domingo, 27 de março de 2011

Corrida de Solidariedade da APAV em dia de records

Antes da prova, Fernanda, Filipe, eu, Carlos e Orlando
Fernanda e Sandra junto a Carlos Lopes, vendo-se ainda a Sónia que hoje não correu para acompanhar o grande campeão
Correr, esforçar, mas sempre bem dispostos. Catita, Sandra, Paulo, Filipe e eu
Eu com o recordista pessoal, Filipe
Enquanto a maior parte ainda tem muito para correr, já os 2 primeiros, Hermano e Roman, rolam
A futura vencedora pela 4ª vez consecutiva, Sandra Teixeira, ainda na fase de aquecimento

Disputou-se hoje, pela 8ª vez, a Corrida de Solidariedade da APAV, um evento que suscita sempre a simpatia do mundo do Atletismo, pelo fim a que se destina.

E podemos afirmar que foi um dia de records pois bateu-se o de número de classificados na corrida e os de tempos, desde que a prova tem os 10 exactos, tanto masculino como feminino.
Começando pelo número de participantes, apesar das inscrições indiciarem números ainda mais elevados (talvez por não se pagar logo quando se inscreve), os 757 de 2009 foram batidos registando-se mais 36, dando um total de 793.

Quase 8 centenas de atletas que testemunharam uma organização que, de forma muito profissional, tudo fez para agradar a todos. Partida a horas, percurso bem marcado, quer a nível de informação quer a nível de placas de quilómetros, reabastecimento a meio, chegada perfeita, corrigido que estava o problema do ano passado, chip pela primeira vez, e dois sacos bem abastecidos, um antes e outro após a prova.

O único ponto negativo prende-se, uma vez mais, com os caminhantes que se colocam nos lugares da frente da partida, atrapalhando a primeira centena de metros a quem pretende correr. O velho problema de cada um não se colocar conforme as suas capacidades.

Hermano Ferreira da Conforlimpa e Roman Prodius da Garmin, cedo se destacaram em direcção à meta, que foi cortada pelo primeiro em 30.15, novo record deste percurso de 10.000 metros, batendo por 37 segundos o anterior máximo de Luís Pinto (do Sporting) e distanciando Prodius por 7 segundos. Bruno Fraga do Reboleira completou o pódio, já a 1.10 do vencedor, e à frente de António Sousa da Garmin que venceu no escalão único de veteranos, 31.52

No sector feminino, a sportinguista Sandra Teixeira não deixou os seus créditos por mãos alheias e triunfou pela 4ª vez consecutiva! Se nas 2 anteriores vezes, as que foram já disputadas com a distância exacta de 10 kms, tinha realizado 37.25 e 38.04, hoje alcançou um novo record por distância significativa, 35.18, melhorando assim em 2.07! Foi secundada pela sua colega de equipa Clarisse Cruz a 13 segundos, com Madalena Carriço, desta feita a correr pelas Lebres do Sado, em 3º também na casa dos 35 minutos (35.54).

Classificaram-se 140 atletas femininas, o que dá uma percentagem bem superior ao habitual nas provas portuguesas, 17,7%, o que é outro factor bem positivo.

Sobre a minha prova, posso dizer que correu bem, melhor do que esperava depois duns treinos com alguns problemas, num momento de oscilação significativa de forma. O meu objectivo era o de tentar ajudar o Filipe Silva a alcançar o seu objectivo de baixar pela primeira vez dos 55 minutos e então foi uma prova a olhar muito para o relógio para controlar que tudo estava como previsto. Com o intuito de o acompanhar e as contas que iam fazendo, nem dei pelo cansaço que me tem atacado ultimamente e tive a alegria de ver que ele até excedeu o que ambicionava pois não só baixou dos 55 como inclusive dos 54. O tempo real de meta a meta foi de 53.57

A próxima é no domingo em Mafra para a sempre apetecida Corrida dos Sinos.


4 comentários:

  1. Olá João!

    Em primeiro lugar quero comentar, de imediato, a parte final do teu texto de hoje
    - A nossa Mafaldinha é uma grande profissional, tem-nos brindado com fotografias extraodinárias e de tamanha qualidade. Adorei a ideia do Picasa, porque acho que é merecido, embora eu saiba que o tempo é algo escassa para conseguires fazer tantas coisas boas ao atletiso, mas sei que farás tudo para conseguir : )
    Os meus parabéns e o meu muito obrigado aos dois pelo facto de trazerem tantos sorrisos a tanta gente : )

    Quanto ao Filipe está de parabéns, está a crescer dia para dia. Muito bem, admiro a força, coragem e determinação. Adorava ser assim : )
    Quero dizer que vocês os dois também me ajudaram muito hoje, e que eu vinha fazer uma prova com prazer e acabei por fazer o meu segundo melhor tempo de sempre aos 10 Kms. Quando comecei a ver que estava a ir bem convosco, comecei a acreditar em algo de bom e aproveitei a boleia do grande Catita e do Paulinho para conseguir esta marca fenomenal para mim.
    Obrigado a todos!

    João - Gostei de ver a tua prestação de hoje, estavas bem... e o engraçado, é que quando vens concentrado em conseguires que os outros batam recordes e alcancem determinadas metas, tu esqueces-te do cansaço e lá vais tu, alegre, falador, brincalhão e completamente descontraido... Gostei de ver. Foi um "Dejavú" de Coruche do ano passado...
    Obrigado pelo excelente amigo e companheiro que és.

    Beijinhos
    Sininho

    ResponderExcluir
  2. Oh Sandra... fazes-me corar! :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, não tenho palavras para agradecer o esfooço que fizeste hoje em me ajudar a esquecer o fim de semana passado, para mim tratava-se de provar que o que aconteceu foi um percalço e que não sairia afetado. Durante a semana e logo desde o 1º minuto que te falei nos 55minutos que te dedicaste a este objectivo, acho até mais do que eu, mas como a mente nestas coisas manda muito e a semana foi muito boa acho que melhor não poderia ter acontecido.
    A Sandra já me tinha dito que eras uma pessoa incansável e se não tive essa prova antes hoje dissiparam-se todas as dúvidas.
    Muito obrigado por tudo e até Mafra.

    ResponderExcluir