domingo, 19 de outubro de 2014

Corrida da Água e a sempre deslumbrante passagem pelo Aqueduto

A equipa presente: Vítor, Isa, Joana, João, Eberhard e Lúcia (um regresso que se saúda!)

Pois é meus caros amigos, faltam apenas duas semanas para o grande dia. O tempo não corre, voa! E estando tão perto do acontecimento que não me larga, é altura de começar a guardar energias e não embarcar em certos ritmos e distâncias.

Foi o que aconteceu hoje na 4ª Corrida da Água, onde aos 10 quilómetros da prova, ia, juntamente com a Isa e Vítor, adicionarmos um treino calmo de 5 km antes e outro depois. Na verdade, não chegaram aos 5 km cada mas também não faz diferença pois foi perto e agora interessa é rolar e ficar bem.

Correr em alegria e rodeado de amigos. Há melhor?!?
Esta prova tem a sua partida junto ao Parque da Serafina e começa logo a subir, depois desce para Pina Manique, segue pela ciclovia até às Amoreiras onde apanhamos uma bela duma dura subida para depois sermos recompensados com a passagem pelo Aqueduto das Águas Livres,  monumento ímpar de Lisboa e que demorou uma eternidade até ser construído.

Efectivamente, após mais de 150 anos de propostas e projectos, apenas no século 18 se materializou o Aqueduto, pouco antes do terramoto ao qual resistiu.
A sua extensão, incluindo os tributários e a rede de distribuição dentro da capital, atinge os 58 quilómetros, recolhendo água de 58 nascentes, a maioria da Serra da Carregueira.

Após passagem por este monumento, pouco mais à frente a meta aguardava-nos em pleno Parque do Calhau.

E foi por estes caminhos que marcámos 59.53, um tempo muito simpático atendendo ao percurso e à intenção da corrida que, na verdade, foi mais um treino rumo ao Porto e àquela meta que consagrará a 3ª Maratona concluída. E como me senti, veio reforçar mais os níveis de confiança.

A bela da selfie, com a particularidade de termos sido apanhados a "selfar" (em baixo, foto de Tiago Silva)

Além do exposto, o cenário é muito agradável, ou não estivéssemos no pulmão de Lisboa, e a organização esteve ao nível habitual.

Os vencedores foram Américo Pereira do Benfica de Mem Martins e Alexandra Alves da Açoreana Banif em, respectivamente, 34.14 e 41.37

Concluíram 839 atletas. sendo 187 femininas o que proporcionou a excelente média (não para o desejável mas para os nossos cânones) de 22,3%, perto dum quarto.

No entanto, há um dado que gostaria de realçar. Em 2012 esta corrida e a Corrida do Aeroporto disputaram-se no mesmo dia, o que provocou que a Água tivesse uma ligeira quebra em relação à edição inaugural e o Aeroporto uma quebra muito significativa. 
Em 2013 disputaram-se com uma semana de intervalo e alcançaram, de forma vincada, os seus records de participação. Este ano tornaram a ser concomitantes e o que sucedeu? A Água desceu de 1.176 para 839 (menos 337) e o Aeroporto de 1.914 para 1.607 (menos 307).
Sei que os calendários estão cada vez mais preenchidos mas colocar na mesma data e hora duas provas de cariz semelhante e a escassos quilómetros de distância, só pode dar nisto, pois entre muitas virtudes que os atletas possam ter, omnipresença não é garantidamente uma delas.

E pronto, se pensam que vou acabar este artigo a falar novamente do Porto e sua Maratona, pois enganam-se, não o vou fazer. 
(Opss! Acabei do fazer!)

Mas ca ganda malcriado!!!

19 comentários:

  1. Ahahah, espectáculo! :)

    E eu ia lá perder a oportunidade de eternizar a selfie de um grupo tão simpático quanto o vosso?!? :)

    Estreei-me nesta prova e adorei.
    Não sei como é a do Aeroporto, mas dificilmente faltarei a esta para ir à do Aeroporto. O percurso é belíssimo e não é todos os dias que temos a oportunidade de passar no Aqueduto. Gostei mesmo muito.

    A subida de Campolide é um belo teste às pernas após 8 km.
    Para o ano há mais! :)

    Um abraço, João, e está descansado que não vou estar a falar-te da Maratona do Porto... opss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Tiago, apanhaste-nos mesmo em cheio! :)

      Gosto de ambas as provas, são ambas bonitas, mas esta tem o aliciante do Aqueduto!

      Um abraço e boa continuação de boas provas! :)

      Excluir
  2. Olá João,
    Realmente não podemos estar em dois sítios ao mesmo tempo, é pena. Gostaria de um dia participar nessa prova só que também gosto muito da prova do aeroporto e este ano optei novamente por ir ver passar aviões.

    O Porto está quase!
    Força nesta recta final!

    Abraço

    Manuel Nunes

    ResponderExcluir
  3. Mais uma prova superada rumo à prova da qual não podemos terminar a falar... ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A do Porto, aquela que não se pode dizer o nome, mas que tem 42..195 metros...:P ...de nada :)

      Excluir
    2. Tou a gostar de ver essa motivação toda, dessas sucessivas corridas boas (tb já chegava de azar...pelo sim, pelo não bati na madeira)... :):):)
      Grande abraço e agora é carregar as baterias ao máximo para....para...para quê, afinal??? ...olha, já não me lembro...ai esta cabeça já não é o que nunca foi :)

      Excluir
    3. Então Carlos, para qualquer eventualidade, não é? :)

      Um abraço e bom resto de preparação!

      Excluir
    4. Claro...ou isso a Maratona do Porto ....uppssss :)

      Excluir
    5. Olha... que seja então a Maratona do Porto :))))

      Excluir
  4. Impressão minha ou a confiança subiu em flecha desde Coimbra? É que até os posts são completamente diferentes :) Vais adorar a maratona do Porto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imperceptível mas nota-se, não?!? :)

      Digamos que até chegar a Coimbra estava abaixo de zero e agora os níveis de confiança estão em alta, apesar de não ter sido possível treinos maiores como convém. Mas vou cortar aquela meta :)

      Um abraço

      Excluir
  5. As provas cada vez são mais, qualquer motivo agora serve para fazer uma corrida por isso compreendo que seja complicado um calendário como a gente deseja.. Por exemplo para o próximo domingo há a prova do Montepio, que deve levar muita gente por ser barata e ser naquele percurso de Lisboa tão fácil.. Logo uma das duas que referiste também iria perder sempre sendo no próximo fim de semana!

    Mas pronto, o que interessa foi mais uma :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida que é muito complicado articular os calendários mas mesmo sendo no mesmo fim-de-semana, realizando-se a horas ou dia diferente (sábado/domingo), uns quantos atletas iriam às duas.

      Um abraço

      Excluir
  6. Olha confesso uma coisa.... Amei ver estas fotos amarelinhas.
    Porquê?!?!!?
    Adoro ver uma mancha amarelinha nas corridas :)
    E depois porque estão todos com um ar tão feliz que até dá gosto!!!! AMEI!!!
    :)

    E amei saber que estás bem, confiante, e feliz :D

    Vais ser muito feliz no Porto!!!!
    :)

    BEijinhos e até Domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu amei ler este comentário :)

      Até domingo e força!

      Beijinhos

      Excluir
  7. "Mas ca ganda malcriado!!!"
    Olha não te aconselho a fazer isso na Maratona de Paris! Os Franceses não gostam lá muito segundo me constou...
    :)))))))

    Maratona mas qual maratona! Anda muita gente com a mania que vai fazer uma maratona, é MENTIRA. São 30 km de aquecimento, 12 de prova e 195 metros para a fotografia! Deixa-te de mariquice que não há nada mais simples :)))
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria antes que são 30 a correr normalmente e 12,195 a inventar! :)

      Um abraço

      Excluir