quinta-feira, 10 de junho de 2010

Grande Prémio da Ribeira da Lage

(fotografia de José Gaspar da AMMA)

Apesar da chegada tardia da ambulância ter obrigado a todo o programa se atrasar em 30 minutos, o 4º Grande Prémio da Ribeira da Lage, 14ª prova do Troféu das Localidades de Oeiras, teve o saudável e desportivo ambiente que costuma caracterizar este troféu que coloca a mexer desde benjamins a veteranos M70.
Uma competição que apenas terá que evoluir num ponto. Penso que não faz muito sentido a diferença entre a distância das provas femininas (entre 3 a 4 quilómetros) e a masculina (6 a 9). Talvez se justificasse no início dos anos 80, quando esta competição nasceu, mas hoje não faz sentido e não é para admirar ver algumas atletas femininas irem na cauda do pelotão masculino apenas para rodarem mais alguns quilómetros.

Regressando à prova hoje disputada, as emoções quanto à competição colectiva continuam ao rubro. Depois de na última prova os Leões de Porto Salvo, a jogarem em casa, recuperaram a liderança ao NucleOeiras, hoje esperava-se que a pudessem manter pois esta corrida também é disputada na sua freguesia. No entanto, a resposta da equipa de Barcarena, NucleOeiras, foi muito firme e ganhou este grande prémio com 505 pontos contra 381 dos Leões de Porto Salvo e 374 do Linda-a-Pastora que, apesar de já ter a sénior feminina como campeã e o masculino quase consagrado igualmente, terá que ceder o título que foi seu nos últimos 7 anos consecutivos e que no total das 27 edições já conquistou 18, pois o seu atraso já é significativo (413 pontos) quando faltam apenas 2 provas.
Com este resultado, o NucleOeiras regressa ao primeiro lugar da tabela e conta com 73 pontos sobre os Leões que, e atendendo às 2 últimas provas, têm uma complicada tarefa pela frente para recuperar o primeiro lugar, mas cuja posição de vice-campeão é de grande valor atendendo à fantástica evolução que têm tido nos últimos anos.

Nos séniores femininos, Margarida Dionísio conquistou a sua 10ª vitória da época em 14 provas (13 participações) e garantiu o título, isto numa prova em que foi obrigada a aplicar-se em pleno até ao final devido à proximidade de Sandra Protássio cujo 2º lugar a deixou a 2 pontos de Mónica Moreiras, 3ª nesta corrida, na luta pelo lugar de vice-campeã.

Nos masculinos, Mário Pedro, com a 2ª vitória da época, praticamente selou o título, fruto duma grande regularidade. Em 2º terminou o seu colega de equipa Rodrigo Torres, com Luís Lima no último lugar do pódio.

Estiveram presentes 525 atletas, mais 101 que no ano transacto.
Um deles fui eu, e a minha prova deixou-me satisfeito pois dei o meu melhor para o momento actual, 5.31 de média por quilómetro num percurso durinho. Apreciei bastante o trajecto, o termo correcto é que gostei mesmo muito, até pelo facto de serem estradas que percorro muitas vezes mas de carro. E não é todos os dias que passo numa corrida em frente à minha porta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário