sexta-feira, 4 de março de 2011

Europeu Pista Coberta - Dia 1


Fazendo um breve resumo da participação portuguesa, por ordem de entrada em pista:

Marco Fortes (Peso) - Na qualificação alcançou um excelente 20.34, marca que passa a constituir novo record nacional em pista coberta, sendo 2º entre 21 atletas presentes e abrindo expectativas para a final que decorreu à tarde. Aí, entre 8, alcançou o 8º posto lançando a 19.83, saindo de cabeça erguida.
Marco Fortes após a qualificação desabafou "Só espero que haja mais respeito a partir de agora", em virtude da perseguição que sente por parte de alguma comunicação social relativamente à frase que proferiu em Pequim 2008.

Patrícia Lopes (400 metros) - As 18 atletas que disputavam os 12 lugares para as meias-finais foram divididas em 3 séries de 6 cada. O apuramento era efectuado para as 3 primeiras de cada série e os 3 melhores tempos das restantes. Correndo na 1ª, Patrícia terminou em 5º com a marca de 54.94, o que lhe permitiu ser a 3ª repescada.
A meia-final foi disputada em 2 séries de 6 atletas, apurando as 3 primeiras de cada. Actuando na 2ª série, Patrícia terminou em 6º, cumprindo as 2 voltas em 55.09, ficando assim de fora da final com a classificação geral de 11ª.

Marcos Chuva (Salto em Comprimento) - 30 presentes dos quais eram apurados os 8 primeiros da qualificação e todos os restantes que alcançassem 8.05, marca alta que nenhum atingiu pois o 1º realizou 7.97
Marcos Chuva foi o 17º com 7.65, terminado aí a sua participação mas ganhando experiência que lhe poderá ser bastante útil no futuro, nomeadamente para o Europeu de Sub-23

Rui Silva (3.000 metros) - 26 atletas divididos por 3 séries (duas com 9, uma com 8), onde eram apurados os 3 primeiros de cada e os 3 melhores restantes lugares.
Rui competiu na 1ª e terminou em 2º, apenas atrás de Mo Farah, com o tempo de 8.02,69 ganhando de imediato o direito a estar presente na final que se disputa amanhã pelas 15.50

Rasul Dabó (60 metros barreiras) - 24 atletas nas meias-finais, divididos em 3 séries de 8, onde se apuravam os 2 primeiros de cada e os 2 melhores restantes tempos. Participando na 1ª, Rasul realizou 7.93, classificando-se em 7º e 18º na geral, naquela que foi uma óptima fonte de experiência para este rápido atleta português.

Edi Maia (Salto à Vara) - 17 saltadores à procura dum lugar nos 8 primeiros da qualificação ou 5.75. Edi Maia terminou em 16º com 5.20, não tendo depois logrado saltar os 5.40, no que seria uma improvável qualificação pois o seu record nacional de pista coberta, 5.50 realizados a semana passada, também não dariam para os 12 primeiros lugares.

Sara Moreira (1.500 metros) - Depois de tudo o que lhe aconteceu e que a impede de estar a lutar por uma medalha nos 3.000 metros, Sara cerrou os dentes e provou uma vez mais toda a sua garra, conseguindo a qualificação para uma distância que não é especialista e para a qual não treinou.
Presentes 23 atletas divididas em 3 séries de 8 (uma com 7), onde se apuravam as 2 primeiras de cada mais as restantes com os 3 melhores tempos. Sara participou na 3ª série, terminado no 4º posto, com novo record pessoal em pista coberta de 4.10.65 e fazendo assim a 2º melhor marca de repescagem, naquela que foi a série mais rápida.
A final disputa-se amanhã às 16.15 e tal como Sara referiu "Ninguém me pode exigir nada, nem eu própria", frase que se entende perfeitamente devido ao lamentável erro administrativo que tanto dano provocou.

4 comentários:

  1. Obrigado Carlos mas o belo trabalho é dos atletas! :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. É assim mesmo, João.
    Grande trabalho informativo. Quantos jornaistas falam do assunto e não conseguem esclarecer coisa nenhuma.
    E Parabéns à Sara pela bravura com que defendeu o apuramento e a todos os outros que tiveram prestações positivas, algumas das quais em que ainda depositamos esperanças.
    Se amanhã não conseguir ver as provas, já sei onde é que hei-de vir saber as coisas.
    Abraço.

    ResponderExcluir