domingo, 4 de agosto de 2013

Da uma e meia às quatro


A preparação para esta Maratona nada tem a ver com a de estreia. Essa, realizou-se em Dezembro, onde calor não era parâmetro, e a preparação foi feita em 3 meses de condições climatéricas suaves e ideais para treinos longos.

Esta é início de Outubro, onde só não estará calor por mera sorte, e obriga que a preparação seja quando o organismo maior esforço faz, pleno verão.

A propósito disso, vi uma tabela que referenciava as temperaturas entre os 5 e os 10 graus como o perfeito para alcançarmos o nosso melhor tempo seja em distância for. E foi nessa franja que corri a minha Maratona de estreia. Abaixo desses valores, o tempo ressente-se, tal como em cima, em especial a partir dos 20 graus. 
Segundo essa tabela, se fiz 5.02 com 10 graus, entre os 20 e os 25 demorarei 5.33, o que ainda me dá uma margem de 27 minutos para o tempo limite.

Outra grande dificuldade, de longe a maior e mais incompreensível, prende-se com a hora de partida, 10.05
Sei que os organizadores não serão inconscientes e se é essa a hora, outras razões se levantam. Mas sejam quais forem essas razões, não serão, garantidamente, do interesse de quem vai alinhar na partida.

Assim, deveremos terminar os 42.195 metros quando o relógio já navegar na casa das 3 da tarde, hora não habitual para correr, o que nos obrigou a ter hoje, novamente, outro treino em horário impróprio. Eu e a Isa fomos para o Jamor onde estivemos a treinar entre a uma e meia e as quatro.

Não digo que seja por não estarmos habituados a correr nesse período mas o que noto é um desgaste maior provocado, certamente, pela incidência dos raios solares.
Resta o consolo que a 6 de Outubro já se deu o equinócio de Setembro e os raios não estarão tão agressivos (cunha disfarçada a quem gere o tempo...)    

18 comentários:

  1. João... as Maratonas...como as gravidezes são todas diferentes umas das outras. Quer porcondicionantes óbvios quer por factores estranhos que jamais compreenderemos. No dia, tudo é novidade, mas sei que a Isa vai fazer uma excelente estreia e tu também uma óptima Maratona.

    Em relação aos horários...pois os organizadores inconscientes não serão, mas outros valores se levantam, bem acima do interesse de quem corre, principalmente se falarmos dos atletas do pelotão, esses que enchem as ruas e fazem a festa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos estamos a lutar para que o seja :)

      Beijinhos Ana e força para a do Porto!

      Excluir
  2. A hora de início da prova é simplesmente ridícula..

    ResponderExcluir
  3. Eu vejo esse mesmo eventual calor mais como um desafio, algo que acrescenta orgulha no feito de terminar a prova e torna a preparação diferente e mais exigente mas também mais interessante porque obriga a outros desafios!
    Quanto aos valores que se levantam acima dos interesses de quem corre para se marcar a prova a essa hora a verdade é que as organizações têm de conjugar um serie de factores ao definir o horário da partida de uma prova. As coisas não são tão lineares como parecem aos olhos do comum atleta de pelotão que não se encontra dentro de todos os meandros da organização de uma prova desta natureza.
    Não será hora ideal para correr uma maratona nas condições ideias (a não ser que as cunhas ao São Pedro surtam efeito hi hi hi hi) mas, acreditem, é a hora possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é exactamente o desafio que me motivou.
      Onde sou mais fraco? Calor e rectas.
      O que tem esta prova? Calor (provavelmente) e rectas (garantidamente).
      É o meu maior desafio! Maior do que a de Dezembro.

      Excluir
  4. Desta vez, apesar de as condições climatéricas não serem tão propícias, vais mais preparado! Só o facto de saberes que já concluiste uma Maratona deve ajudar psicologicamente. E com estes treinos todos em boa companhia, enfrentando o calor (valentes), já prepara para o pior.
    Isso vai lá! :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... não creio, Rute.
      Não acredito que esta seja mais fácil, bem pelo contrário.
      A única vantagem é o saber que já consegui terminar uma (ainda hoje me interrogo como!) :)

      Beijinhos

      Excluir
  5. Olá João,
    Estou a treinar também para a minha estreia a 6 de Outubro, e não podia estar mais de acordo acerca da hora.
    Ainda no sábado fiz Cascais - Belem as 8:30 e quando acabei ja passava das 10:30 e já estava um calor assustador. Sabendo que Outubro ainda tem dias quentes, temos de pedir muito a Sao Pedro, pois correr a essas horas poderá trazer muitos dissabores...
    Abraço,
    RPA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Pedro vai ser amigo dos atletas!

      Boa preparação!

      Excluir
  6. Só não dizes quantos km's fizemos....hehehe...e o ritmo estonteante a que corremos ;)
    Tal como falámos ontem, concordo contigo, correr uma maratona tem uma série de factores associados e correr uma maratona em Outubro e a começar às 10h05m e com um percurso "sempre em frente" e quase sempre ao sol não deve ser bem a mesma coisa que correr uma em Dezembro que começou às 9h e com um percurso mais variado e com mais sombras. MAS nós vamos conseguir João! Estamos a treinar para isso e vamos dar o nosso melhor.

    É aí que reside a piada, é na superação, no ultrapassar as barreiras. E como dizia uma rapariga que eu cá conheço ;) "Querem pôr-nos barreiras? Então ponham que a gente salta por cima delas."

    Beijinhos da afilhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Isa. Estamos a saltar barreiras. São é um bocadinho altas... :)

      Beijinhos e dia 6/10 vai ser de glória (amanhã ficam a faltar 2 mesitos...)

      Excluir
  7. O objectivo desta prova não são algumas centenas de atletas de pelotão como o João ou eu. O objectivo desta maratona é o de ganhar o selo de ouro da FIA cativando meia dúzia de grandes nomes do atletismo internacional. Só por isso se justificará factos aberrantes nesta organização, desde o simples nome, até ao trajecto e claro a hora de partida.

    ResponderExcluir
  8. Treinar no pico do calor é obra.
    Mesmo que a maratona seja a uma hora que possa haver calor, continuo a fazer a minha preparação de manhã ou ao fim do dia.
    Tenho fé que o s. Pedro vai ser nosso amigo.
    Continuação de bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita cunha deve estar o S.Pedro a receber! :)

      Um abraço e boa recuperação do joelho

      Excluir
  9. S.Pedro é amigo dos atletas e vai dar uma ajudinha (ou não) :D, mas se não der vocês vão estar preparados para dar a devida resposta. Não digo que esta será mais fácil, pois todas são diferentes, mas vocês ~tem um ponto que considero muito positivo...vão fazê-la a dois e sem olhar (muito) para o relógio (afinal são dois pontos muito positivos).
    Abraço e força nisso que 2 meses passam a voar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai passam a voar, passam...

      Um abraço e força para a tua! :)

      Excluir