domingo, 9 de maio de 2010

Em Coruche, prova esforçada de Sandra dá-lhe um brilhante 5º lugar!


Realizou-se hoje a 6ª edição da Corrida das Pontes em Coruche, na distância de 10 quilómetros, uma prova que se previa muito molhada, em especial com a forte bátega de água que caiu uma hora antes da partida, mas que acabou por ser realizada sem chuva e uma temperatura agradável.
As condições atmosféricas poderão ter afastado alguns concorrentes mas mesmo assim a prova contou com 395 classificados, mais 57 que no ano passado mas ainda longe dos 454 e 464 de 2008 e 2007.
Foi estreado um novo percurso mais compacto, sem a longa ida às Lezírias e estrada nacional, percurso que, como sempre, agradou a uns e não a outros. Pessoalmente gostei mais desta nova versão. Igual ao ano passado esteve a particularidade pouco usual, pelo menos é a única prova que conheço a utilizar este esquema, dos quilómetros não marcarem o que está feito mas o que falta realizar.
2 reabastecimentos, 5 e 7,5 km, o que é positivo, e as placas rigorosamente acertadas com a distância, deixaram apenas como ponto negativo o trânsito não ter estado integralmente cortado na ida pelas 5 pontes, o que causou alguma confusão quando os primeiros se cruzaram com o resto do pelotão no seu retorno.
Todas as cabines do pavilhão estiveram à disposição dos atletas para os seus banhos, e foi no auditório desse mesmo pavilhão que foi realizada a cerimónia de entrega dos prémios, o que deu outra solenidade ao acto.

Competitivamente falando, vitória do veterano 1 Carlos Alves do Boavista de S.Mateus com 32.05, seguido a 20 segundos do atleta do União de Tomar Hamid Hakim. Completou o pódio masculino à geral Raúl Caetano do Benaventense, a 3 segundos do tomarense.
Em femininos a vencedora à geral também foi uma atleta veterana 1, Alice Basílio dos Amigos do Atletismo de Mafra com 41.18, seguida por Maria José Frias do mesmo clube com 41.52 e Ana Pereira do Atlantis Cafe 42.06
Colectivamente a vitória foi para um clube da região, o Benaventense, seguido dos Amigos do Atletismo de Mafra, que tiveram uma forte representação, e da Liberty Seguros.

A Sandra Martins veio a Coruche pela 4ª vez e pela 4ª vez foi premiada! Nesta prova há prémios para as 10 primeiras séniores, com troféu e senha de almoço para as 5 primeiras e as 5 restantes com medalha. Em 2007 a Sandra estreou-se com um 9º lugar e respectiva medalha, para em 2008 e 2009 tornar a vencer essa medalha mas em ambos os anos com o 6º lugar, à porta do troféu. Pois este foi o ano de o conquistar, é o troféu que está na primeira fotografia, fruto duma prova muito esforçada onde a cabeça ditou leis. A Sandra não tem andado bem fisicamente e isso tem-se reflectido em irregularidade de treinos. Para dificultar, os tradicionais problemas respiratórios vieram incomodá-la mas, apesar duma respiração que fazia os atletas da frente olhar para trás, a Sandra meteu na cabeça que iria conseguir e, muito justamente, obteve o prémio merecido. O tempo final oficial foi de 53.43, real de 53.35, depois duma corrida duma grande regularidade.
Tive o prazer de fazer a prova toda a seu lado, o que me fez apreciar melhor o seu esforço e dedicação.
Parabéns Sandra, esta foi muito merecida!

7 comentários:

  1. Olá João,

    Começar o dia e a semana a ler este extraordinário Blog e ainda por cima desta vez a noticia dedicada especificamente á minha pessoa, é algo de único e indescritível.
    Vindo de um amigo como tu só podia sair elogios : )
    Foi realmente uma prova bonita, como o é sempre. A passagem nas pontes é um dos símbolos de Coruche, e como passámos logo no inicio ainda deu para apreciar a paisagem sobre o rio Sorraia.
    Nesta prova, tendo em conta todas as minhas limitações e não sendo eu uma atleta de alto nível, admito que dei tudo o que tinha para dar. A lesão na anca que teima em persistir e a Asma que não facilita, não facilitou sendo uma prova feita com um esforço enorme, mas que acabou por ser frutifera : )

    Quero agradecer-te uma vez mais a tua companhia de inicio ao fim, que desde a primeira vez que fiz esta prova, sempre acreditaste na medalha que poderia ganhar.
    O teu ar triunfante ao veres a classificação foi tão gratificante, a tua alegria foi ainda maior que a minha : )

    Esta é sem dúvida a "minha prova" e soube-me muito bem receber o troféu que o dedico a ti, e a toda a tua família - a Mafaldinha que é incansável na sua "função" de órgão staff e jornalístico e em especial á Joana que fez anos ontem. E ao Carlos que também tem sido um bom amigo e companheiro do atletismo.

    Obrigado.

    Beijinhos

    Sininho

    ResponderExcluir
  2. Excelente prova para os dois. Como de certo o objectivo era esse, parabens pelo resultado. Domingo há uma prova em Tomar (Corrida dos Bancarios) é aparecer. Se precisar de alguma ajuda é só dizer. Os meus contactos são: pjssaldanha@gmail.com ou 919699024. Um abraço e boas provas

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Paulo pela informação. Desconhecia essa prova. No entanto, este domingo já estou inscrito para Vendas Novas.
    Há algum site que tenha mais informações da Corrida dos Bancários?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Muitos Parabéns à Sandrinha! E ao João que a acompanhou e nos contou a história

    Beijinhos aos dois

    Ana Pereira

    ResponderExcluir
  5. Olá. Não há nenhum site com informações da prova, pelo menos que eu conheça. Ainda fiz uma pesquisa no site do Sindicado dos Bancarios, mas não encontrei nada.
    Boa prova para Vendas Novas, desde a 1ª edição que estou para ir lá, mas à sempre qualquer coisa que impede.
    Um abraço
    Paulo Saldanha

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela informação, Paulo.

    Eu também me vou estrear nesta prova. Em 2008 cheguei a pensar ir mas depois, em má hora, decidi pela Corrida do Benfica que foi o ano em que tudo falhou. Desde os chips, não houve classificações, as àguas faltaram no reabastecimento (só houve para os primeiros 100...), as entregas dos dorsais foi a maior confusão, enfim, uma prova para esquecer. Depois em 2009 não pude ir pois ainda estava a recuperar duma maldita fractura do pé esquerdo que me obrigou a uma paragem de 6 longos meses, e agora finalmente vou lá!

    Boa prova para a Corrida dos Bancários!

    Um abraço

    ResponderExcluir