domingo, 18 de novembro de 2012

27, preocupação e pesadelo

Lígia, Isa, Rute, Rui, eu e Miguel, os 6 do treino

A Ana Pereira já me tinha avisado num comentário que uma preparação para uma Maratona é composta por altos e baixos, euforias e descrença.

Pois, após um excelente treino de 30 kms faz hoje duas semanas, que me aumentou imenso os níveis de confiança, e duma óptima Meia-Maratona na Nazaré apenas uma semana depois e que me colocou nas nuvens a aguardar a tão ansiada estreia na Maratona daqui a 3 semanas, eis que esta semana aterrei das ditas nuvens. 

Primeiro foi uma preocupante dor no joelho esquerdo e que me obrigou inclusive a cancelar o treino na sexta-feira. Hoje deu para correr mas não sei as reacções que virão daí pois normalmente é no dia seguinte que sinto a dose.

Hoje foi um treino de 27 kms que não correu bem a partir dos 20. Em comparação com o dos 30, e apesar do tempo não interessar pois apenas quero terminar a distância mítica mas dá para aquilatar do momento de forma, hoje fui 22 segundos por km (!) mais lento que nos 30, e acabei muito cansado, ao contrário desse treino que terminei bem, apenas com natural dor nas pernas.

Explicações, além do habitual "há dias assim"? Há e estão identificadas. Claro que um quilómetro é um quilómetro e ponto final. Ou não será? Para mim, não. Um quilómetro de percurso variado, é um quilómetro de prazer, um quilómetro sempre em recta, é desgastante. Porque é que faço melhores tempos em Meias ditas difíceis do que na Meia da Ponte 25 de Abril, apelidada de fácil e onde faço sempre tempos fracos ou maus? Aquela parte Cais do Sodré-Algés, de recta longa em recta longa provoca-me desgaste e grande. 


Ora, o treino de hoje começou no Cais do Sodré foi até Algés e regresso. Foram 14 quilómetros que me desgastaram de início e a partir de cerca dos 20 foi um quase arrastar até aos planeados 27, onde terminei com as forças em saldo negativo.

E até tive uma excelente companhia, que se pode ver na primeira fotografia. Curiosamente tudo estreantes para dia 9. A Lígia, Rui e Miguel estreiam-se em Meia, a Isa e Rute em Estafeta e eu na Maratona. 

Fomos em grupo de 6 até cerca dos 15, altura que os três da Meia ganharam algum avanço, ficando eu acompanhado pela Isa e Rute cujo plano passava por irem até à Alameda, distância prevista de 18 mas que acabou por ser 18.620 em 2.10

Após isso, fiquei sozinho e a partir dos 20 comecei a quebrar, em especial após passar o Estádio 1º de Maio e fazer os quilómetros iniciais da Maratona... onde se inclui a longa recta da Gago Coutinho...

Sempre que penso na Maratona, e são muitas vezes ao longo do dia, há 2 pensamentos. Um de sonho que é o momento de entrada no estádio (simbolizando a conquista, o ter terminado), outro é de pesadelo, como fazer aqueles 14 kms  Cais do Sodré-Algés-Cais do Sodré? Até à Meia, farei bem, chegando aos 35, nem que seja a arrastar hei-de chegar lá, agora aquele Adamastor dos 21 aos 35 é que tem que ser muito bem trabalhado nestes 21 dias.
Não irei deixar que me estrague um sonho de 5 anos.


Um obrigado especial à Isa, Rute, Lígia, Rui e Miguel pela sua companhia hoje e pela paciência em terem ido a um ritmozinho de Maratona. Fomos um grupo muito bom e divertido num treino onde nem faltou reabastecimento de água pela Mafalda, enquanto fotografava!

     

39 comentários:

  1. Amigo João Lima, há treinos assim e que apenas nos melhoram na preparação das provas, pois em todas elas, independentemente da distância, passamos por diversos estados de espírito.
    O mais importante é manter a motivação e o foco no objectivo final.
    Porque no fim, a alegria de alcançado o sonho supera todo o sofrimento passado para lá chegar.
    Um grande abraço,
    Fernando Pereira

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde João
    Parabéns pelo cumprimento (quase rigoroso)do plano de treinos é fundamental.
    Esse cansaço pode ser do "acumulado" de provas e treinos para a maratona, a pouco e pouco até à data tens de ir diminuindo.
    (mas isso deves saber)
    Esse trajeto Cais sodré - Algés, pelo menos para mim, acho que o único contra é do ser monótono, pois vamos para lá e depois retorna-se, mas como é tudo plano, faz-se bem.
    Continua assim que o sonho irá concretizar-se
    cumps
    J.Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo que tenho que combater, o monótono. Apesar da maioria doa atletas dizerem que se faz bem, eu faço-o mal. Muito melhor corro nas "Rampas" de São João das Lampas que naquela recta sem fim!
      Obrigado!

      Excluir
  3. Bem, João, que eficiência e rapidez a fazeres um belo resumo do treino!
    É pena que tenhas sentido essas dificuldades, mas como já disseram, foi apenas um treino, nem sempre estamos nos melhores dias e não significa de modo algum que não vás fazer uma bela maratona. (Tens de completar a t-shirt!;))
    Pra mim este treino também foi mais custoso, aquele percurso C.Sodré-Algés-C.Sodré, apesar de "fácil" é mentalmente desgastante, tens razão.
    E depois a subidinha final... "Are we there yet?" ;)

    O sonho mantém-se em forma, não tenhas dúvidas!

    Obrigada pela companhia de todos e pelo apoio indispensável da Mafalda.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No fundo teve a vantagem de acalmar a euforia em que já estava. 42.195 é distância para muito respeito!

      Beijinhos e obrigado!

      Excluir
  4. Boas João.

    Não te vou dar explicações porque, como sabes, as tuas dúvidas são também as minhas dúvidas. Mas há dias assim.
    Li à pouco tempo, já não me lembro onde, um atleta que teve uma lesão no final da preparação para uma prova que o levou a parar durante uns bons dias. Quando pensava que tudo estaria perdido, chegou à prova e rebentou com a concorrência. Os dias de paragem tinham feito que descansasse e "reparasse" pequenas mazelas musculares o que o fez chegar ao dia da prova em perfeito estado físico.
    Quero dizer com isto que estou mais inclinado para o que diz o José Lopes, o "acumulado" pode estar a fazer mossa. E claro que o psicológico para essa parte do percurso, mesmo bem acompanhado, pode tirar motivação.
    Mas acredita, "amanhã" será melhor.
    Temos que combinar um treininho juntos antes do grande dia. O que achas?

    FORTE ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro. Agora... é sofrermos a espera até daqui a três semanas!
      Boa ideia do treino. Enviar-te-ei uma mensagem pessoal via FB

      Um abraço

      Excluir
  5. Com um título assim quase que morri de susto!
    Na maratona vai correr tudo bem! Mesmo que não gostes de rectas (nem eu) isso não vai ser mais uma recta mas sim a RECTA DA TUA VIDA, e vais para ela com um determinação e força mental que ninguém te segura.
    Com já te disse cerca de um mês antes de fazer o meu melhor tempo na maratona fiz os 30 km do Regional de Fundo da AAL lá na longíqua década de 80.
    Nesses 30 km acabei completamente de rastos e ainda me lembro o que me custou fazer aqueles metros finais da entrada da antiga FIL.
    Quando cortei a meta pensei: estou desgraçado!
    Mas na maratona tudo correu bem e lá fiz as 3:10:27 falhando por 27 segundos o tempo que me foi apontado por um amigo que me orientou o treino para a maratona!
    A partir de agora é absolutamente fundamental que tenhas em atenção a carga de treino e que chegas na semana antes da maratona descansado e com uma enorme vontade de correr!
    Na minha modesta opinião o treino que tinhas de fazer está feito! Agora é só não estragar nada!
    Estás quase a deixar de ser PRÉ MARATONISTA!
    FORÇA RAPAZ!
    VAMOS EMBORA CAMPEÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa Jorge :)
      Quis pôr 27 (distância), preocupação (joelho) e pesadelo (que é o que representa para mim aquela recta).
      Reconheço agora que o título assim até parece mais daquele jornal que referiste. Ou não, neles seria "Terror e pânico em manhã de treino!" :)

      Gostei muito e vou inspirar-me nessa frase "A RECTA DA MINHA VIDA"!. Obrigado!

      Um abraço (e obrigado pela correcção do Gago Coutinho a que chamei de Sacadura Cabral. Vê o cansado que estou, eh eh)

      Excluir
  6. Força João.
    É continuar motivado, descansar bastante e tratar das pequenas mazelas.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. E por cada Km que fizeres não só podes pensar pela negativa, tens que dizer para ti próprio, "Já só faltam x km's" e agora imagina quando disseres para ti próprio, "Já só falta 1 km". Existem estudos que dizem que a contagem decrescente é mais motivadora para que a crescente. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois para mim não. Chegar a 20, que já é uma boa distância e pensar que faltam 22, não sei se será muito motivador, pelo menos para mim.
      O que vou fazer é dividir mentalmente a Maratona em etapas de 5 kms. Terminando uma, é mais uma de 5, aí será melhor para mim.
      Obrigado, um abraço

      Excluir
  8. Vais ver que nas semanas que te restam e quando começares a diminuir a carga dos treinos, vais começar a sentir-te melhor e no GRANDE dia vais sentir-te bem fresco e cheio de garra para a tua primeira maratona!
    Pensamento positivo.

    Também agradeço a companhia e à Mafalda pelos abastecimentos :)
    E não precisas de agradecer pela paciência de irmos a um "ritmozinho" de maratona, da minha parte a velocidade a que fomos até é ligeiramente mais elevada do que a maioria dos meus treinos...hehe

    Dia 9 é o dia!
    Força!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, haja o que houver, dia 9 TEM que ser o dia! :)

      Beijinhos e obrigado

      Excluir
  9. Olá João!!
    Dia 9 vais estar na mó de cima e vai correr muito bem!
    Qu bom nosso treino de hoje! Já tirei o bichinho da Al. Reis. Estava com receio mas afinal até correu bem :)
    Excelente companhia e agradeço a todos por hoje.
    Um beijo e agora contagem decrescente.
    Beijinho e bom descanso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contagem decrescente para ambos! :)

      Beijinhos e boa continuação de treinos

      Excluir
  10. Amigo João!
    Depois de ler a sua Boa Escrita de hoje, não posso aceitar que tenha ficado triste com o seu joelho!
    Na minha primeira Maratona em 2009 senti durante quase toda a preparação uma arreliadora dor no joelho. Teimei e só a 3 semanas antes da dita consultei um Médico que me disse:
    "Pode fazer essa maratona se reduzir a Intensidade do treino! Reduza para metade a duração dos seu treinos!
    Assim chegará certamente!"
    Saí do consultório zangado com a sorte e com o meu joelho. Mas Assim fiz e resultou em pleno!

    Eu acredito no João! Estarei para lá para dar o meu Apoio. Abraço e bons treinos.

    O meu lema é: "Para Acabar em Primeiro, Primeiro é preciso Acabar!" Juan Manuel Fangio

    ResponderExcluir
  11. Olá João, não acho nada preocupante o facto de hoje não te teres sentido tão bem como há umas semanas atrás. É normal, tás já com muitas semanas de treinos intensos, muitos kms nas pernas e pouco descanso. Passei pelo mesmo na preparação das minhas 3 Maratonas e vais ver, que se fizeres o descanso como deve ser nas últimas semanas, vais chegar ao dia "D" em grande, cheio de pujança e vais-te tornar um Maratonista com mais ou menos dificuldades. O mais dificil não é a Maratona, é a preparação para ela e isso já cumpris-te. Em relação à contagem descrescente dos kms, sou da tua opinião, não achando uma boa ideia....eu divido por corridas de 10kms que dá 4, pq os dois últimos já não contam, esses são feitos nem que seja a rastejar. Deixo-te a minha frase preferida, que me acompanhou nestas empreitadas...."o sofrimento é temporal, a Glória é eterna"....um abraço

    ResponderExcluir
  12. João, só te digo uma coisa: quando chegar o dia e ouvires o tiro de partida...estás no céu! Pronto para usufruir desses 42.195 metros! Antes disso ainda vais ter dores de barriga, dor no pé, dor no joelho, cansaço, insegurança, medo...e um monte de cenas que são próprias mas não valem nada! Tu estás a fazer uma BOA preparação! Continua! Altos e baixos. Este treino foi um "baixo"; vais ver que o próximo será diferente! Bem me lembro nas minhas preparações fazer treinos que queria de 30 km e sentir um cansaço e um desalento tremendo que ao fim de 10 minutos parecia que não ia conseguir correr nem mais uns passos??? São normais esses momentos de insegurança, de desanimo e que se traduzem MESMO em sintomas físicos: dores, dificuldade em respirar, cansaço...

    Tudo normal meu Amigo João.

    Acredita em mim: estás a fazer UMA BOA preparação. Chegas a dia 9 e estás mais que preparado para o desafio!!! E digo-te depois do tiro...estás no teu mundo e estarás bem para correr com prazer os quarenta e dois mil cento e noventa e cinco metros...

    e ....obrigada por me apresentares à minha equipa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana. As tuas indicações são muito importantes para mim

      Beijinhos

      Excluir
  13. Calma amigo !Faltam poucas semanas e partir de agora os treinos que vai fazer já não são muito relevantes tendo em conta o que pretende fazer.O mais difícil está feito.
    os dias não são todos iguais...á dias assim .Ainda na quinta feira fui correr e ao fim de 27 minutos fui para casa...não dava mesmo não sei o que tinha.Ontem corri 15km com um amigo em 1:20 e foi fantástico sempre a conversar.Estou convicto que é a ansiedade e nada mais.um abraço e lembre-se que está muita gente a torcer para que tudo lhe corra bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo!
      Sei que muita gente está a apoiar-me e isso é uma responsabilidade extra que me irá empurrar mais até à meta.

      Um abraço

      Excluir
  14. Também sou como tu. Prefiro percurso muito mais irregulares, do que fazer rectas interminavéis. É muito mais desgastante mentalmente, e isso acaba por nos afectar fisicamente (tal como tu sentiste).
    Mas pronto, o que interessa é que já fizeste o último grande treino, antes da grande estreia!!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Olá João. Como já foi dito nos comentários anteriores e por gente bem mais experiente que eu, todas essas dúvidas, receios e incertezas são perfeitamente normais. O certo é que dia 9, tudo correrá bem e a chegada ao estádio 1º de Maio, irá ser triunfal. Estarei lá na partida (vou fazer o 1º percurso da prova de estafetas) e estarei depois também na chegada para o saudar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Agora é viajar nas ondas da ansiedade... No dia sera a viagem de uma vida como atleta :)

    Em cada viagem devemos retirar e reter sempre o melhor..

    Boa viagem em todos os dias :) bons treinos e ate ao grande dia :)

    ResponderExcluir
  17. João
    nada de stress, dia 9 o teu sonho vai virar real, palavra de corredor...
    Abraço,
    António Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se fosse assim tão fácil e sem preocupações, também não teria piada... :)

      Um abraço

      Excluir
  18. O melhor é não pensar muito no assunto, estar em forma e ir para a frente...
    Vai correr bem, beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh eh, não consigo pensar noutra coisa! :)

      Beijinhos e obrigado

      Excluir
  19. João, obrigado pela companhia no treino de domingo passado e já agora ao abastecimento que foi muito útil. Desejo que corra tudo bem para dia 9, só vou fazer metade mas quem sabe se um dia não te acompanho numa maratona! E já sabes o caminho faz-se correndo! Abraço! Rui Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado caro amigo, foi um prazer.

      E não duvido que um dia serás maratonista. As qualidades estão aí, é questão de treino.

      Um abraço

      Excluir