quinta-feira, 31 de julho de 2014

Equipas obrigadas a inscrever atletas como individuais

Recentemente, responsáveis de várias equipas têm sido desagradavelmente confrontados com o facto de, nalgumas provas, terem que inscrever atletas seus como individuais. Isto porque no acto de inscrição on-line, várias provas têm um limite mínimo de atletas para se poder efectuar a inscrição colectiva.

É o caso recente, só para citar algumas, da Ultra-Maratona Atlântica Melides-Tróia, Corrida do Tejo (ambas com mínimo de 3 atletas), Meia-Maratona SportZone e Corrida do Destak (ambas com mínimo de 5!).

Todas as 4 referidas têm organizações diferentes mas usam a mesma plataforma (Bilheteira On-Line). No entanto, no passado já efectuei inscrições através desta plataforma, sem qualquer problema em inscrever como equipa apenas um ou dois atletas numa prova.

O porquê desta alteração não sei dizer, apenas estranhar. E estranho porque, a menos que me esteja a escapar algum pormenor, penso que é mais trabalhoso e tem mais custos para a organização ter, por exemplo, 4 atletas individuais do que uma equipa com 4. Isto porque obriga à feitura de 4 envelopes em vez dum. E até a distribuição de dorsais fica mais lenta no caso que são entregues por envelopes.

Se a justificação parte duma qualquer questão tecnológica, menos compreendo. Em primeiro lugar porque a tecnologia serve para facilitar em tempo e processos e não para dificultar. E como algumas provas têm a exigência de 3 e outras de 5, depreendo que é um parâmetro que é seleccionado, o que não impedirá de colocar esse parâmetro como 1. 

Além de poderem existir paradoxos como o que vou exemplificar, pegando no caso pessoal da equipa que pertenço, os 4 ao Km e a Corrida do Destak. Como o mínimo para esta prova, para ser considerada equipa, são 5 atletas e inscrevi 3, tive que efectuar inscrições individuais. As inscrições foram efectuadas agora que era o último dia para o preço promocional terminar. Mas como faltam quase 2 meses para a realização da prova, ainda podem aparecer mais 2 atletas que decidem também ir. Afinal ficaremos com 5 mas como os outros 3 já estavam inscritos como individuais, tínhamos o número requerido mas tudo como individual... Não faz sentido. 
Claro que vamos correr com a camisola e sentimos como estar a correr pelos 4 ao Km mas não é de todo gratificante olharmos para a classificação e vermos individual quando o nome da nossa equipa tanto nos diz, não fosse uma equipa de amizade.

Mas outras equipas há em que o caso torna-se bicudo pois representam firmas comerciais que pagam as inscrições. Ora um atleta que corre pela equipa com o nome da firma X, que lhe pagou a inscrição, como vai depois justificar à firma X que na classificação está como individual?

E há firmas que, incentivando a prática desportiva, pagam a inscrição contra a apresentação do recibo. Vão pagar ao verificar que no recibo está o nome do atleta Y mas como individual e não com o nome de quem lhe vai pagar?

Ou será lógico vermos a fotografia dum atleta a cortar a meta vitorioso, com a camisola duma conhecida equipa e na classificação estar individual, apenas porque era o único do seu clube a participar. Faz sentido?

Mais questões e casos existirão. Uma coisa é certa, algo tem que ser feito para corrigir este problema. 

12 comentários:

  1. Nunca me tinha apercebido destas situações, mas tens toda a razão...não faz qualquer sentido. Haja vontade para alterar, porque deve ser muito simples.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. amigo Joao Lima tem toda a razão e eu também já tive o mesmo problema. mas numa delas isso já foi resolvido (em parte)
    estou a falar da Corrida da Linha do Destak onde eram exigidos 5 atletas para inscrever como equipa. e tal como os 4aoKm eu tb só tinha 3 atletas. pelo que os inscrevi como individuais mas enviei um mail à organização a reclamar. responderam-me rapidamente e disseram que ia alterar manualmente para o nome da equipa. para além disso o sistema foi alterado e passou a ser possível inscrever como equipa um mínimo de 2 atletas.
    curiosamente ainda antes do fim do dia apareceram-me mais 2 atletas pelo que fiz essas novas inscrições já como equipa e pedi para alterarem os outros 3 manualmente...

    ResponderExcluir
  3. Já dizia o outro: Organizem-se!!!" :)
    Também tenho tido algumas dificuldades em inscrever a equipa Corre@correr em algumas provas, devido ao facto de solicitarem/exigirem o NIF para efetuar a inscrição. Como equipa informal, de um grupo de amigos, não temos NIF... e acabamos por nos inscrever individualmente.

    Mas enfim, o que interessa é participar e correr!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para esses casos, é colocar o NIF 999999990 (código NIF para consumidor final)

      Um abraço

      Excluir
  4. Olá João,

    Pois é... acho que poderá ser algo que terá de ser corrigido, porque uma equipa não implica que leve todos os seus atletas a uma prova e uma equipa não corresponde ao numero mínimo exigido no regulamento para fazer classificação por equipa.

    Esse será uma questão que acho que deve ser resolvida, bem como o numero máximo de atletas por inscrição, que também se encontra limitado em algumas provas...

    O facto de contornarmos o problema e o mesmo ser resolvido manualmente pela organização não deve de ser prática corrente, a meu ver...

    Beijinhos João

    ResponderExcluir
  5. Estou plenamente de acordo, João! Não faz sentido este numero mínimo de atletas, para constituir uma equipa ! Já percebi que falando com as organizações das provas (que adoptaram este sistema), o assunto é resolvido, pois fazem a alteração. No entanto estou certo que dará muito mais trabalho a cada organização efectuar as várias alterações solicitadas (de atletas inscritos como individuais, para atletas de uma determinada equipa) do que, à partida, deixarem de restringir o numero mínimo!
    Mas porque "carga de água" é que uma equipa não pode ser constituída APENAS por 1 atleta !
    Esperemos que daqui para a frente (com todos estes "desabafos" que se vão ouvindo) as coisas mudem, para bem de todos !

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida, uma aberração!! Um atleta, mesmo só 1, em qualquer prova é sempre atleta do seu clube e como tal deve ser sempre considerado COMO ATLETA DO SEU CLUBE. Pontuar como equipa isso é outra coisa!!

    ResponderExcluir
  7. Esta medida não faz sentido nenhum.
    Uma equipa pode ter mais que x atletas mas numa determinada prova só inscrever 1 atleta.

    O que isto vai fazer, é que cheguem cada vez mais reclamações às organizações e pedidos para alterar inscrições de determinados atletas. Isto não irá dar muito mais trabalho às organizações? Tudo seria mais facilitado se logo no acto de inscrição fosse possível às equipas inscrever apenas 1 atleta.

    ResponderExcluir
  8. Mais uma das coisas que não faz sentido!!! :\

    ResponderExcluir
  9. Concordo completamente com a exposição do João Lima e dos outros companheiros que acrescentaram o seu ponto de vista.
    Já se passou comigo a mesma situação em mais de uma corrida. A última foi na prova que fiz da Comporta à Tróia integrada no Raid Melides-Tróia. Perante os meus protestos, prometeram-me que mudavam o "individual" para o nome da equipa mas não o fizeram.
    Pelo que percebi, o mal está nos programas que sustentam o processo de inscrições. Há dias, visitei o site de uma prova espanhola e constatei o mesmo problema: para se inscrever por uma equipa, eram necessários pelo menos três atletas. Um ou dois atletas, só como individuais. Devemos estar a trabalhar com programas importados.
    Parece-me por exemplo, que a Bilheteira Online existe mais para outro tipo de eventos que não as corridas. Estas têm especificidades próprias que não têm nada a ver como por exemplo, comprar bilhetes para um concerto.

    Como alterar isto? Penso que é um bom assunto para "Correr Portugal", a futura CNEC. Isto se ela entrar alguma vez em actividade, dado o imobilismo e o conservadorismo de boa parte das Associações e da Federação. Mas isso é outro assunto.
    Para já, devemos todos mandar reclamações às Organizações. Penso que não deve ser difícil criar-se uma alternativa nos actuais programas que possibilitem a inscrição de um atleta pelo seu clube.
    Ponho um exemplo num clube e num atleta conceituado: cabe na cabeça de alguém o Rui Pedro Silva correr pelo Benfica, ganhar a corrida e depois aparecer na classificação como individual? Apenas porque ele foi o único atleta do clube a participar nessa prova? É isso que se passa com dezenas de clubes populares. Então o clube paga a minha inscrição, corro com a sua camisola e depois apareço como individual? Numa época em que as coisas andam a uma velocidade supersónica, neste caso concreto, andamos de cavalo para burro.
    Haja bom senso de quem organiza!

    Manuel Sequeira

    ResponderExcluir
  10. Isto realmente não faz sentido... Para além de não cumprir as regras... Ou levar a que as mesmas não sejam cumpridas!

    ResponderExcluir
  11. Também a Assoc. Desp. OMundodaCorrida tem reclamado e muito com estas plataformas mas infelizmente tem sido em vão :(

    ResponderExcluir