domingo, 13 de janeiro de 2013

São Domingos assim...


São domingos assim que nos fazem esquecer o que de menos bom há, ao termos uma bela manhã de corridas em São Domingos de Benfica.

6ª edição desta prova que atingiu o seu ponto maior com a disputa simultânea do Campeonato Nacional de Séniores e Veteranos.

No total, 1.184 classificados (como curiosidade, a primeira edição em 2007 registou 137 atletas, mais de mil de diferença), um aumento de 260 em relação ao ano anterior.
O sector feminino, contou com 158 atletas (13,3%)


Para acomodar o campeonato, foi necessário alterar excepcionalmente a distância de 10 para 15 kms, o que resultou no contrário do que é o percurso habitual. Este é variado, o de hoje foi monótono com quase 8 kms na Carolina Michaelis de Vasconcelos (para cima e para baixo, para cima e para baixo...), ainda por cima longas rectas (mas isto é uma questão de gosto pessoal).

Chuva antes e durante uma pequena parte por volta dos 5 minutos de competição mas depois o sol imperou.


No capítulo masculino do Campeonato Nacional, três atletas do Maratona monopolizaram o pódio, com Manuel Damião (45.19) a bisar o título do ano transacto, seguido por Youssef el Kalai (45.27) e José Rocha (45.39). 
Fernando Silva fechou a equipa em 9º, permitindo o Maratona somar 15 pontos, menos 10 que o Benfica que o secundou com os seus atletas em 4º (José Moreira), 6º (Ricardo Ribas), 7º (Licínio Pimentel) e 8º (Filipe Costa). No 3º lugar finalizou o Benaventense com 51 pontos, sendo Paulo Gomes 5º, Ricardo Dias 10º, Marco Morgado 14º e Carlos Costa 22º
O Maratona somou assim o 5º título colectivo.


A luta no sector feminino já se antevia forte entre Dulce Félix e Sara Moreira. Ambas bi-campeãs, Dulce em 2011 e 2012, Sara em 2009 e 2010, e uma delas iria alcançar o tri.
Confirmando o grande momento que atravessa, Sara Moreira venceu em 48.48, Dulce Félix foi 2ª com 49.15 e Marisa Barros 3ª 50.06.
Sara Moreira com 3 títulos só tem agora à sua frente Inês Monteiro que se sagrou campeã por 4 vezes (e consecutivas entre 2002 e 2005).

Colectivamente, o Maratona somou 12 pontos (13º título e 12º consecutivo), fruto dos já citados dois primeiros lugares, a que se juntaram Anália Rosa em 4º e Daniela Cunha (campeã sub-23) em 5º
O Benfica e a Adercus lutaram pelo 2º lugar que acabou por sorrir à formação encarnada por 36-40. O Benfica foi 3º com Marisa Barros, 6ª Rafaela Almeida, 11ª Vera Nunes e 16ª Filipa Almeida. A Adercus contou com Carla Martinho 7ª, Joana Nunes 9ª, Sara Carvalho 10ª e Elisabete Azevedo 14ª

Curiosamente, os dois campeões começaram 2013 como acabaram 2012, pois foram a dupla de vencedores na Amadora.


No Campeonato ANAV (veteranos), vitória para Pedro Pessoa (Praia Salema - 50.49), seguido de Armando Monteiro (Arrudense - 51.45) e José Félix (Linda-a-Pastora - 53.01).
Em femininos, 1ª Mónica Vieira (Arrudense - 58.33), 2ª Lurdes Monteiro (Mangualde - 58.56) e 3ª Lídia Pereira (Mangualde - 1.00.36)

Na Prova Aberta, que contou com a maioria dos atletas presentes (903), o triunfo sorriu a Elias Ventangui da Odimarq que registou 50.07, seguido pelo individual Messias Dias (53.17) e Hugo Adelino do Vale Silêncio a 1 segundo.
Em femininos, triunfou a individual Maria Ferreira (1.01.46) seguida por Filipa João (Inst. Pupilos - 1.02.24) e Lúcia Oliveira da Açoreana Banif (1.02.54)
Colectivamente, o pódio foi ocupado pelo Oeiras, Açoreana Banif e Vale Silêncio.


Quanto a mim, na 6ª feira apareci engripado e com dificuldade em respirar. Correr só faz bem e apresentei-me a esta prova que tinha a particularidade de ter a presença de 6 atletas da nossa equipa, 4 ao Km, e a estreia da Isa com as nossa cores. Daqui a duas semanas no Fim da Europa iremos ter nova estreia, agora com a Rute.

Já se sabia que ia ser um dia de estreias para a Isa (primeira prova de 2013, primeira prova de 15 kms e primeira prova com a nossa camisola), desconhecia-se que teria uma 4ª estreia, a primeira prova doente.
Fortemente engripada, a Isa não quis deixar de marcar presença e fez uma prova de esforço para aguentar toda a corrida sem andar, o que conseguiu.
Acompanhei-a na totalidade do percurso (era a turma dos engripados) e marcámos no final 1.39.25 de tempo real. 






(A fotógrafa também é fotografada!)

16 comentários:

  1. Bem tenho de apanhar uma gripe para ver se consigo fazer um tempo desses! Imagino se não fosse a constipação!
    Mas a equipe está mal estacionada e sujeita a reboque!
    Teria sido isso? Foram rebocados durante a prova?
    (heheheheheheheheheheheheheh)
    As melhoras aos doentes e um grande abraço para a melhor equipe do mundo!

    ResponderExcluir
  2. Vi o João quase a chegar à meta, não me conhece, mas como acompanho o seu blog ainda mandei um 'Força João' ao qual agradeceu prontamente :)

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Foi uma boa prova, tendo em conta as condições... e a chuvinha que foi caindo também não deve ter ajudado, mas o que interessa é que terminaram e foi mais um bom domingo!
    Hoje também corri 15km em treino, para estar presente em espírito! ;)

    Beijinhos para todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E estiveste presente em espírito, acredita! :)

      Beijinhos e boa continuação de treinos

      Excluir
  4. Nunca mais me esqueço desta prova. A minha grande estreia nos 4 ao km =), mas também nunca mais me esqueço do quanto me custou fazê-la. Agradeço-te por te teres sempre mantido ao meu lado. Obrigada pela companhia e motivação João!
    Beijinho e até à Luzia Dias onde espero estar em melhores condições e poder desfrutar melhor da corrida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca se abandona um colega em dificuldades :)

      Beijinhos e rápidas melhoras, Isa

      Excluir
  5. Parabéns !Mais uma prova inequívoca que a corrida "cura" .Acredito que não seja fácil , mas digam lá se no final não ficaram melhores ?penso que sim . Continuem a levar 2013 com a mesma disposição , e esta bonita forma de estar no desporto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que ficámos melhor, amigo Joaquim Costa. Só podia ser!

      Um abraço

      Excluir
  6. Não é fácil correr nessas condições.
    Bom esforço.

    As melhoras para a turma dos engripados.

    ResponderExcluir
  7. É mesmo João, correr só faz bem, falo por experiÊncia própria, já corri muitas vezes doentes e de cada uma dessas vezes senti-me sempre melhor depois de correr, no meu caso abro apenas uma excepção, nunca corro com febre se bem que a última vez que tive febre já lá vão uns anos.
    Ainda te vi durante a corrida mas já ia a deitar os bofes pela boca e nem deu para um incentivo.
    Abraço,
    António Almeida

    ResponderExcluir
  8. viva João,
    mais uma pro vasto curriculum e sempre a somar.
    um bom tempo sem duvida. Parabéns!

    estou a recuperar e quase a 100%

    abraço
    Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é que são boas notícias, Jorge

      Força para a recuperação total!

      Um abraço

      Excluir