quinta-feira, 31 de março de 2011

Corrida dos Sinos vai homenagear Júlio Pedrosa

Na edição do ano passado da Corrida dos Sinos, Júlio Pedrosa do Clube de Atletismo Amigos de Belém, clube de que foi o principal impulsionador, participou na versão Sininhos (6 kms), como o fazia há mais de 30 anos em diversas provas, inicialmente atingindo um nível significativo, ultimamente pelo espírito lúdico e de confraternização.
Cerca do 1º quilómetro, quando a estrada se aproxima da curva que vai dar à deslumbrante visão do magnifico convento que celebriza Mafra, Júlio caiu, perante a impotência e o desespero dos primeiros socorros que nada conseguiram fazer, passando a viver nas recordações de quem com ele privaram e que, não o esquecendo, organizaram uma homenagem a ser efectuada na edição deste ano, a disputar no próximo domingo, acção a que se juntou a própria organização.

Assim, a direcção dos Amigos do Atletismo de Mafra, responsáveis pela organização desta prova, decidiu homenagear Júlio com um minuto de silêncio antes da partida, e uma numerosa delegação de atletas e amigos do Clube Atletismo Amigos de Belém, vai percorrer em grupo, no final do pelotão, o trajecto da partida até ao local do fatídico desenlace, transportando uma coroa de flores que aí colocará. Com eles, estará igualmente um representante dos Amigos do Atletismo de Mafra com uma palma de flores. Após esse momento, dão início às suas provas, tanto dos Sinos como Sininhos, mas correndo sempre em grupo.

De referir que, neste momento, estão inscritos 33 atletas dos Amigos de Belém, sendo que os Sinos esgotaram as 1.500 inscrições, estando os Sininhos muito perto de alcançar o máximo das 1.200 disponíveis, que ainda podem ser realizadas até amanhã. No total das 2 provas, registaram-se até agora 2.647 inscrições.

Entretanto, não quero deixar de transcrever o texto homenagem que saiu no boletim da Junta de Freguesia Santa Maria de Belém em Abril passado.

Homenagem ao Amigo JÚLIO PEDROSA

Clube de Atletismo Amigos de Belém (C.A.A.Belém)

Durante a realização da última edição da Corrida dos Sinos, em Mafra, no passado Domingo, dia 11, vimo-nos confrontados com o trágico falecimento do Bom Amigo e Grande impulsionador do louvável espírito que originou a constituição do “C.A.AMIGOS DE BELÉM”.

Tendo sido vítima duma súbita paragem cardíaca durante a prova, e, pese embora o imediato socorro prestado pelos bombeiros e posteriormente pelo INEM, já não foi possível devolvê-lo à vida.

Assim como o Sol também se põe e volta a nascer no dia seguinte, a sua presença há-de estar sempre connosco, nomeadamente cada vez que nos prepararmos para fazer aquilo que ele tanto gostava – participar e conviver em sã camaradagem nas provas de atletismo de que foi o grande impulsionador.

Nunca iremos esquecer toda a ajuda recebida ao mais ínfimo pormenor, desinteressada, plena de alegria e condimentada com um "stress" muito próprio, para que as "coisas" corressem sempre bem e de acordo com aquilo que era desejável para o grupo.

É sempre com profunda mágoa que vemos partir pessoa com carácter tão nobre como foi apanágio do nosso tão estimado JÚLIO PEDROSA, figura carismática das provas de atletismo, das quais era presença assídua há mais de três décadas, primeiro como atleta com algumas marcas de nível significativo, e, agora já integrando as provas com um outro espírito, mais lúdico e de confraternização.

Como não podia nem queria passar sem as mesmas, aqui e ali ia revendo os Amigos que não poderia ver de outra forma, tendo por via da sua simplicidade e alegria contagiante, granjeado grande estima por parte de todos aqueles que o conheciam.

Por tudo isto e conjuntamente com os Valores de Família que muito prezava e da enorme dedicação que tinha por tudo em que intervinha, deixa-nos um vazio que dificilmente será preenchido.

Já com imensas saudades do seu sorriso e alegria contagiante de viver, resta-nos honrar a sua memória, para que continuemos a manter bem vivo o seu espírito de Homem Bom, Solidário e Amigo.

Continuaremos a "correr" também por Si.

BEM HAJA JÚLIO

ATÉ SEMPRE

4 comentários:

  1. Lembro-me deste fatídico incidente, dado que também participei na corrida dos sinos. A prova ficou marcada com tristeza mas a vida é mesmo assim, dum momento para o outro parte-se deste mundo pois somos uns simples passageiros. Acho muito bem que este amigo seja lembrado já que que foi uma figura que muito deu ao Clube que representou.

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom recordar pessoas com o carácter do nosso bom Amigo Júlio Pedrosa...

    Saudades

    Um Abraço e até sempre

    RV
    CAAmigos de Belém

    ResponderExcluir
  3. Um bem haja, a este grande amigo de todos que com ele privaram. Com incidência especial a todos os "miúdos" da faixa etária dos 40 anos, por quem ele tudo fazia. Abraço e até um dia.

    ResponderExcluir
  4. Meu eterno amigo. Nao foram muitos anos em que podemos partilhar esta paixao pela corrida...mas foram os suficientes para aprender tanto a nivel desportivo como humano. Seras sempre um exemplo a seguir, obrigado e...ate um dia.

    ResponderExcluir