sábado, 1 de maio de 2010

Nélson Cruz e Filomena Costa brilhantes vencedores do 1º de Maio

Antes da prova à conversa com o futuro vencedor, o sempre simpático e disponível Nélson Cruz

Com os amigos Orlando Couto e Carlos Mendes

Os três amigos da Garmin, José Catita, Luis Parro e João Gonçalves, não se livraram dum "emplastro"

"Apanhado" perto dos 14 kms. Vá lá que falta só um bocadinho...

Decorreu hoje em Lisboa a 29ª edição da Corrida Internacional do 1º de Maio, prova que celebra o Dia do Trabalhador e a luta pelos seus direitos.

O dia até acordou chuvoso mas minutos antes da partida a chuva ausentou-se dando lugar a um dia bonito, ajudado por uma temperatura mais amena que nos últimos dias, o que é sempre uma benção para os atletas. Atletas que foram 909 os que cruzaram a meta, mais 27 que em 2009, num número que mantêm a média dos últimos 8 anos.

A prova esteve bem sinalizada, apesar de algumas placas de quilómetros não estiveram bem colocadas, caso do 3º quilómetro, cerca de 200 metros antes e do 5º à volta de 80 metros à frente. Houve 2 reabastecimentos, número ideal para a extensão de 15 quilómetros, mas o primeiro estva um pouco tarde, depois da placa do 7º quilómetro.. As chegadas processaram-se bem e partida não foi desta feita na avenida mas em pleno estádio, o que é mais agradável, dando uma volta de aproximadamente 3/4 e evitando a confusão que se registou na Maratona de Lisboa de 2009 onde se dava mais de volta e meia com os primeiros a alcançar rapidamente os que ainda não tinham partido.
No saco, além da t-shirt e água, a sempre agradável medalhinha.

No capítulo competitivo, Nélson Cruz e Filomena Costa estrearam-se a vencer nesta prova. Nélson Cruz dos Caxienses registou 47.17 menos 9 segundos que o atleta do Reboleira Bruno Fraga e deixou Hélder Ornelas da Conforlimpa a 35 segundos. Filomena Costa do Braga necessitou apenas de 54.10 para vincar a sua superioridade, chegando 52 segundos à frente da atleta do Maratona Mónica Rosa, vencedora em 2003, 2004 e 2009. Completou o pódio outra atleta do Braga, Ercília Machado.
Colectivamente, os Caxienses venceram naturalmente pois colocaram Nélson Cruz em 1º, João Marques em 4º e Artur Santiago na 7ª posição.

Quanto a mim, finalmente disputei esta prova! Em 2006 tinha-me estreado à pouco mais de um mês, ainda não tinha resistência para 15 quilómetros. Em 2007 tinha disputado a Corrida do Metro 2 dias antes e como ainda estava a recuperar da entorse do pé direito, não deu para forçar nova prova. Estive inscrito em 2008 mas na véspera, para grande custo meu, tive que tomar a decisão de não participar pelo agravar do problema do joelho direito que me apoquenta de tempos a tempos. E em 2009 ainda estava a recuperar da fractura do pé esquerdo...
Finalmente participei nesta emblemática prova e correu-me bastante bem. Foi quase, digamos, uma prova controlada cientificamente! Apontei para 1.25 e fui sempre controlando o tempo para esse crono, dando sempre o limite a cada momento mas sem pôr em causa a parte final. E foi no último quilómetro que me apercebi que 1.25 estava garantido e quem sabe se... Dei então o máximo possível para esta altura onde já não interessa salvaguardar energias e foi já a poucos passos da meta que vi o relógio passar para 1.25, impedindo-me de fazer 1.24. O tempo real de prova foi assim de 1.25.03, oficial 1.25.17.
Soube-me bastante bem permitindo-me iniciar o fim-de-semana a "limpar" resquícios duma atribulada semana.
Venha agora Coruche (e mais uma medalha de 10 primeiras séniores para a Sandra?)

2 comentários:

  1. Olá João,

    Que excelente prova a tua, tendo em conta toda a dificuldade da prova, com a Av. Almirante Reis toda a subir, fizeste uma muito boa prova.

    Pois, eu parece que também tenho esta prova meio "encalhada" e nunca me corre muito bem, mas quem sabe um dia... : )

    Estás de parabéns e continua sempre assim, que sabes o que penso acerca disso... - Tens muito para dar...

    Quanto aos vencedores, também estão de parabéns, apesar de eu aproveitar para mandar um cumprimento especial a alguém tão especial e grande amigo que é o Nelson Cruz.

    E que venha Coruche e que Deus permita que a possa fazer junto da vossa companhia, porque os resultados, serão sempre o meu segundo plano.

    Beijinhos grandes.
    Sininho

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Amigo João Lima,
    É uma prova "durinha" e deste o teu melhor.
    Obrigado por incluires os Amigos "GARMIN" neste teu Blog.
    Saudações
    Luis Parro, Catita e João Gonçalves

    ResponderExcluir