sábado, 5 de março de 2011

Europeu Pista Coberta - Dia 2

Disputou-se hoje o 2º dia do Europeu de Pista Coberta Paris 2011.

Tal como ontem, passo a descrever um breve resumo da participação portuguesa, por ordem de realização da prova:

Eleonor Tavares (Salto à Vara) - 20 atletas presentes na qualificação para apurar as 8 melhores acrescidas de quem passasse os 4.55, o que acabou por suceder com 9 que são assim as finalistas.
Eleonor começou por saltar a 3.90 à primeira. Os 4.15 foram obtidos na 3ª tentativa, já não logrando os 4.35, classificando-se em 18º à geral.

Sónia Tavares (60 metros) - Para a eliminatória inaugural, registou-se a presença de 25 atletas, divididas em 4 séries de 6 cada, com uma a registar a participação de 7. Apuravam-se para as meias-finais as 3 primeiras em cada série e os 4 melhores tempos das restantes. Tendo participado na 4ª série, Sónia esteve muito bem, conseguindo o apuramento directo ao finalizar na 3ª posição com novo record pessoal de 7.36 o que a deixou bastante feliz.
Na meia-final, com 2 séries de 8 cada a apurar as 4 primeiras, Sónia correu na 1ª, classificando-se na 8ª posição com 7.40, terminando a sua positiva presença com o 16º lugar geral.

Francis Obikwelu (60 metros) - Com a participação de 35 dos 36 inicialmente previstos, os atletas foram divididos em 5 séries (quatro com 7 e uma com 8), para apurar para as meias-finais os 4 primeiros mais os 4 melhores restantes tempos. Obikwelu venceu a sua série, a 2ª, com a marca de 6.61 e aparentando tendo descansado no final, exactamente o que sucedeu à tarde na meia-final onde tornou a vencer, e com os mesmos 6.61. Francis participou na 3ª série das 3 que compunham estas meias-finais e que apuravam directamente os 2 primeiros e os 2 melhores restantes tempos. A final disputa-se amanhã às 15.55 e as prestações de hoje dão esperança para uma eventual medalha.

Arnaldo Abrantes (60 metros) - Com o esquema de apuramento que se pode ler na parte de Francis Obikwelu, Arnaldo Abrantes participou na 3ª série e apurou-se directamente para a meia-final ao terminar na 3ª posição com 6.65, igualando o seu máximo pessoal. Na meia-final, Arnaldo correu na 1ª série, arrancou muito bem e apenas na parte final foi ultrapassado por Dwain Chambers e Martial Mbandjock, finalizando na 3ª posição com 6.66, a um lugar do apuramento directo e fazendo o 3º melhor tempo da repescagem, também a um do apuramento. Foi por muito pouco que Arnaldo Abrantes não conseguiu o grande feito de se apurar para a final, estando de parabéns.

Naide Gomes (Salto em Comprimento) - Com a inscrição de 21 atletas, participaram na qualificação 20, com o intuito de se classificarem nos 8 primeiros lugares que garantiam a presença na final, mais todas que saltassem 6.60. Naide não teve tarefa fácil, ela que vem de diversos problemas, saltando inicialmente 6.33, depois melhorou para 6.46, o que era insuficiente pois quedava-se em 11º à entrada da última ronda. E foi aí que conseguiu 6.58 o que lhe garantiu a 7ª colocação. De registar que uma das grandes favoritas, Anna Nazarova, quedou-se pelos 6.57 e 9ª posição, estando assim afastada.
Naide disputa a final amanhã pelas 13.50, sendo que um dos factores que a limita é o ter que saltar com uma ligadura no pé, o que não lhe dá a mobilidade que necessita.

Hélio Gomes (1.500 metros) - 3 séries (duas de 8 e uma de 9) dividiam os 25 atletas nas eliminatórias que apuravam os 2 primeiros de cada e os 3 restantes melhores tempos. Hélio Gomes competiu na 2ª série e terminou em 7º com a marca de 3.49.22, classificando-se em 20º à geral. O atleta ganhou experiencia que lhe faltava, como reconheceu no final

Rui Silva (3.000 metros) - 13 atletas participaram nesta final que foi lançada a meio por Mo Farah, com o objectivo de partir o pelotão, que ficou reduzido a 6 até à entrada da última volta. Mo Farah e Hayle Ibrahimov lutaram até à meta num vigoroso sprint favorável ao primeiro. Rui Silva foi com o grupo da frente, era o 6º na entrada da última volta mas, apesar de ter terminado nessa posição, quebrou nesses últimos 200 metros, finalizando com 7.59.49, ainda abaixo dos 8 minutos e deixando imagem muito positiva.

Sara Moreira (1.500 metros) - Como ontem foi referido, nada se podia exigir a Sara mas ela deixou excelente imagem de espírito combativo e muita garra, tendo a coragem de se atirar para o comando no início, aí mantendo-se até aos 1.000 metros. Ainda passou em 5ª na entrada da última volta mas baixou para 7ª, cortando a meta a menos de 3 segundos da vencedora, a russa Yelena Arzharova, perfazendo 4.16.67. Por tudo o que sucedeu e pela sua resposta, Sara ganhou mais uma medalha, esta virtual feita de admiração que deixa em todos os adeptos da modalidade.

2 comentários: