domingo, 18 de dezembro de 2016

Santa Maria Maior - Uma São Silvestre simpática e diferente

Os 4 ao Km presentes: Eu, Eberhard e João Cravo, exactamente a mesma equipa que esteve um ano antes

2ª edição da São Silvestre de Santa Maria Maior, 2ª presença minha. E se caso alguém for ler o que escrevi na 1ª edição, vai deparar-se com rigorosamente o mesmo título. 

A verdade é que pensei, pensei, mas concluí que a melhor maneira de fazer jus à prova era repetir o título.

No ano passado não foi possível realizarmos a totalidade do percurso, ficámos com +/- 7.700 mas este ano já foi possível corrermos por todo o percurso que delimita a freguesia de Santa Maria Maior numa distância aproximada de 10 km e que torna esta corrida diferente das habituais que se disputam na capital, em virtude dos locais por onde passamos.

Para ser mais exacto, o percurso é: (Partida) Largo Portas do Sol / Rua do Limoeiro / Rua de Augusto Rosa / Largo da Sé / Rua Santo António da Sé / Rua da Conceição / Rua da Prata / Praça da Figueira / Poço do Borratém / Praça Martim Moniz / Rua da Mouraria / Rua do Benformoso / Travessa do Benformoso / Rua da Palma / Martim Moniz / Rua Barros Queirós / Largo de São Domingos / Rossio / Largo Dom João da Câmara (regressa) / Rossio (1º Posto Abastecimento) / Rua do Carmo / Rua Garret / Rua Serpa Pinto / Rua Vítor Córdon / Calçada de São Francisco / Rua do Ouro / Praça do Comércio / Av. Infante D. Henrique, Junto Discoteca Lux (regressa) / Av. Infante D. Henrique (2º Posto Abastecimento) / Praça do Comércio / Rua da Prata / Praça da Figueira / Rua do Amparo / Rossio / Rua do Ouro / Rua do Comércio / Rua Augusta / Praça do Comércio (Chegada)

Podem conferir aqui no mapa:


O tempo esteve bonito em termos de sol, frio mas bom para correr, o único senão foi o vento cortante no caminho para Santa Apolónia.

Quanto à organização, simpática e com vontade de agradar. Não tem grandes meios mas faz uma prova que se encaixa no que tem, e quando assim é, tudo está bem. 
A inscrição é barata para os dias de hoje, 5 euros que dão direito à prova em si, t-shirt, dois postos de abastecimento durante a prova mais o da meta e uma maçã.
Uma óptima ideia a de colocarem no dorsal um número de telemóvel de SOS.

Quanto à minha corrida, foi tal e qual a idealizei. Um ritmo agradável, mais de treino, a apreciar a prova e paisagens.
O início foi mais lento pois começamos a descer do Largo das Portas do Sol até ao Martim Moniz, e já se sabe que eu e descidas íngremes não nos damos muito bem, tendo ficado praticamente na cauda do pelotão, mas depois imprimi um ritmo certinho indo assim até à meta, que cortei em 56.10, sem grande esforço pois esta era uma para poupar no seguimento da semana que passou.

Efectivamente, estes dias foram para recuperar do que tenho feito. E não, não estou apenas a falar do GP Natal mas sim de toda uma sequência que me levou a 6 de Novembro a bater o meu record de Maratona por 15 minutos e, após 3 semanas, estas 3 corridas em 3 domingos seguidos: Juntos Contra a Fome, 10 km em 50.25, Meia dos Descobrimentos em 1.52.38 e GP Natal, 10 km em 48.42

Ora depois duma sequência destas, senti necessidade de ter uma semana calma para recuperar de todo o esforço, mesmo porque vem aí outro.
Assim, na 3ª 20 e na 2ª 26, espaço para dois longos a preparar a Maratona de Sevilha, intercalados com os treinos normais.

E vão ser diferentes. Até agora costumo planear os quilómetros dos longos e depois adequo a velocidade à distância. Agora, vou partir sem ter uma distância fixada, pretendendo impor um ritmo bem mais rápido e ir até onde der. Por exemplo, se em vez de 26 à média x, ficar pelos 22 mas à média de x-uns quantos segundos, melhor. 
A intenção é habituar o corpo para velocidade maior em mais quilómetros para na Maratona, ao ir a uma velocidade mais suave do que o habitual, aguentar mais.
Como sempre em Maratona, não é a pensar na marca, apesar de ficar impactada positivamente, mas sim o aguentar o máximo de tempo sem "morrer". No Porto deu até aos 38, entrando depois no modo de sobrevivência, em Sevilha gostava que desse até à meta. Ou pelo menos mais perto. É o meu objectivo (ambicioso).




9 comentários:

  1. Muitos parabéns!
    Parece-me uma corrida muito interessante, por locais diferentes do habitual.

    Ai isto agora é assim...fazes 56m10s e dizes que foste na descontra...sim senhor estás mesmo noutro nível agora ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh rapariga... tu não me envergonhes! (ih ih ih)

      Muito obrigado e parabéns pelo vosso belo desempenho no Cabo Espichel ;)

      Beijinhos

      Excluir
  2. Muito bem João! Acabou por ser um bom treino com um tempo final bastante simpático. Como é a altimetria deste percurso? É sem dúvida uma lufada de ar fresco apanhar um percurso diferente no meio de Lisboa!

    Gosto da estratégia que apresentas para a Maratona. Muito interessante mesmo. Bons treinos e cuidado com os excessos de Natal para esse longo de dia 26! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Nuno!

      A altimetria que te posso mostrar é só a do GPS

      Não te preocupes que não vou (não posso) entrar em excessos

      Vamos ver se a táctica resulta. No papel parce que sim

      Um abraço!

      Excluir
    2. Já vi entretanto o registo da prova no Strava de alguns amigos. Obrigado na mesma. Correr em Lisboa é muito mais que aquele percurso típico. :)

      Espero que sim! Abraço!

      Excluir
  3. Tb sabe bem, fazer assim umas provas descontraídas. Sevilha, olé!!!! Animo, animo ...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe sim!

      Venga Sevilha :)

      Um abraço e muitos parabéns pelo inacreditável voo de Ovar!:)

      Excluir
  4. Ola senhor joao lima,

    Quero dar a minha opiniao sobre o seu plano para a maratona,

    Nao me parece boa ideia estar a treinar mais rapido para fazer a maratona lento, habitue o seu corpo a correr lento e mantenha um ritmo cardiaco confortavel, eh importante para adaptar o corpo a consumir mais gordura em vez de hidratos de carbono nas distancias mais longas (eh qualquer coisa assim do genero), senao pode acabar as Suas reservas de hidratos de carbono demasiado cedo na maratona e ter de sofrer para chegar ao fim.

    Um abraco e boa sorte :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, seja com quem estiver a falar (para a próxima não se esqueça do nome), não me tratem por senhor :)

      A experiência que tenho das 7 Maratonas que já fiz, nas quais treinei sempre longas distâncias a ritmo de Maratona, é que perto do final faltavam-me km, exactamente por estar habituado a correr apenas àquela mesma velocidade. Ora treinando mais rápido, no dia ao fazer mais km mas mais lento, a resistência será maior. Isto caso tudo corra bem pois como bem sabemos, numa Maratona há uma série de parâmetros imponderáveis que dependem do próprio dia.

      Um abraço e obrigado pela opinião

      Excluir