domingo, 6 de março de 2011

20 kms de Cascais

Cansado mas apenas a uns 200 metros da meta
Sandra que foi dum companheirismo a toda a prova na ajuda que me deu

Em primeiro lugar, penso que todos os participantes da 28ª edição dos 20 kms de Cascais devem um obrigado a quem mexe com o tempo. Meia-hora antes da partida a chuva parecia pegada e para ficar. Abrandou e parou faltando uns 10 minutos, e na ida e volta ao Guincho até fomos presenteados com um bonito sol que fez sobressair a linda paisagem desta estrada, cujo senão costuma ser o forte vento e hoje era apenas uma brisa.
As inscrições esgotaram mas dos 1.500 compareceram 1.406, talvez alguns faltosos se tenham desencorajado com as condições atmosféricas que a manhã prometia e, felizmente, não cumpriu. Mesmo assim este número é record, batendo os 1.368 de 2009, continuando a prova a crescer bem acima do milhar e com uma organização sem falhas.
Hoje a medalha era o I e para quem cumpriu estas últimas 6 edições, já só lhe falta o S final para completar a palavra Cascais.
Mantêm-se a original e muito bem recebida ideia de se inscrever na t-shirt o nome dos classificados na edição anterior.

Competitivamente falando, Hélder Ornelas foi o homem do dia. Logo de início isolou-se, passando aos 3 kms já com um avanço assinalável. Fez toda a corrida em contra-relógio, logrando 1.02.15 que é, nem mais nem menos, do que o melhor tempo desde 1999. Repito, correndo sempre sozinho.
Na 2ª posição terminou Michael Andersen a 3.25 e em 3º Artur Santiago a 6.15.
A veterana Lucília Soares ganhou no sector feminino perfazendo 1.23.32 e também um bom avanço sobre a 2ª Paula Fernandes, que terminou a 3.51. Lúcia Oliveira, a melhor sénior, foi a 3ª a 4.27

Devido a um problema técnico que está devidamente explicado na Revista Atletismo, só é possível publicar os resultados amanhã.

Quanto a mim, completei esta prova pela 4ª vez, desta feita com o tempo mais fraco de 2.08.22, a mais de 10 minutos da edição anterior, mas não seria de esperar outra coisa depois de ter estado doente a semana passada e de andar a dormir mal desde 4ª feira (hoje foram apenas 2 horas). Quando não se está descansado, a cabeça não funciona. Quando a cabeça não funciona, as pernas não têm combustível. Mas a intenção era conseguir terminar e isso foi alcançado. Um obrigado ao João Branco e Filipe (sempre a evoluir!), pela sua companhia inicial e um grande e muito especial obrigado à Sandra por todo o apoio que me deu (só não me levou ao colo...) e que foi fundamental para atingir este objectivo.

4 comentários:

  1. Olá João,

    Existe uma frase que há muito tempo não digo:
    "Doido Varrido!!!"

    Nada fiz senão apenas certificar-me de que conseguirias fazer os 20 Kms, tendo em conta estes dois últimos meses menos bons.
    A prova do que conseguiste fazer hoje foi toda por teu mérito e força é o facto de teres feito três excelentes kms sózinho na ponta final... Portanto nada fiz...
    Se ando no Mundo da corrida, é porque se criam amigos para todo o sempre... como decidi não acompanhar o Ornelas : )... preferi ter a tua companhia que desde os Olivais não tinha e que aí, foste tu a puxar por mim...
    Parabéns pela força e coragem...

    (Obrigado também ao João Branco, que é uma excelente pessoa e no qual tenho sempre o prazer de poder rir com as suas frases espontâneas.)

    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Bom... em primeiro lugar, sabes bem que sou avançado tecnologicamente portanto não sou "doido varrido" mas sim "doido aspirado".
    Em segundo lugar, decerto que hoje a companhia do Ornelas era melhor que a minha... ou pelo menos "ligeiramente" mais rápida...
    Em terceiro lugar, não fiz excelentes 3 kms finais. Fi-los foi a correr coisa que entre os 13 e os 17 faltou algumas vezes...

    E em quarto lugar, a tua habitual modéstia a esconder que foste uma grande amiga!

    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  3. Faço minhas as 2 palavras da Sandra "Doido Varrido", para quem teve problemas respiratórios fazer esta prova foi de uma grande coragem, em qualquer dos casos, espero que melhores rapidamente, pois já estou a ficar cansado de ficar a tua frente e a verdade dos factos tem que ser reposta. Para terminar quero pedir-te desculpa por te ter abandonado aos 6km, mas estava a sentir-me bem e como estes foram os meus primeiros 20km seguidos queria ver até onde é que dava. Em qualquer dos casos segui o teu conselho inicial, poupei-me mais ou menos até aos 10 e como " A dor é Temporária" achei que a podia suportar mais um pouco, ou seja mais 10km. Obrigado João pelos conselhos valiosos e espero que voltes a ficar a minha frente muito rapidamente. As Melhoras.

    ResponderExcluir
  4. Ah ah ah Filipe! A verdade dos factos? A verdade dos factos é que cada vez me vais ver mais longe... mas lá para trás... da maneira certa e decidida como tens evoluído! Força que tens muito mais para dar.
    E claro que não tens que pedir desculpa pois eu é que não podia travar-te e gostei muito de ver a forma como seguiste.
    Se os meus conselhos foram bons... é que já caí nalguns erros. Costumo dizer que em tudo a nossa experiência é já termos uma boa base de dados de erros a evitar novamente.

    Um abraço

    PS - E a verdade dos factos é que à primeira bateste logo o meu melhor tempo, eu que já corri aqui pela 4ª vez... :)

    ResponderExcluir