quarta-feira, 20 de novembro de 2013

É a ti que eu quero!

É neste estádio que eu quero entrar e concluir pela 2ª vez uma Maratona 
Sábado a 3 meses é dia da 30ª edição da Maratona de Sevilha, na que será a minha primeira internacionalização.

Mas mais do que internacionalização, é uma Maratona a terminar e Maratona não é uma simples corrida, é uma Maratona e está tudo dito!

Tal como a minha Maratona de estreia, também esta acaba num estádio, forma ideal e simbólica para terminar uma prova desta envergadura. 

O estádio é o Estádio Olímpico de La Cartuja, inaugurado a 5 de Maio de 1999 para o Mundial de Atletismo do mesmo ano e com lotação para 57.619 lugares.

Nessa minha estreia de Dezembro passado, o sonho fixo, repetido dia após dia mês após mês, era entrar dentro do estádio do Inatel, percorrer essa meia volta e cortar a meta. Foi a essa imagem que me agarrei nos momentos mais difíceis, em especial quando esbarrei no muro (que derrubei!). E quando aí cheguei, para os últimos 200 metros, todo o peso do cansaço evaporou-se e senti-me leve, quase a flutuar.

E é essa a imagem, agora neste estádio sevilhano, que passa pela minha cabeça em novas sessões contínuas. É a ti que eu quero!


--- " ---

Bom... o artigo que eu idealizei acabava aqui mas não vai acabar. Ia para publicar mas fiquei parado a olhar para o ecran, a hesitar, e aqui vai, vou largar o que me vai na alma.

Toda a vida sempre me disseram que era bom ouvinte para quem quer desabafar mas que para as coisas que me magoavam, ficava fechado, em silêncio, o que causa muitos danos. Pois agora quero deitar tudo cá para fora, podendo servir como catarse.

Como sabem, a 6 de Outubro desisti aos 15,5 kms na Rock'n'Roll Maratona de Lisboa, sem ter tido culpa própria. Não se deveu a falta de preparação mas por um problema físico inesperado e cruel.

Desistir numa prova não é vergonha alguma, nem será um drama a menos que essa prova seja muito especial como uma Maratona o é e para a qual andei a dedicar-me 7 meses.
Não se trata duma corrida que se vai fazer no fim-de-semana e, olha que chatice correu mal, venha a da próxima semana. Não! Foi uma prova arduamente pensada e idealizada e que por um sádico pequeno nada esfumou-se na hora h. Um sonho que foi uma autêntica ilusão. Em muitos sentidos.

Tudo isto já sabem, o que não sabem é o quanto me continua ainda a magoar e a perturbar. 

Não tenho andado bem, não tenho andado em paz comigo. Talvez se a falha tivesse sido minha, por deficiente preparação ou similar, talvez me conformasse mais facilmente. Mas aquilo que me aconteceu, silenciosamente soltar-se a hérnia do hiato, envenenando-me pelos ácidos libertados, algo que não acontecia há 19 meses e foi acontecer logo no dia que não podia, foi algo de muito cruel e que julgo não ter merecido. 

Sinto que perdi muita coisa e algumas outras se quebraram. Ilusões e um certo encantamento, principalmente. E aprendi diversas lições. Eu que sempre acreditei que a força mental conseguia derrubar qualquer dificuldade, bebendo todas as frases de motivação em filmes muito bonitos, dei por mim no outro lado da barricada. Uma motivação e um querer ímpares, não podia querer mais do que queria e... sem conseguir continuar, pois estava como envenenado. Um mero acontecimento que apagou meses e meses de dedicação.

Eu sei que é algo que pode sempre acontecer, que é um risco presente em qualquer Maratona, mas uma coisa é sabermos e pensarmos "que chatice", outra é sentirmos na pele. 

O meu equilíbrio racional tem andado em carrossel. Tanto ganho uma força imensa, à custa de raiva, como não tenho andado controlado e certeiro como costumo, falhando nalgumas atitudes por andar demasiado sensível a tudo.

Há coisas que não matam mas moem. E, repito, é fácil julgarmos quando se trata com outros. Normalmente costumo dar a volta sozinho mas desta vez não tem sido fácil. 

E por favor, não venham falar em que tenho que deitar isto para trás das costas. Só o conseguirei quando cortar aquela meta em Sevilha. Tenho que ter é a inteligência suficiente para aproveitar este desaire revertendo-o em muita energia. 

Tenho alguns planos para futuras Maratonas, mas estão agora todos em pausa, dependentes do 23 de Fevereiro. Seja porque razão for, uma nova desistência deverá marcar o fim da minha aventura na mítica distância. Não estou para dedicar-me tantos meses a um projecto que tanto me diz, para depois andar a perder tudo. E estará nas minhas mãos lutar pela parte que me toca para que tal não suceda. O resto, imprevistos diabólicos, não os consigo controlar.

E pronto, esta parte do texto saiu-me de seguida, sem pausas para respirar. Não sei se deva ou não publicar mas não quero saber o que se possa entender bem ou mal e sem reler e corrigir o português. Vou carregar na tecla publicar e sentir que atirei cá para fora o que me anda entupido. Se o que estou a passar é alguma fraqueza e/ou não faz sentido, que fazer? Não passo dum humano...

26 comentários:

  1. João, fizeste tudo bem e tiveste um azar, cruel, muito cruel sem dúvida. Não consigo imaginar o que sentes. O único caminho para superar é voltar a fazer tudo bem, chegar a Sevilha e cortar aquela meta. Não posso fazer muito, apenas dizer-te que ficarei aqui, a 300km de distância, a torcer por ti. Eu acredito que vais conseguir!
    Grande abraço e muita força

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. É a compreensão e palavras amigas como as tuas que me ajudam.

      Um grande abraço e arrasa domingo :)

      Excluir
  2. E é por este texto lindo e sentido que tu és uma pessoa especial!
    Estava a ler o texto e em alguns excertos consegui perfeitamente sentir aquilo que tu estás a sentir. Não te vou dizer para colocares isso que sentes e o que se passou para trás das costas, pois odeio que o façam comigo, especialmente quando sou uma pessoa que adoro pisar na mesma tecla até surgir uma nova. Vou apenas dizer-te para treinares afincadamente como só tu sabes para Sevilha e depois nesse dia finalmente irás, não colocar atrás das costas, mas sobrepôr sobre esse mau episódio, um bonito e maravilhoso novo episódio!

    Beijinhos Padrinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificilmente imaginarás o quanto bem me caíram as tuas palavras!

      Um grande beijinho, afilhada :)

      Excluir
  3. João
    Lisboa é passado, venha Sevilha onde segundo li já estão inscritos 600 Portugueses.
    Meu caro quando entrares no túnel que dá acesso à pista para terminares a tua 2ª maratona vais recordar para sempre esse momento, isto é o que eu penso pelo que conheço de ti pelo que vou lendo por aqui.
    Sevilha, foi lá que pela única vez baixei das 3h30', também lá vou estar pelo 5º ano seguido, Sevilha promete ser uma jornada histórica.
    Bons treinos, Sevilha espera por nós.
    Abraço,
    António Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que é um passado demasiado presente...

      Mas venha Sevilha! :)

      Um abraço, António

      Excluir
  4. Nunca me aconteceu a falhar uma maratona (e só fiz 4 modestas maratonas) mas deve ser das coisas mais "tramadas" que nos podem acontecer!
    Penso que sei como é: ficam sempre um maldito sentimento de culpa mesmo sabendo que não tivesse-mos culpa nenhuma.
    Fica sempre aquela "coisa" de pensar que podíamos não ter desistido (quando na verdade não havia mesmo outra solução que encostar).
    Mas a verdade é que por mais "milagres" que a motivação e a força mental operem há momentos em que não se pode, mesmo fazer nada!
    Sabe o que te digo? Se fosse uma prova de ciclismo onde há o prémio do azar tu tinhas mesmo sido um forte candidato ao mesmo!
    Agora é rumar a Sevilha para fazer a maratona e "arrumar" a cabeça!
    Cada ser humano é diferente e eu teria ido, logo, ao Porto, pois quando falho algo quero logo tentar novamente o mais depressa que me seja possível! É e assim um bocado de raiva tentar novamente e rapidamente mas (isto é outra historia) já cantava o Sérgio Godinho há muitos anos: ...mais vale ser um cão raivoso...
    VIVA SEVILHA!
    Forte abraço desde a nova redacção do Último Quilómetro e Sevilha vai ser mais uns degraus (uma escada) na tua excelente carreira de corredor (há uma escada de razões para eu acreditar nisso embora ela ainda esteja envolta em poeira mas logo ficara pronta e luminosa para nela subires e atingires o teu novo sonho!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas tuas palavras, Jorge, que me ajudam.

      Um grande abraço

      Excluir
  5. João, não vou dizer-te para esqueceres Lisboa, para mandares o assunto para trás. É impossível. Eu também sou assim. Mas ACHO que esse assunto só se resolverá quando cortares a meta da próxima maratona. É a chamada vingança servida a frio. Comigo funciona assim e pelo que vou lendo no teu blogue creio que também serás assim.
    Lisboa não podia ter corrido pior, é verdade. Treinaste afincadamente, fizeste tudo bem e no dia... É como se alguém te tivesse passado uma rasteira cruel e tu caíste desamparado no meio do asfalto. Sem conseguir reagir, sem conseguir responder, bater, gritar, chamar nomes... Não podias fazer nada.

    Tenho a certeza que essa meta será Sevilha (o azar não pode bater à mesma porta duas vezes, só o carteiro!!) e tenho a certeza que em cada km de Sevilha vais ser guiado por uma bola de sabão!

    Grande abraço de coragem e FORÇA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, muito obrigado pelas tuas palavras Anabela! Não me esquecerei delas e das que me têm dito, quando estiver no "calor da luta" em Sevilha,

      Beijinhos e força para uma recuperação o mais rápida possível :)

      Excluir
  6. João, em momentos difíceis, temos de estar rodeados de amigos e tu sabes que estás sempre connosco.

    Agora tu dizes que tens alguns planos para futuras maratonas, e que: " estará nas minhas mãos lutar pela parte que me toca"...

    Amigo, faltam três meses para a tua entrada no Estádio Olímpico de La Cartuja... agarra-te com todas as forças que tens, cumpre o plano, cerra os dentes e nunca baixes os braços... vais ver que após estes três meses intensos de treinos, bem mais fáceis em termos de clima (muito menos calor), vais adorar fazer a Maratona de Sevilha.

    Tens muito mais maratonas pela frente e portanto... Vamos lá :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "agarra-te com todas as forças que tens, cumpre o plano, cerra os dentes e nunca baixes os braços..."
      Ou seja... repetir exactamente o que fiz para Outubro. Tal como disse, estás nas minhas pela parte que me toca. Agora o resto... é esperar que nada suceda.

      Beijinhos e obrigado :)

      Excluir
  7. Eu acho que alguém gosta muito de provas a terminar em estádios... (Maratona de Lisboa, Corrida dos Sinos...) É um bom sinal esta Maratona terminar num estádio. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida que acabar dentro dum estádio dá outra, digamos, solenidade, ao evento :)

      Um abraço

      Excluir
  8. Que dizer?
    As lágrimas vieram-me aos olhos. É complicado, foi complicado. Percebo perfeitamente o que estás a sentir, por outro lado sei que só conseguiria perceber a 100% se o mesmo me acontecesse a mim.

    Mas acho que não podes agarrar-te tanto ao momento da desistência e à maratona em si. E todos os treinos e momentos felizes que passaste na preparação? E aqueles longões que fizemos em animados grupos? E termos vencido o calor? E termos treinado com 40ºC?
    Antes de ter corrido a minha primeira maratona, afirmei sempre, aconteça o que acontecer já valeu a pena! Pois vivemos momentos inesquecíveis e isso nada nem ninguém pode apagar.

    Sei que são apenas palavras que aqui escrevo mas espero que consiga transmitir-te força para em Sevilha seres muito muito feliz.
    Sabes que tens aqui uma amiga para a vida. Sempre que precisares de desabafar, rosna à vontade :), faz bem à alma.

    Beijinho grande padrinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que dizer agora eu das tuas palavras? :)

      Tu, mais do que ninguém, podes entender o que foi pois viveste bem por dentro o que sucedeu.

      Vamos acreditar que em Sevilha vou ser muito muito feliz :)

      Certas coisas não se agradecem, por isso vou limitar-me a enviar-te um grande beijinho :)

      Excluir
  9. Olá João.
    Deu para perceber que este texto saiu todo de seguida, veio do coração.
    Depois do que aconteceu, penso que é normal esses sentimentos aparecerem. O que eu sei é que vais dar a volta por cima e cortar a meta em Sevilha cheio de força.
    Estou contigo!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim, Vítor, foi assim escrito.

      Obrigado e um abraço!

      Excluir
  10. Compreendo essas palavras perfeitamente. Quem está de fora pode dizer que é "só" uma corrida, mas nunca nada pela qual lutamos é "só" seja o que for. Podem ser 42km ou outra coisa qualquer. É uma dedicação que queremos ver dar frutos, por isso é normal "revoltarmo-nos" se não corre como esperado.
    Depois, é canalizar essa energia de forma produtiva. Tenta e torna a tentar, enquanto for isso que queres, vale sempre a pena.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas tuas sempre certas palavras, Rute.
      E sem dúvida que é o que quero! :)

      Beijinhos e bom fim-de-semana

      Excluir
  11. João, simplesmente disfruta das corridas! Tu já fazes isso muito bem e nesta fase supera-te e faz isso ainda melhor.
    Lembra-te que poderás transformar o sucedido na maratona de Lisboa em experiência útil para todas as próximas maratonas que vais fazer e que poderão ser muitas.
    Experimenta não pensar muito. Faz o que tens a fazer, treina o que tiveres de treinar e depois disfruta de cada passada que vais dar.
    Conto ver aqui o teu relato de muitas corridas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Oh João...a mim, que acabei de ler, sai isto assim de rajada: "Mas tu tás parvo?!?!?!?!?!?" - "...uma nova desistência deverá marcar o fim da minha aventura na mítica distância..."

    Pode acontecer..ai pois pode, por "N" razões! A ti e a todos que tentarem!!! Que tentarem! Que lutarem!!! Um boa parte da Vida e da Maratona depende de nós...mas não tudo! Cabe-nos fazer a nossa parte, com consciência e humildade de sabermos que não dominamos tudo. Mas em todas as áreas da Vida! como tu sabes certamente...não és nenhum miúdo. Mas temos 2 hipóteses de postura: LUTAR e TENTAR com tudo o que está ao nosso alcance, nos é possível e depende de nós e ..... Desistir antes de tentar...porque fracassar não é bom! Eu sei que estás a TENTAR e vais LUTAR e até sei que vais conseguir! Mas tudo pode acontecer, ai pois pode! A ti, a mim e a todos que arriscam tentar e alinhar na partida! E tu achas q eu depois de 7 anos a "bater mal" por causa da "desistẽncia" na Tal Prova.... agora que consegui e fui tão feliz....não me assusta tentar de novo? E se...volto a não conseguir? e se "estrago" o meu momento de glória ??? E se? E se? Bolas!!! Tudo pode acontecer, eu sei! Mas vou tentar a minha 6ª! E vai ser Sevilha também! força João!!! (eu sei que tens) e desculpa este..."raspanete" mas foi o que me saiu... :) Beijinhos e sabes? faltam 13 semanas! começo o treino amanhã (começo...salvo seja....começo um plano um pouco mais específico....) Beijinhos à Mafalda também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana pelas tuas palavras mas... todos nós temos alturas assim.

      Beijinhos

      Excluir
  13. João,

    já há algum tempo que ando para deixar aqui um comentário mas ainda não tive o tempo necessário para me sentar e deixar aqui o comentário merecido.

    Não vou dizer para deixares o que aconteceu para trás das costas, pois é algo que aconteceu, e como tal nunca poderás mudar.

    Mas o tempo tem um dom precioso que é, e embora não esqueçamos o que aconteceu, relativisa as coisas e torna-as mais suportáveis.

    O importante é seguir em frente, rumo a Sevilha e partir em conquista dos nossos hermanos.

    Em consigo entender-te, pois quando fixo um objectivo faço tudo por tudo para o conseguir e fico LIXADO, FULO DA VIDA.

    Mas se há coisa que eu sou é teimoso, e quando defino algo, vou em frente, não há nada que me demova.

    Tu já tiveste a prova que o consegues, pois já o fizeste uma vez, pelo que o irás conseguir novamente. Eu já será diferente pois apenas por uma vez (das 5 que tentei) consegui terminar a Meia sempre a correr, e quando penso em treinos de 28 kms, 30 kms, ou mesmo 35 kms, até me arrepio todo. Mas podes apostar que VOU EM FRENTE, e não há hérnia discal que me segure.

    Assim, apenas quero dizer para continuares a treinar com afinco e tenho a certeza que o vais conseguir e nesse momento terás acertado contas com os 42 kms.

    Queria ainda deixar-te aqui uma máxima que costumo seguir e com a qual me tenho dado bem:

    "NUNCA DIGAS: NÃO CONSIGO !!! DIZ APENAS: AINDA NÃO CONSEGUI !!!"

    Abraço e bons treinos,

    Fernando Varela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras, Fernando

      Sevilha irá correr bem! :)

      Um abraço e óptimas corridas :)

      Excluir