terça-feira, 17 de julho de 2012

Objectivo falhado


Há um ano atrás, publiquei um artigo (clicar aqui) onde dava início ao que apelidei "ano 49.59".
Não vou repetir o que na altura relatei sobre o quão importante era para mim esse objectivo (o nº 2 na minha escala de prioridades, sendo o 1 a Maratona), apenas salientar uma frase que escrevi "Só não quero chegar à próxima corrida da Lagoa sem o ter alcançado).

Pois foi exactamente isso o que aconteceu, apesar de tudo ter começado bem. A preparação no verão foi seguida à risca, os resultados iniciais provaram isso mesmo, na Corrida da Linha/Destak na Marginal com um ritmo folgado fiz 50.55, demonstrando que estava no bom caminho... e acabou!

Diversas causas exteriores à corrida, baixaram-me a forma em Outubro. Quando estava a recuperar, um problema no joelho direito arrumou de vez as pretensões, chegando agora a altura que esse objectivo ficou de molho para dar lugar ao que chamo o cume da minha carreira, tentar concluir a Maratona. Depois, a partir do início de Janeiro, altura para tentar pela enésima vez este objectivo.

Em 2013, será o 6º ano que irei lutar por esse tempo. Após tantos anos a nunca conseguir, é natural que se coloque a dúvida se algum dia lá chegarei, em especial porque estou a ficar mais velho. Terei 53, o que pesa muito mais que os 47 de quando iniciei esse objectivo.
O João racional diz que será altamente improvável, o João sonhador ainda acredita. Sou daqueles que mesmo quando já andar de bengala ainda devo sonhar que um dia chegarei lá...

E pronto, já que na altura lancei esse desafio e recebi muitos e bons incentivos, era altura de fazer o balanço. Não foi cumprido mas isso é o risco que envolve cada desafio. E se os desafios forem fáceis, deixam de ter valor.
Obrigado pelo apoio de todos, havendo mesmo quem tivesse tentado adivinhar qual seria a prova onde tal se realizava! Espero um dia poder retribuir. 

6 comentários:

  1. Amigo João, não havendo nenhuma impossibilidade entre lesões e afins (para ambos), quando te sentires preparado poderei servir-te de lebre, com muito gosto. Tenho tido uma lebre à altura nas últimas provas que me tem levado a superar, o que eu achava ser, os meus limites. Tenho sentido a importância de uma lebre.
    Qualquer coisa podes contar com a minha modesta ajuda.
    Mas agora temos a "nossa" primeira maratona. E é para isso que, por certo, estás a olhar. ;)

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. "...o João sonhador ainda acredita. Sou daqueles que mesmo quando já andar de bengala ainda devo sonhar que um dia chegarei lá..." - pareces alguém que eu conheço, que AINDA acredita que vai voltar a correr a Maratona, e sonha e sonha e sonha... mas o sonho alimenta-nos também! Por isso é que nunca se pode deixar de sonhar!!!

    E eu também acredito que ainda vais baixar dos 50 min aos 10, e até cheguei a pensar (sonhar) que ainda o ias conseguir comigo numa prova qualquer (o que também seria um sonho para mim, correr de novo, os 10 km abaixo de 50 min)... e como de sonhar ninguém nos impede... sonhemos pois, João, e um dia, quem sabe, se alcança o sonho, para logo se sonhar mais alto?

    ResponderExcluir
  3. Vamos fazer uma aposta?
    Pois eu aposto que depois de fazeres a maratona, e apôs recuperares da mesma, numa das primeiras provas de 10 km que fizeres vais pulverizar os 50 minutos aos 10 km. Depois da nossa primeira maratona vem-se com uma confiança, uma determinação e um força que as provas parecem todas muito pequeninas e uns autênticos contra relógios!

    ResponderExcluir
  4. Curioso João, em 2013 terei igualmente 53 anos, espero eu ... e não estou nem minimamente ralado em outros objectivos que não sejam pura e simplesmente continuar a conseguir correr!! O objectivo dos 50' falhou porque falhou. Amanhã, numa prova qualquer, quando menos esperares, bates os 50', quase sem te aperceberes. Há dias e dias e o nosso corpo é uma máquina extraordinária que tem dias melhores e outros menos bons. A ter que alinhar com um deles, eu alinharia concerteza com o 'João Sonhador'!! Abraço

    ResponderExcluir
  5. João, nestas coisas bem sabemos que o racional tem pouca influência perante o racional. O racional ainda vai dizendo: "Tem é juízo. Olha que isto. Olha que aquilo. Se calhar era melhor não ...", mas é rapidamente abafado pelo sonhador. Felizmente. Ou infelizmente :) queno caso das lesões o racional devia ser sempre ouvido. O João sonhador acredita que isso é possível e ele é que estará certo. Toca a treinar, toca a continuar a participar em provas pelo gozo de correr e, como disseram antes, num Domingo qualquer de manhã, numa prova qualquer e sem quase dar por isso, os 50' são batidos em grande estilo
    Luis Santos
    Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

    ResponderExcluir
  6. João, não dês ouvidos ao da "razão"! Vai pelo sonhador. É "o sonho que comanda a vida"!...
    Nas corridas, um objetivo não se alcança quando se quer, mas sim quando... tem que ser, ou seja, quando menos o esperamos e corremos sem qualquer pressão por pensar que naquele dia não estamos preparados, por exemplo.
    Nada de desistir e 53 é uma boa idade para se lograr um recorde! Abraço!

    ResponderExcluir