quarta-feira, 9 de março de 2011

Petição Albertina Dias entregue com mais de 2.000 assinaturas

Se, na generalidade, a sociedade tem memória curta, as gentes do Atletismo provaram que são doutra estirpe, nunca esquecendo quem tanto deu.
Assim, foi possível em pouco mais de semana e meia ultrapassar as 2.000 assinaturas na Petição Albertina Dias, com os únicos meios do passa a palavra.
A petição foi hoje entregue aos seus destinatários, na altura com 2.096 assinaturas mas com a indicação da ligação para se poder observar a evolução (no momento que escrevo estas linhas já aumentou para 2.110), e mal haja qualquer eventual informação, de imediato será colocada aqui e no blog de Jorge Branco, Último km, grande mentor deste projecto.
Todo e qualquer signatário está de parabéns pelo espantoso número alcançado. Resta-nos continuarmos atentos e não deixar que este assunto caia em esquecimento.
Para já, há a notícia que a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto assinou na semana passada um contrato com 34 antigos atletas de alto rendimento (onde se inclui a Albertina), os quais irão receber a partir de Abril, e durante 4 anos, um subsidio de reintegração de 687 euros.
Este subsidio estava previsto desde 1993 mas só agora viu a luz (!) e destina-se a quem permaneceu um mínimo de 12 anos no alto rendimento.
Recorde-se que os atletas de alta competição, para lograrem uma carreira que possibilite os resultados que alcançam, perdem os anos onde se consolida um emprego, daí a necessidade de reintegração, que vem, segundo palavras de Laurentino Dias, restituir a dignidade e fazer justiça.
Este subsidio já é uma ajuda mas, recorde-se, o que Albertina Dias quer é trabalhar, pois ela sempre foi uma mulher de nunca virar a cara à luta.

2 comentários:

  1. Excelente trabalho, João! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Carlos, os parabéns são para todos os mais de 2.000 signatários, inclusive o amigo que teve importância fundamental pela informação no blog

    Um abraço

    ResponderExcluir