domingo, 22 de novembro de 2015

A (muito boa) Meia que Évora merecia!

Com o casal Sandra / Nuno, com quem tive o enorme prazer de fazer a viagem

Estive hoje presente na edição inaugural da Meia-Maratona de Évora, englobada no circuito de Meias de Patrimónios Mundiais. E que rica e espectacular edição de estreia! 

Uma organização exemplar num local cuja beleza é reconhecida mundialmente, muitos e bons abastecimentos, uma bonita e significativa medalha de cortiça, um ambiente fantástico, uma volta inicial de 2 km pela cidade com o bónus de 7 pontos musicais, desde tunas, bandas a grupos regionais (o que me levou de imediato a pensar que só nesses 2 km apanhámos mais pontos musicais que ao longo de toda a Maratona com o nome Rock'n'Roll) e um público presente e apoiante. Até um divertido polícia que antes da subida do km 12 gritou-nos "Agora é tudo a descer até lá acima!" :)

Conclusão: Uma Meia que me conquistou de imediato e que irá ter muitas presenças minhas!

E quanto à minha corrida? O enorme (e inútil...) esforço que fiz na Nazaré, pesou ao longo de toda a semana, com treinos fracos e curtos. Isto numa semana muito difícil a título pessoal com o precoce desaparecimento do meu amigo e compadre Rui a quem deixo aqui uma singela homenagem.

Francamente vos digo que não me sentia capaz de vencer a distância mas esperava que o ambiente me desse o antídoto.

Foi nessa esperança que arranquei mas aos 2 km começo a sentir o que senti ao longo da semana. Um cansaço forte e dores nas pernas. Estava com apenas 2 km e faltavam 19! Mas já me conhecem, tenho terror a desistir e lá continuei num ritmo que mesmo assim era bonzinho pois situava-se entre os 6.00 e os 6.10

Entre os 3 e os 5 km tive a companhia do Catita e entre os 5 e os 13 do Luís Proença que não imaginam o quão importantes foram por ir ali distraído, o que me levou a aguentar as dificuldades que estava a sentir e duraram até cerca dos 10. Nessa altura senti-me bem e mantive-me assim até aos 13. Obrigado Catita e Luís!

E como a coisa continuava bem, aos 13 km transfigurei-me para os últimos 8, baixando de 6.00/6.10 para 5.10/5.20 

Começo a evoluir no pelotão e a ganhar cada vez mais confiança. E confiança transmite força. 

Foi uma mudança radical, daquelas que já desisti de tentar entender. Há é que aproveitar quando a coisa fica de maré.

E se passei aos 13 com uma previsão de 2.15, acabei por cortar a meta em 2.06.10 (tempo de chip), o que dá para ver o que se alterou radicalmente em mim.

Corri 10 km com o espectro de ter que desistir e afinal acabei por efectuar a melhor marca de 2015 (seria a da Nazaré mas acabou por ter 22 km), a melhor marca desde que estou no escalão M55 e a 9ª melhor de sempre em 44 Meias.

Se aos 10 km alguém dissesse que iria fazer esse tempo, nunca iria acreditar. Mas como nunca deixei de lutar, recebi a recompensa. Isto das corridas tem cada coisa mais curiosa!

Já o referi na foto inicial, mas nunca é demais realçar os meus companheiros de viagem, o sempre simpático e amigo casal Sandra / Nuno, a quem envio os meus agradecimentos (e vão dar-me nas orelhas por o estar a fazer!). Estava a precisar dum dia destes! :)



Com a bonita medalha de cortiça

37 comentários:

  1. Uma prova maravilhosa mas difícil. Valeu por tudo, pelo ambiente, pela organização, pelos amigos,pela família que tivemos o prazer de conviver.
    João, o prazer foi todo nosso, da tua companhia.
    Obrigada pela ajuda na "operação- Mi" (private joke).

    Sentimos a falta da Mafaldinha , de resto foi tudo perfeito.

    Venha a próxima prova juntos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ver se pró ano dá para a Mafalda também ir :)

      Beijinhos e parabéns pela tua fantástica prova :)

      Excluir
  2. Muito bom, também adorei a prova! E sim, Évora há muito que a merecia! Super difícil, no entanto! Já não me lembrava como era dificil correr uma meia, ainda por cima da maneira que esta foi! eheh Parabéns pela tua prova João, tenha pena de não te ter visto! Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive pena de não te ver, Filipe, mas era tanta gente!

      Um abraço e parabéns pela tua marca! :)

      Excluir
  3. Parabéns João! Vi-te ao inicio mas depois perdi-te o rasto... Estava imensa gente! A prova era durissima com muitas subidas e com um vento frontal durante quase a toda a prova. Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela tua prova João!
    Depois do que se passou na Nazaré, merecias uma corrida assim.
    Ainda bem que esta 1ª edição foi um sucesso, estamos a precisar de mais meias maratonas no calendário.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vítor!

      Um abraço e boa semana de preparação :)

      Excluir
  5. Excelente transformação nesses últimos 8km. Parabéns pelo esforço e por mais uma prova superada. Quero dar também o meu agradecimento meio anónimo ao Nuno e à Sandra que sem saberem foram as minhas "lebres" a partir da coragem aos 15km e fui atrás deles a bom ritmo até à subida dos 18km (passei por eles na subida e depois eles passaram novamente na descida).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente mas também misteriosa transformação. Há coisas assim... :)
      Parabéns pela tua corrida!

      Um abraço

      Excluir
    2. "a partir da viragem aos 15kms"
      Isto de escrever no telemóvel às vezes dá gralhas engraçadas.

      Obrigado João, grande abraço e até à próxima! :)

      Excluir
    3. Eh eh, eu também estranhei ali a coragem :)

      Excluir
    4. Que engraçado:)
      Esta prova foi muito gira, porque com aquele vento e subidas fortes, acabámos por nos aperceber que nos estavamos a ajudar todos uns aos outros... O Nuno, então, quando me protegia do vento, deu conta que estava uma filinha grande atrás de nós, do tipo do "apita o comboio" :)
      Foi muito giro. Que venham muitas mais que nos possamos ajudar sempre :)

      Excluir
  6. Obrigado pelas simpáticas palavras e pelo prazer da companhia!
    E mais uma vez parabéns pela excelente prestação!
    É a cabeça que corre :)
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda antes da "explosão" tínhamos estado a falar da importância da cabeça :)

      Um abraço e obrigado

      Excluir
  7. Assim é que eu gosto! Percebe-se que foste feliz em Évora e ainda por cima com uma boa marca.
    Muitos parabéns :)
    Beijinhos grandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade sim! Depois de sofrer na 1ª metade, tudo foi bom :)

      Beijinhos e em força para Sábado! :)

      Excluir
  8. Ó João, acho que tu és como aquele rádio do António Silva, ...necessitas de aquecer as válvulas! :)

    Parabéns por completares mais uma Meia Maratona!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, mas esse rádio do António Silva era porque "a onda batia e não passava. Carburador!" Eh eh eh

      Obrigado e um abraço

      Excluir
  9. Como habitante e membro de um dos grupos locais de corrida (Évora Night Runners) é com enorme prazer e orgulho que vejo estas palavras aqui transcritas num blog que acompanho desde que me iniciei nestas andanças da corrida, e por alguém que manifestamente sabe do que fala pela enormíssima experiência que já tem.

    Cá vos esperamos em 2016. Um bem haja

    ResponderExcluir
  10. Boa! Pela descrição, é uma corrida que fica debaixo de olho! Parabéns por mais uma prova na "caderneta"!
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo!
      E fica com ela debaixo de olho :)

      Um abraço

      Excluir
  11. Bem, que "acordar"!
    Parece-me que 2016 irá trazer grandes resultados, assim a saúde não te traia. Cá estarei para comprovar.
    Parabéns por não desistires e provocares aquela 2ª metade da prova.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pedro!
      Mas porque falas já de 2016 se 2015 ainda não acabou? :)

      Um abraço

      Excluir
    2. Nem mais, isso é que é postura. Temos ainda muito boa prova para tirar bons resultados. ;)

      Excluir
  12. Prova durinha mas muito bonita.
    Excelente transformação aos 13Km!!

    Parabéns por mais uma meia bem conseguida.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tiago!
      E parabéns pela Meia apenas 2 semanas após a bi-Maratona :)

      Um abraço

      Excluir
    2. Gostei muito, mas se tivesse sido menos dificil não me teria importado! :-)
      Para já acho que acabaram as provas superiores a 10km até ao Fim da Europa!

      Força e boas provas.

      Abraço

      Excluir
  13. Grande resultado João, é daquelas coisas sem explicação mas que nesses dias vale a pena aproveitar.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, João.

    E realmente uma cidade tão bonita merecia uma bela Meia.

    E, realmente, quando a cabeça não tem juizo, o corpo é que paga ehehehe
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Muito bom João. Parabéns ... existem coisas que não se explicam , só sentindo.
    Aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, grande Carlos. Isto de correr é mais do que colocar uma perna à frente da outra :)

      Um abraço

      Excluir
  16. Évora merece tudo!! Tem tudo de bom: gentes, comida, ambiente, paisagem, monumentos... Ainda bem que agora tem uma prova destas e que correu bem, para que de futuro "chame" mais gente.
    Quanto a ti João... Continuas uma caixinha de surpresas. Quando menos esperamos... Pimbas! Acontece!

    Beijinhos e parabéns pelo tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anabela.
      Sou imprevisível, não sou? :)

      Concordo em absoluto com o que dizes de Évora, e começando pelo que também começaste, gentes :)

      Beijinhos

      Excluir