terça-feira, 13 de agosto de 2013

Uma lenda chamada Elena Isinbaeva


A final do Salto à Vara, disputada hoje no Mundial de Moscovo, foi marcante pelo facto de ser a última competição da grande Elena Isinbaeva, que encerrou a sua carreira com chave de ouro

Russa, nascida em Volgogrado a 3 de Junho de 1982, Isinbaeva é a atleta com maior número de records mundiais, nada menos que 28!

A disciplina de Salto à Vara no sector feminino apenas foi oficializada em 1992, tendo o primeiro record mundial sido de 4,05. Entrámos nos anos dois mil com 4,60 e considerando-se os 5 metros como uma improvável fasquia. Mas apareceu Isinbaeva que foi batendo record após record até que num histórico 22 de Julho de 2005, no meeting de Londres, realiza o "impossível", passando os 5 metros, record que ainda bateria mais 5 vezes até o colocar em 5,06 no meeting de Zurique a 28 de Agosto de 2009.

Pelo caminho, muitos títulos. Realçando apenas os maiores:
Campeã olímpica 2004 e 2008
Campeã mundial ao ar livre 2005, 2007 e 2013
Campeã mundial em pista coberta 2004, 2006, 2008 e 2012

Quem viu as suas provas, nunca esquecerá o seu carisma. Uma campeã com C muito grande que hoje se retira, em plena glória e que todos temos que estar muito agradecidos por tudo o que deu a este nosso desporto.  

O histórico momento da quebra da barreira dos 5 metros

4 comentários:

  1. Foi um momento absolutamente arrepiante :)
    Confesso que até me emocionei :)
    É uma grande Atleta!!

    ResponderExcluir
  2. Estou em Moscovo e vivi pessoalmente o sucesso de Isinbayeva. Confesso que é incrível a resiliência desta atleta e isso sente-se. E também se sentiu o estádio a levantar-se perante tal sucesso. Apesar de o público não estar a ser o fator forte, as competições estão a ser espectaculares.

    Convido-vos a irem acompanhando o diário que faço todos os dias a partir da Rússia, através do meu blog pessoal. Está a ser muito bom acompanhar os pontos de vista vindos de outros lados do planeta.

    ResponderExcluir
  3. Ela é mesmo uma atleta daquelas que fica para a história.
    Gostei muito de a ver a ser campeã do mundo e de toda a alegria que ela mostrou.
    Grande garra!

    ResponderExcluir