sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Treinar em locais com história

Pois após 2 semanas de pausa neste blogue, devido às sempre apetecidas e necessárias férias, cá estou de regresso, para quem tiver paciência de me ler, e para dar conta de 4 treinos que fiz num local carregado de história, sensações e emoções, como a pista de cross das Açoteias.

Foi a primeira vez que lá corri mas é um local com grandes recordações, fruto dum inesquecível dia como foi o 12 de Dezembro do passado 2010.
Dia da 17ª edição do Europeu de Corta-Mato, que registou actuações brilhantes de todos os nossos atletas, consubstanciado com a conquista de 7 medalhas.
Nunca é demais recordar. Começou com os juniores masculinos com o bronze para Rui Pinto e prata colectiva. Acabou com os seniores masculinos com o bronze para Youssef el Kalai e prata colectiva.
De permeio, as nossa meninas de ouro arrasaram com mais uma medalha de ouro colectiva, bronze para Dulce Félix e o ouro e título europeu para Jéssica Augusto, num domínio de tal maneira marcante que 5 das nossas atletas classificaram-se nos 10 primeiros lugares!
Um dia de sonho, ajudado pelo entusiasmo do público como nunca vi nalguma outra prova em Portugal. Claro que a maior gritaria de apoio vinha de estrangeiros, pois o português parece que só sabe gritar no futebol e, maioritariamente, se for para assobiar o árbitro ou insultar o adversário, mas houve honrosas excepções e outros sentiram-se contagiados.
No meu caso particular, gostava de saber quanto corri nesse dia pois indo a sprintar dum lado para o outro, conseguia estar em 3 locais diferentes por volta, sempre gritando por todo e qualquer atleta nacional, até a garganta ficar bem rouca.

Regressar assim a este local, agora do lado melhor, o de dentro, transmitiu-me grandes emoções pela recordação desse dia.
Na primeira volta, ouvia e recordava todos esses momentos.
No total, fui lá treinar 4 vezes, perfazendo 34 quilómetros nas 17 voltas que realizei (uma em sentido contrário) aos 2 mil metros de extensão à versão mais longa (2.020 metros cada volta, para ser mais exacto).

O que é muito agradável de presenciar é o óptimo estado que a pista apresenta, devidamente marcada e com muitos atletas a treinarem, inclusive alguns jovens com treinador.
Uma grande instalação ao serviço de todos!

Um comentário:

  1. :) Ainda ontem me queixava que este Algarve era muito pobre em competições. No caso de provas de 10Km, só entre Setembro e Outubro, vão haver 5 provas em Lisboa e arredores, por aqui, zero. Mas em compensação, tem locais fantásticos para treinar. Esse, por exemplo, ou o 'meu' Ludo. Por outro lado, fui esta semana visitar a pista de atletismo de Faro (para ver se começo a fazer as famosas 'séries') e nem quis acreditar no que vi. A zona central completamente invadida de ervas daninhas. Sobra apenas a pista de tartan, que ainda se mantém em excelente condições. Uma pena, que a capital do Algarve não saiba dar mais condições a todos os que querem praticar desporto. É que numa radial de Faro, como muitos carros a passarem e num local que seria reservado para bicicletas, também se vê muitos a correrem ou a andarem. Quando a vontade é muita, o estado do local de treino até passa para segundo plano. Bons treinos por aí.

    ResponderExcluir