domingo, 13 de março de 2011

Corrida das Lezírias


Antes da partida, Carlos Mendes, Sandra Martins e este vosso escriba
O vencedor, Vitor Carranco, em grande estilo a aproximar-se da meta
Sandra a cerca de 1,5 kms da meta, onde viria a alcançar record pessoal aos 15 (eu venho lá ao fundo a sair da curva)
E aproximo-me da meta (ar bem diferente de Cascais...)
O efeito de se passar em terra ensopada, bem patente nas pernas do Carlos


É sempre um prazer correr pelas Lezírias, seja para o lado esquerdo da Ponte, como nos últimos anos, seja do direito como nesta edição.
E em boa hora se deu essa alteração pois era visível que no percurso utilizado recentemente, o lamaçal era enorme, enquanto o piso que percorremos hoje estava bom, ensopado mas direito e sem lama de assinalar. E com a vantagem de ser mais largo, em especial comparando com o troço que se fazia junto ao rio e que era estreito e em mau estado. A vista não foi tão boa mas ganhou-se bastante, na minha opinião.
E o resto, em termos organizativos, esteve ao seu habitual nível, muito bom!
Os dorsais entregues da maneira eficiente como a Xistarca sempre faz (desta feita debaixo das bancadas da praça de touros pois o pavilhão foi abaixo), partida a horas e sem atropelos, percurso bem marcado e indicado, reabastecimentos aos 5 e 10 kms, trânsito cortado, chegada a correr e rapidamente a escoar, saco com t-shirt técnica e medalha, resultados de imediato afixados e colocados on-line e distribuição de prémios na hora. A única dúvida ficou na extensão que deveria ter menos uns cento e poucos metros.

Quanto à chuva, nunca passou de ameaça. E choveu toda a noite e à hora da corrida, nada. Um cenário que temos tido a sorte de ver repetido ultimamente. A excepção deu pelo nome de Costa da Caparica, mas aí pagou-se com juros!

O vencedor foi Vitor Carranca do Almansor com o tempo muito bom de 47.36, Duarte Marques do Rio Maior seguiu-se-lhe com 48.05 e em 3º Hamid Hakim do Alcanena 48.22
Em femininos, vitória de Ana Machado da Garmin em 58.04, à frente de Lucília Soares do Benfica 58.41 e Alice Basílio do Mafra 1.00.29
De registar que ambos os vencedores são Sub23.

Os vencedores por escalões foram:
Sub23 F
Ana Machado
Garmin
58.04
Sub23 M
Vítor Carranca
Almansor
47.36
Seniores F
Lúcia Oliveira
Açoreana
1.04.34
Seniores M
Duarte Marques
Rio Maior
48.05
Vet F
Lucília Soares
Benfica
58.41
Vet M40
João Vaz
Alvitejo
49.30
Vet M45
Paulo Póvoa
C.M.Loures
54.10
Vet M50
António Henriques
Odimarq
55.18
Vet M55
Domingos Neca
Serra Minas
58.05
Vet M60
Carlos Pereira
Asas Millenium
58.21

Em termos colectivos, triunfo para o Benaventense com 104 pontos, de imediato seguidos pelo Alvitejo com 107. Fechou o pódio o Arrudense, 129

Classificaram-se 1.294 atletas, menos 94 que em 2010, sendo que 113 eram femininas (8,7%).
A caminhada contou com 299 caminhantes, sendo que 196 eram senhoras, o que dá uma média de 65,6% e um bom factor para se analisar o porquê de apenas 8,7% na corrida e 65,6% na caminhada.
E ainda houve lugar a provas de benjamins e infantis, que perfizeram 91 atletas.

Quanto a mim, 1.23.34 foi melhor do que esperava (na casa de 1.25/1.26), ainda tendo alguma dificuldade no final mas, se ainda longe do que fazia até há pouco tempo, já corri bem melhor que em Cascais (apesar de pior do que isso não ser fácil...)
Foi uma prova que me deu bastante prazer e gostei de ver a Sandra bater o seu record pessoal. Puxei um bocadinho por ela no início, a 3 kms do final senti que a estava a atrasar mas consegui convencê-la a seguir.
Para a semana não compito, a próxima para mim é a Corrida da APAV.

Resultados:

2 comentários:

  1. Olá João,

    Em primeiro lugar quero dizer que o prazer foi todo meu de poder fazer mais uma prova na tua companhia.
    Em relação a prova, é extraordinária, com uma beleza de paisagem num misto de campo e cidade. Onde somos acolhidos com todo o carinho pelas pessoas da região, com aplausos e palavras de conforto de todos, bem como os campinos nos seus belos cavalos que nos brindam em cada esquina de passagem.

    Parabéns, João, desta vez vi que estavas bem melhor e ajudaste-me muito em toda a prova... Já começa a ser ritual, eu bater os meus recordes nos 15 Kms, quando vou contigo : )

    Quanto ás pernas do Carlos, mesmo com a lama toda, acho que é um bom candidato a uma das melhores pernas de atleta : )))

    Beijinhos
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Então se é assim, vamos outra vez juntos em Mafra e tornas a bater o record!

    Quanto às pernas do Carlos... não comento... ou então comento... há lá (outro) tipo de pernas bem melhores! :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir