domingo, 1 de novembro de 2015

Na bonita Corrida de Sesimbra (com bónus de golfinhos!)


Em muito boa hora regressei, 5 anos após, à Corrida de Sesimbra onde a chuva permanente não estragou em nada o que foi uma bonita e boa corrida, com um inesperado espectáculo de golfinhos de permeio. 
Para mais ajudar à excelente manhã, recebi no final da corrida uma excelente notícia da Isa, a quem envio as minhas mais entusiastas saudações. Querem saber porquê? Aguardem pelo seu blogue :)

Entre 2006 e 2010 participei sempre com muito gosto na Corrida de Sesimbra. Em 2011, devido a obras, não se realizou. A prova seria para regressar em 2012 mas tal só sucedeu em 2014, dia em que estive na Meia de Coimbra.

Este ano nem hesitei e foi com muito prazer que regressei a esta bela vila para um evento organizado com muito gosto e cuidado pela Associação Mundo da Corrida. 

As condições meteorológicas é que não ajudaram com chuva sempre constante, o que me obrigou a correr de impermeável pois estou a recuperar duma constipação e não quis arriscar.
Mas note-se bem que não me estou a queixar em nada do S.Pedro. Após a grande benesse que nos deu há duas semanas na Maratona, tem crédito para muito!

Senti-me bem e decidi atacar. A minha melhor marca aqui era de 53.51 feitos em 2008 e seria giro bater com 55 anos uma marca feita com 48. E foi com esse objectivo que fui orientando o esforço. No final da 1ª volta (eram 2 voltas, uma mais pequena e a 2ª maior com passagem no pontão), vi que estava apertado mas possível e continuei a imprimir esse ritmo. 

Quando entro no pontão, ia bem concentrado mas começo a notar que há uma certa agitação no ar. Reparo então que os atletas, tanto os que iam como os que vinham, em vez de estarem a olhar em frente olhavam para o lado mar. Claro que quando muita gente olha para um lado, o que fazemos? Olhamos também. Que espectáculo!!! Ali mesmo  ao lado do pontão, um grupo de cerca de 10 golfinhos passava com os seus tão característicos saltos, momento que a todos encantou.

Pouco depois de sair do pontão, olho para o relógio e ao ver 8,800 apercebo-me que a prova iria ter mais do que os 10 quilómetros. A tal marca não iria ser válida mas continuei no mesmo ritmo para saber se conseguia ou não. Efectivamente foram 10.600 metros (que cumpri em 56.27) mas com 53.50 à passagem dos 10. Bati assim, de forma não oficial, essa marca de 2008. Não vale mas fico feliz por a ter conseguido. Se tivesse os 10 km, seriam igualmente a melhor marca do ano e consequente record de escalão. Mas o ano ainda não acabou... :)

Para 2016, contem comigo novamente pois esta é daquelas a não perder! 




20 comentários:

  1. Parabéns João, pela excelente prova! Estás como o Vinho do Porto ;)

    Ainda estive para me inscrever nessa prova, perto de minha casa, mas se leres o meu blog vais perceber porque não fui :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li, já. Treinar com campeões... upa upa :)

      Um abraço

      Excluir
  2. Grande tempo amigo!
    E com esse momento lindo com golfinhos! Que bónus fantástico.

    Obrigada pela referência aqui à afilhada ;)

    Beijinhos e até ao final do ano ainda vai acontecer muita coisa ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa!

      Até final do ano, muita água tem que passar por baixo da ponte! ;)

      Beijinhos e continuação do bom momento (uma Maratona dá-nos muita força!)

      Excluir
  3. Grande João ... estou com o Luis, tás como o vinho do Porto. Boa prova carago!!! Gosto do "o ano ainda não acabou" :)
    abraço

    P.S. Essa dos Golfinhos é fantástica ... tenho que arranjar o contacto para fazer o mesmo nos Trilhos do Perneta 3 ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh eh, os golfinhos foram um inesperado e muito saboroso bónus!

      Quanto ao ano não ter acabado, vou parafrasear o saudoso Zé Torres. "deixem-me sonhar!" :)

      Um abraço e em força para domingo!!!!!

      Excluir
    2. :) e os sonhos nem pagam impostos nem nada (ainda...) :)

      Excluir
  4. Excelente surpresa dos nossos Golfinhos da Baía de Setubal :)

    Eles são maravilhosos e fizeram essa surpresa aos atletas... adorava ter visto :)

    Excelente corrida a tua, mesmo contipado.

    Sinal que o teu corpo está bem e com vontade de acelerar mais :)

    Parabéns amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Sandra, mas eu tenho treinado bem. Há quem pouco treine e faça o mesmo tempo :)))

      Parabéns!

      Beijinhos

      Excluir
  5. Muito bom !Depois da Maratona correr assim é sinal que as marcas que ficaram foram todas muito positivas.Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Joaquim. Normalmente após uma Maratona fico cheio de força :)

      Um abraço

      Excluir
  6. ehehe, em dia de temporal doste um furacão:)

    É o treino da maratona a dar frutos.

    É aproveitar.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sem dúvida! Após uma Maratona acontece-me sempre isto :)

      Força para domingo!

      Um abraço

      Excluir
    2. Epah, não, DNS.

      Enfim, podia ser uma bela história mas fica para o ano.

      Abraço

      Excluir
    3. Esse DNS é um OQP (Oh Que Pena)

      Força para 2016!

      Excluir
    4. Esse DNS é um OQP (Oh Que Pena)

      Força para 2016!

      Excluir
  7. Excelente corrida João, parabéns! Mas realmente é de notar a frescura física depois de uma Maratona! Eu acho que quando me aventurar na maratona, a seguir não treino duas semanas :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha táctica é não correr durante uma semana após a maratona e depois regresso cheio de força! :)

      Obrigado e um abraço

      Excluir
  8. Parabéns João!
    Mais um bom tempo, numa prova que deve ser muito bonita. E ainda por cima, com a aparição dos golfinhos:)

    Abraço

    ResponderExcluir