domingo, 11 de novembro de 2012

Nazaré - A obrigatória visita à "Mãe"


Cada coisa tem a sua história pessoal mas há umas que transcendem o pessoal para uma generalidade concreta e definida, como é o caso da Meia-Maratona da Nazaré, a "Mãe", que cumpriu hoje a 38ª edição duma bela e decisiva história da corrida para todos, iniciada a 16 de Novembro de 1975 (para saber o porquê do termo "Mãe", clicar aqui).

Após a tremenda chuva no ano passado, tudo se conjugava para nova edição molhada, mas a chuva que caiu durante toda a noite e madrugada, decidiu-se pelas tréguas, dando lugar a um bonito sol que mais embelezou a linda paisagem nazarena. 
E esta foi mais uma achega ao sucesso da prova, contribuindo para tal a irrepreensível organização que sabe o que os atletas gostam e onde nada falhou durante o evento.

As classificações é que ainda não foram publicadas, não podendo fazer aqui a habitual estatística de participação e dos primeiros. Fica reservado para amanhã.



Assim, passo directamente para a minha prova que tinha um grande ponto de interrogação. Como iria eu reagir tendo feito o treino de 30 kms domingo passado? 
Pois a resposta fica desde já dada ao referir que foi a melhor Meia deste ano e na sequência desta série de Meias onde vim sempre a baixar o tempo mas sem nunca me preocupar com o que o relógio tem marcado. Essa descida de tempos tem ocorrido de forma natural.
A primeira metade foi a uma média de 6.08 e a segunda 5.56, tendo os 3 últimos quilómetros sido a 5.39 de média. Marquei 2.08.19, retirando 2 minutos ao melhor tempo deste ano (1.59 para ser preciso), o que não deixa de ser o tempo mais fraco na Nazaré, mas onde nos outros anos tenho corrido com os olhos no relógio. E na Nazaré, corro sempre bem!
Em 2008 marquei 2.06.55, no ano passado 2.04.34 e em 2010 o mítico tempo de 1.56.53

Pouco depois do primeiro quilómetro tive a agradável companhia da Eugénia até ao 19º quilómetro. Fomos num ritmo muito certo, com o relógio sempre a marcar 6.08 de média. Parecíamos um relógio suiço! 
Na 2ª metade começámos a alargar a passada e a média veio por aí abaixo, apesar de todo o regresso de Famalicão à Nazaré ser com muito vento contra. Segundo consta, alguém, se esqueceu de fechar uma porta.



Cada quilómetro era mais rápido do que o anterior e os 3 últimos foram sempre a "abrir" até à meta onde cheguei feliz da vida pela rápida reacção após o treino de 30 e por estar cada vez a sentir-me melhor. 

O que é fundamental numa Maratona? Parte mental! Ora, o que posso dizer é que os níveis de confiança estão cada vez mais e mais altos!
Todos sabemos que ninguém, por mais preparado que esteja, pode garantir terminar uma Maratona pois muito pode acontecer, inclusive aqueles pequenos nadas numa prova normal mas que se transformam em enormes numa distância destas, mas que estou cada vez mais perto do sonho, estou!!!

De referir, e não sei quanta quota parte do sucesso de hoje se deve também a isso, que testei o que vou tomar durante a Maratona. Isostar Endurance BCAA e Aptonia Energy Gel 2 em 1, recomendado por quem percebe imenso do assunto e que são fundamentais para repôr muito do que vamos perdendo.
Como já perceberam, o teste foi 100% eficaz!


20 comentários:

  1. Grande João!!!
    Esses pequenos nadas vão ser isso mesmo, NADA! O resto virá naturalmente, vejam-se os últimos registos...
    Uma vez mais, PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4 semanas Pedro, 4 semanas para cortarmos a meta como maratonistas! :)

      Excluir
  2. Boa João, tou a ver que a confiança e a motivação estão em alta - assim a Maratona será "canja". Nunca fiz a Meia da Nazaré, mas um dia vou fazer...em todo o caso desejo-te que recuperes rápido e bem e bons treinos.
    Carlos

    ResponderExcluir
  3. Todo contente a cortar a meta, João! Parabéns!
    As coisas boas vão apontando para um bom desenlace, só tens de acreditar... :)

    Beijinhos e uma boa semana, menos uma a caminho do sonho ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá João!!!
    Adorei ler-te! Já sabia da companheira Eugénia!
    E o tempo? Excelente! A Maratona vai ser "piece of cake" de preferencia chocolate =)
    Uma coisa tens razão: qualquer seja a corrida o mental predomina. E quanto mais longa mais exercicios temos de fazer para que o mental não quebre.
    Dezembro lá estaremos!
    Um beijinho grande e bom descanso (bem merecido)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! 9 de Dezembro vai ser um grande dia para nós! :)

      Excluir
  5. Parabéns João!
    Um belo tempo. E o mais importante é que te sentiste bem, ainda para mais uma semana depois do famoso treino de 30km!
    Só tens razões para te sentires confiante para a grande estreia na maratona.
    Continuação de óptimos treinos!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que o sucesso se deveu a toda a qualidade do treino que tens desenvolvido e ao teu imenso trabalho para chegares ao dia D a 100%
    Os produtos que tomaste foram um teste para o vais ter de fazer na maratona e não acredito que tenham tido qualquer influencia na tua prestação.
    Na maratona sim esses produtos podem fazer toda a diferença pese embora "no meu tempo" não existisse nada disso e a maratona fazia-se na mesma e rapidamente!
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns João .Infelizmente este ano não estive na Nazaré por vários motivos , mas sei que é sempre uma prova diferente e que para mim muito me diz pois foi lá que me iniciei nesta distancia (1:39:31 em 2005).Estou certo que está pronto para fazer uma grande prova na maratona , pelo menos a parte mental parece estar muito forte e isso é muito mais importante que os suplementos.Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, é a parte mental que tem que estar a 100%!!!
      Um abraço

      Excluir
  8. Vai ser canja, o que interessa é que acabaste bem e vais melhorar, ainda falta um mês....
    beijinho

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo desempenho e pelos progressos que se estão a notar com a melhoria de forma.

    abraço
    MPaiva

    ResponderExcluir
  10. Olá João, se me permites queria dar-te 2 pequenos conselhos ambos relacionados com a Maratona de Lisboa. Um deles trata-se da hidratação, deves estar bem hidratado, não vou dizer quanto isto porque cada organismo é diferente, mas começa a beber mais água do que o normal, principalmente na semana antes. O segundo conselho trata-se de umas pequenas sementes chamadas CHIA, tive conhecimento delas no livro "Nascidos para correr" e posso dizer-te que são muito energéticas, são vendidas nas lojas de produtos naturais e podes consumir com Iogurtes, sumos ou saladas. Abraço

    ResponderExcluir