sábado, 20 de fevereiro de 2010

JoaoLima.net agora também em blog!

Utilizando vários computadores e tendo constantemente que actualizar nas várias máquinas todos os inúmeros favoritos que gravava, surgiu a ideia em Março de 2009 de criar uma página onde tinha as ligações respectivas desses mesmos favoritos, só havendo assim a necessidade de actualizar uma única vez para que em qualquer lugar tivesse acesso a toda a minha "colecção" de páginas mais consultadas. A Netcabo disponibilizava a custo zero um pequeno espaço para página pessoal e foi assim que nasceu o primeiro esboço de site, apenas com essa funcionalidade e pouco mais sobrava de espaço.
Em Maio sou informado que esse serviço ia ser descontinuado e aí fui à procura dum espaço para alojar a minha página mas já com outras ambições. Foi assim que nasceu o Joaolima.net que viu logo ser acrescentado o meu livro e um espaço dedicado ao Atletismo.
Tendo pouco tempo livre para fazer tudo o que tenho em mente, não me preocupei para já com a parte gráfica que irá ser melhorada no futuro, mas sim com informação que de algum modo possa ser útil a todos os amantes deste desporto tão rico em emoções e companheirismo.
Assim, coloquei um calendário das próximas provas, um histórico de resultados das provas portuguesas, que mais adiante desenvolverei, uma estatística das medalhas do Atletismo português, momentos de glória inesquecíveis, uma calculadora de tempos desenvolvida por mim, e meus dados pessoais como as minhas corridas (que já são 110 à data de hoje) e os meus records, muito fracos para a maioria do pelotão mas de grande valor e esforço para mim.
Sobre o histórico de resultados das provas portuguesas constatei que a maioria dos sites fazia apenas ligação de resultados para páginas que mais à frente desapareciam, perdendo-se esses dados. Aqui, todos os resultados estão no meu próprio servidor não havendo, portanto, o perigo de se perderem no futuro.
Foi uma árdua pesquisa de vários meses mas consegui reunir para já 145 provas, que totalizam 1.950 edições, os vencedores de 1.052 dessas mesmas edições e os resultados completos de 546 corridas. Este número está em constante evolução e, no sentido de conseguir reunir mais resultados, nomeadamente antigos pois os recentes são mais fáceis de obter, irei enviar e-mails para as organizações com a esperança que possam enriquecer esta "base de dados".

O site foi assim crescendo e de 205 visitas no primeiro mês, em Janeiro atingiu-se novo máximo mensal com 1.579 visitas de 41 países diferentes.
Chegou então a hora de acrescentar algo em falta, a componente notícias. Nasce assim este blog que pretende de forma sucinta noticiar o que se vai passando a nível de Atletismo e das nossas corridas, além dos inevitáveis apontamentos pessoais.
Espero que seja útil para todos os companheiros de estrada!

2 comentários:

  1. Olá João,

    Fiquei super feliz por ver mais uma novidade no teu site - o teu Blog.

    Em primeiro lugar quero dizer-te que é um orgulho enorme ter um amigo como tu, que luta e segue os sonhos até ao fim, sem qualquer dúvida de que os mesmos se realizem. E aqui está mais um dos frutos colhidos...
    Adorei a ideia, delirei com o facto, pois eu sei que tens uma capacidade enorme para escrever e esta forma de o fazeres sobre esta paixão que é Correr, foi delirante.

    Amigo, desejo-te todas as felicidades do Mundo e já sabes que comentários meus, não irão faltar...

    Sininho

    ResponderExcluir
  2. Olá "Sininho"

    Nem outra coisa seria de esperar! Muitos e muitos comentários teus!

    Obrigado, beijinhos

    ResponderExcluir