domingo, 29 de março de 2015

Acabou! 16º e último longo dum plano que me orgulhou

O João Cravo e eu antes de iniciarmos o último longo

Antes de relatar o treino de hoje, uma palavra muito especial a duas atletas da equipa, a Rute e a Marta, que ontem no Piódão continuaram a escrever a sua história de orgulho. A Rute fez mais uma Ultra (50 Km) a juntar ao seu já rico currículo, e a Marta bateu o seu record de distância ao concluir a prova de 23 km. Parabéns às duas!!!

Hoje dei por encerrado o plano que gizei para a Maratona de Paris. Devo confessar com uma mistura de orgulho e emoção. 

Pelas mais diversas razões, mas sem culpa própria, não pude cumprir, nas anteriores 3 Maratonas que realizei, um plano ideal. Para Paris, tentei mais uma vez, mas desta feita com um muito ambicioso plano que englobava 16 longos em 17 fins-de-semana (a única excepção era sensivelmente a meio para participar no GP de Mem Martins). 16 longos, quer em treino, quer em corridas de distância. A juntar ao já de si ambicioso número, o fazer 2 treinos de 30 km de permeio. 

As datas eram entre 7 de Dezembro e 29 de Março e, sinceramente, pensava que seria um passo grande demais para a passada que consigo dar.

Hoje chegou o último dia, e com ele uma alegria e orgulho imensos em ver que fiz tudo certinho e excedendo o plano.

Chego assim ao fim de 16 longos, que totalizaram 384 km (estou a somar apenas estes 16 treinos, não os durante a semana) e com a grande surpresa de não 2 mas 5 treinos de 30 km.

Estou com a sensação de dever cumprido e muito bem cumprido e consciente que não podia ter dado mais do que dei.

O treino de hoje era de 20 km calmos, e a não poder passar disso pois faltam apenas 2 semanas. E foram calmos (2.09) mas com o último km a esticar, estilo a festejar o fim. Foi uma espécie de combinação tácita com o João Cravo que também encerrou os seus trabalhos hoje, ele que está com uma óptima preparação para a sua estreia na mítica distância.

O dia esteve bonito, apenas com algum vento em certas partes, e começámos no Inatel de Oeiras, direcção Carcavelos onde depois iríamos por dentro. Mas eis que o João disse-me que tinha lido que a Marginal iria estar fechada ao trânsito entre Carcavelos e São Pedro, o que aproveitámos, naturalmente, para ir Marginal fora até São Pedro, retornar, ir até Paço d'Arcos, dar a volta e terminar no Inatel.

Acabei muito bem, mesmo após o último quilómetro em andamento vivo, e devo confessar, e isto não é presunção da minha parte como bem me conhecem, mas terminei a sentir que os 20 km tinham sido poucos. Tal como disse, a 2 semanas não podia passar.

O trabalho está completado mas o período que aí vem também é muito importante pois se não vou melhorar já nada, há que ter todo o cuidado para não cometer nenhum erro ou disparate que estrague tudo.

Quanto à preparação, oiço vários atletas afirmarem que não entram em Maratonas pois é muito chato estar a treinar especificamente durante 3 meses. Pois acho, e não foi apenas nesta por ter corrido tão bem, um período muito giro e empolgante que deixa ricas memórias. Isto tudo é a Maratona, não apenas o que vai da partida à meta.

Entretanto já sei qual é a minha hora de partida, 10.05 (hora francesa, 9.05 portuguesa). Para evitar os congestionamentos dos primeiros quilómetros, a organização decidiu, desde 2012, realizar partidas por vagas, 9 mais exactamente. Os primeiros partem às 8.45 e os últimos uma hora e 20 depois, sendo que essa "derniére vague" arranca às referidas 10.05

De hoje a 2 semanas, já terei cumprido o sonho de realizar a Maratona de Paris!

E após os 20 km, fresquinhos :)

18 comentários:

  1. muito bem João de facto correr a maratona obriga a algum rigor na preparação , estou convencido que estas mais que pronto .abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa João!

    Já está a rodagem feita... agora é mudar o óleo, filtros, verificar níveis e siga! :)

    Chegaste bem a esta altura do plano, tenho a certeza que te vai correr bem em Paris!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certezas, certezas, numa prova desta distância nunca há...

      Obrigado e um abraço

      Excluir
  3. Que grande dupla se juntou ai :):):) ...Já fiquei bem disposto para a semana que começa hoje...espectáculo....e estou com inveja (da boa claro) de vocês todos, que vão correr a Maratona de Paris, que tão boas memórias me deixou, não só pela maratona em si, mas igualmente pelo grupinho de amigos que fez daquilo uma miniférias fantásticas...e vocês vão ter o mesmo. Muito bom...adorei acompanhar todas estas semanas de preparação, que desta vez correram de maneira tão perfeita....falta o mais "fácil", a cereja em cima do topo do bolo....e claro um relato emocionante para eu poder sentir a tua Maratona de Paris (eu vou preparando os lencitos) :)
    Agora é descansar....
    Grande Abraço

    P.S. Eu adoro a preparação para uma Maratona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo correu muito bem mas o dia que interessa é o dia 12 :)

      Obrigado Carlos e compra suplementos de lenços :)

      Um abraço

      Excluir
  4. Pois eu acho que a preparação é que é gira! Isto é como preparar uma festa: a mim o que me dá gozo é organizar os pormenores, fazer tudo direitinho e bonitinho para o grande dia. Porque, depois, o grande dia passa a correr.
    A preparação para maratonas ou ultras alimenta-nos o sonho, dia após dia. Quando chega o dia D tudo passa rápido demais. Partimos e pouco depois já estamos a cortar a meta!
    Até daqui a 2 semanas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Anabela. É começarmos e saborearmos a festa muito antes :)

      Beijinhos

      Excluir
  5. Ui que saudades que eu tenho de estar no teu lugar! Adorava aquelas ultimas duas semanas depois do plano da maratona, quando tudo corria bem. Faz-me lembrar quando estava na faculdade e ficava com a sensação que tinha estudado o suficiente para um exame. Está certo que muita coisa pode correr mal, mas pelo menos temos a satisfação que fizemos exactamente o que tinhamos que fazer! Parabéns João, 90% do trabalho está feito, "só" falta correr a maratona! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tenho a consciência absoluta que fiz o trabalho todo, não a 100% mas mais :)

      Falta "só" o ser feliz na Maratona :)

      Um abraço, Filipe, e força para a Madeira!!!

      Excluir
  6. Excelente preparação! Não podias ter feito melhor! Vais ter uma maratona de sonho!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será um sonho correr ali :)

      Beijinhos e força, amiga!

      Excluir
  7. Paris vai ver o que é um Torpedo Amarelo!

    Essa da partida por vagas é excelente e seria uma óptima solução para algumas grandes provas Portuguesas se houvesse condições técnicas para isso...Por enquanto é impossível conseguir ter o transito cortado durante tento tempo em Portugal! Muita gente critica organizações e dá soluções técnicas milagrosas sem ter em conta a realidade nacional!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Jorge. E não nos podemos esquecer que, por vezes, o bom é inimigo do óptimo.

      Um abraço

      Excluir
  8. FORÇA JOÃO... FIZESTE UMA PREPARAÇÃO EXEMPLAR SEM IGUAL :)
    Tens tudo para conseguires fazer uma maratona com todo o prazer da mesma :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em absoluto contigo :)

      Beijinhos e obrigado :)

      Excluir
  9. Olá João. Tenho seguido a tua preparação e agora só te posso desejar a melhor dar sortes. Como fizeste o teu plano? Retiraste de algum lado ou criaste? Abraço
    Hugo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hugo

      Muito obrigado!

      O plano fui eu que criei, tendo em conta as minhas anteriores experiências

      Um abraço

      Excluir