Grande abraço

      Excluir
  2. Muitos parabéns! Meia Maratona n.º 56?
    A tua forma está a melhorar e foste feliz na Meia da Ponte! Já não sei o que te dizer, para além de muitos, muitos parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Sofia! Fui feliz e muito :)

      Beijinhos e boas corridas

      Excluir
  3. E mais uma história para contar ;) ... parabéns por mais uma MM (56??? porra ... ) e tb pela primeira bolha :P
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Carlos!
      Aqui às uns tempos li uma frase que dizia "quem nunca teve bolhas não é atleta". Fiquei de tal maneira preocupado que tratei de arranjar uma! :)

      Um abraço e muita força para daqui a 2 semanas

      Excluir
  4. Grande resumo do que foi a prova. Só não concordo com os parabéns à organização... Estão tudo menos de parabéns!

    A decisão de alteração do local foi fácil de ser tomada: era imperativa e consciente face às condições climatéricas. A não alteração da data: idem, tendo em conta a quantidade de atletas estrangeiros inscritos.

    Mais difícil de admitir é a constante dificuldade em organizar provas sem falhas por parte do Maratona: a confusão no acesso à partida da Meia, sem qualquer indicação e feita por um corredor exíguo junto ao separador central do Eixo Norte-Sul (muita gente ficou atrás da partida da Mini, sem saber que havia esse acesso); a ausência de qualquer indicação de linha de partida (muitos atletas deram pelo inicio da prova porque pisaram as lombas com os sensores); a falha no cronómetro da linha da meta (os tempos não batem certo com os oficiais a partir de determinado momento: chegam a haver diferenças de 40 segundos).

    Está na altura do Maratona abrir os olhos, modernizar-se e mudar os seus organizadores, ter gente que para além de profissional, seja profissional competente. Nas últimas quatro/cinco provas deles, a única que me lembro de ter decorrido sem incidentes foi a do GP Natal 2017 (com a "inovação" da partida por vagas).

    Parabéns é para os atletas, em especial para ti!

    Um abraço, Filipe M. Fitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Filipe pelos parabéns e pelo comentário.

      Indo pela ordem do que apresentas, o corredor de acesso à Meia não me ofereceu qualquer dúvida dado que estava muito bem indicado, Mini para a esquerda, Meia para a direita. Que este corredor era mais estreito que o da Mini, naturalmente que sim pois havia mais inscritos para a Mini. Mas não tive qualquer problema em percorrê-lo, tendo ido para o local da partida pouco mais de meia-hora antes. Não nos podemos esquecer que estes eventos que envolvem dezenas de milhares de pessoas obrigam-nos a tomar as devidas precauções e não irmos em cima da hora.

      Relativamente ao pórtico de partida, não havia. Mas se as provas desta organização sempre têm pórticos bem visíveis e desta feita não existia, é que haveria alguma razão. Porque estávamos a partir dali e não da Ponte? Pelas rajadas de vento. Ora iria colocar-se um pórtico no Eixo Norte-Sul com o vento que estava? Nem pensar e nem seria autorizado em nome da segurança de todos, de quem estava lá em cima e cá em baixo. Temos que compreender que não estávamos com as condições ideais e em regime de plano alternativo para salvar a realização da prova.

      Não sei de falha alguma no cronómetro, o meu tempo está certo ao segundo mas se houve, temos que compreender que sempre houve uma incompatibilidade entre sistemas electrónicos e demasiada água. Há situações que seriam de difícil aceitação num clima ideal mas naturais devido à intempérie.

      Quanto à competência da organização, se no meu entender provaram a sua enorme qualidade, há factos que falam por si. A IAAF é muito rigorosa no standard de provas que atribui graus de ouro, sendo poucas as que existem a merecer tal distinção. Para o atingir, são observadas por técnicos que analisam tudo ao pormenor. E de há uma série de anos a esta parte que é atribuída essa honra a este evento, o que diz tudo da competência de quem a organiza e com a dificuldade acrescida da partida e chegada serem em locais distintos e distantes e com a movimentação de dezenas de milhares de pessoas.

      Um abraço e boas corridas

      Excluir
  5. Olá João.

    Estou 100% de acordo quando ao que escreveste sobre a mudança da partida. Novas provas com partida da ponte virão e assim todos tivemos a experiência única de partir do eixo norte-sul.

    Desta vez não te consegui ver, para te dar um olá.

    Tanta tareia que levamos do vento, e quando choveu granizo, fiquei de tal maneira gelada, que deixei de sentir as pernas e fiquei consegui ficar novamente constipada.

    Mas o que interessa é que ultrapassamos estas adversidades e terminamos em beleza ;)

    Parabéns ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lígia!

      Devido às contingências da partida, não foi possível vermo-nos. Fica para uma próxima.

      Sim, o vento esteve agreste naquela parte mas a granizada... ui!

      Mas como dizes e bem, derrotámos as condições adversas :)

      Parabéns para ti, beijinhos e as melhoras da constipação!

      Excluir
  6. Parabéns João pela excelente prova. Essa recuperação vai pelo melhor :))
    E obrigado pelos dois dedos de conversa no caminho :)
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Edgar e parabéns pela tua!

      Obrigado eu pelos dois dedos de conversa (na altura não deu para mais) :)

      Um abraço e continua a dar-lhe bem!

      Excluir
  7. Mais uma a enriquecer o curriculum!
    Parabéns João, abraço!

    ResponderExcluir
  8. Boa prova! E concordo plenamente contigo. No sábado quando vi a noticia pensei logo o pesadelo que estaria a ser a logistica megalómana de mudar tudo para um sitio novo e NUNCA TESTADO! Eu não sou grande adepto das meias das pontes, mas unicamente porque é demasiada confusão para o meu gosto. Agora, quanto ao mérito da organização, nada a dizer. Estamos a falar de 35 mil pessoas que têm que ser transportadas para a meta! O único reparo das duas vezes que fiz ambas era existir partidas por vagas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Filipe!

      O ideal sim, seria partida por vagas. No entanto, isso iria colidir com o espaço que é destinado para o evento e que não permite que se estenda mais para trás pelo impacto que teria nas outras vias.

      Um abraço e boas corridas. Boa preparação rumo ao MIUT :)

      Excluir
  9. Muitos parabéns, João! A pouco e pouco, estás a fazer um regresso fantástico à tua forma :) Desta vez, com dificuldades acrescidas e a conseguir manter o chapéu na cabeça! Não é para qualquer um ;)

    A organização fez o possível, dadas as condições, e sujeitando-se a todo o mar de críticas que tão bem referes. Os que eu mais gostei de ler, foram os que pediam que se adiasse a prova!... Enfim... Como dizes, a maioria das críticas vinham, de facto, de quem não é desportista habitual ou de quem não tem mesmo ideia do que uma prova destas implica!

    Boa recuperação e eu, se fosse a ti, agora usava essa pulseira sempre que corresse!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Agridoce!
      E não duvides... até 2 de Dezembro esta pulseira vai ser o meu talismã :)

      Beijinhos e força!!!

      Excluir
  10. Parabéns João. O que dizes vem na linha do que há pouco escrevi no "cidadão". Perante uma adversidade tão intensa que a Organização teve de enfrentar a menos de 24 horas da Prova, seria desumano exigir-se mais do que aquilo que fez. Cumpriu-se a Corrida em segurança. Os pequenos quês que têm sido apontados, não passam de pevides, face ao gigantesco trabalho que foi feito e que testemunhámos.É claro que não deixa de haver os "críticos" que até embirram com o sabor do gelado. Gostei do teu texto, João.Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Fernando!
      Muita gente deveria fazer parte duma organização para se aperceber dos seus quês...

      Grande abraço

      Excluir
  11. Grande João. Quando passei pela Isa e pelo Vítor e me disseram que ias uns 100 metros mais à frente percebi que a prova te estava a correr bem e gostei de te ver depois embora não tenha dado para mais que uma curta troca de palavras. Também reconheci o Mike mais à frente. Foi uma boa dupla de amigos a cruzar a meta.

    Em relação à organização acho que falhou mesmo a questão da partida. Não podendo haver um pórtico por causa do vento ela deveria estar marcada de forma mais visível nem que fosse, sei lá, com elementos da organização a sinalizar. É claro que isto é uma gota de água (ou de granizo) neste plano B que nunca havia sido testado, mas fica a nota na mesma.

    Forte abraço e que a pulseira te inspire!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado e parabéns pela tua prova. Naquelas condições, a tua marca é muito boa! :)

      Um abraço e força para as próximas

      Excluir
  12. Grande amigo João, foi um prazer ter a tua companhia nesta prova.
    Apareceste na hora certa para me levantares a moral pois aquele maldito vento estava a "apagar" a minha vontade.
    Como não atravessei a ponte e a Teresinha não pôde correr, talvez estejemos aí para o próximo ano.
    Grande abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prazer foi meu! E também apareceste na hora certa! :)
      Para o ano repetimos a dose :)

      Grande abraço e um beijinho à Teresinha

      Excluir
  13. Excelente prova João !
    Calculo que a prova tenha sido de extrema dureza porque no dia anterior fui correr para Algés/Belém e o retorno, a partir da ponte, foi dificílimo. E Sábado havia menos vento do que no Domingo !
    Enfim, foi a primeira vez que as condições obrigaram a esta mudança e esperemos que não exista outro contratempo destes nos próximos 25 anos. Grande parte do aliciente desta prova é, precisamente, a ponte. Foi pena.
    Abraço
    Ricardo_A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Ricardo! Também acho que foi muito boa, em especial pelas circunstâncias :)

      Um abraço

      Excluir